Homenagem ao Centenário: O Gesto de Osman Lins
O evento Homenagem ao Centenário: O Gesto de Osman Lins, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e o Núcleo de Estudos Benjaminianos, acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro de 2024:
O gesto que atualmente nos convoca a um debate, comemorando os cem anos de Osman Lins, tem como base um projeto de vida que estetiza o pacto do escritor com o destino literário, o que se observa tanto em suas preocupações culturais e principalmente com respeito à obra de arte. Tem conotações teóricas, desde Guerra Sem Testemunhas (1975), e, em seu distanciamento épico, mostra as brechas entre os fragmentos de um mundo moderno cujos cortes industriais refletem uma era de reprodutibilidade técnica (Walter Benjamin). A obra de arte, então, quando próximo da morte via ficção (“Domingo de Páscoa”) reflete a ameaça da perda da aura. No entanto, na volta aos inícios de sua ficção, no espelhamento com o personagem velho André, que primeiro despertou-se para os gestos escritos, fecha o ciclo histórico da ficção para iniciar o da vida literária: inconclusivo, espiralado, palindrômico, em seu ir e vir entre literatura e escritura, Osman Lins perde seu corpo e abre-se, como na espiral do Avalovara, ao espaço do mundo.
O simpósio convida a todos os professores, pós-graduandos e demais pesquisadores a participarem desta celebração da significativa contribuição literária de Osman Lins.
Para aqueles interessados em apresentar trabalhos, solicitamos o envio de um resumo (entre 200 e 300 palavras), contendo título, nome do autor, filiação institucional, palavras-chave e referências bibliográficas. As propostas de comunicação oral devem ser enviadas para o e-mail osmanlins100anos@gmail.com até 30 de agosto.