Agenda de Defesas

Setembro de 2025

Dia 24, às 15h, na Sala Machado de Assis

Defesa da Tese Do amor e da ética, uma discussão feminista a partir das mulheres saramaguianas, de Bianca Rosina Mattia, sob orientação de Simone Pereira Schmidt.

 

 

Agosto de 2025

Dia 13, às 14h, na Sala Machado de Assis

Defesa da Dissertação Da impotência ao impossível: a transposição de Orides Fontela, de Waléria Nunes, sob orientação de Susana Celia Leandro Scramim.

 

Dia 26, às 13h, virtual

Defesa da Dissertação Phantasmagoria de Carroll e o nonsense literário, de Camila Ecks Bordin, sob orientação de Dirce Waltrick do Amarante.

 

Dia 29, às 14h, virtual

Defesa da Tese TOPOGRAFIA DAS LÁGRIMAS: UMA ANÁLISE CONTRACOLONIAL DA ESCRITA DE IMIGRANTES NAS ANTOLOGIAS COLETIVAS “VOLTA PARA TUA TERRA”, de Evellyn Kjellin Patussi, sob orientação de Susan Aparecida de Oliveira.

 

Dia 29, às 14h, na Sala Machado de Assis

Defesa da Tese Mira [Schendel] e Mirtha Dermisache: escritas e dispositivos editoriais, de Lisbeth Juliana Monroy Ortiz, sob orientação de Artur de Vargas Giorgi.

 

 

Julho de 2025

Dia 08, às 14h, virtual

Defesa da Dissertação A presença da morte na trilogia órfica de Jean Cocteau: “O Sangue de um Poeta”, “Orfeu” e “O Testamento de Orfeu”, de Brenda Kieling Balbinotti, sob orientação de Andrea Peterle Figueiredo Santurbano.

 

Dia 11, às 14h, na sala 325 – CCE Bloco B

Defesa da Dissertação Crônica da inocência, de Bruna Bittencourt, sob orientação de Ana Luiza Britto Cezar de Andrade.

 

 

Maio de 2025

Dia 30, às 14h, na sala 311 (CCE – B)

Defesa da Tese O que se lê quando se vê “o que jamais foi escrito”, de Ligia Maria Bremer, sob orientação de Ana Luiza Britto Cezar de Andrade.

 

 

Março de 2025

Dia 24, às 14h, virtual.

Defesa da Dissertação Memórias de avós ao sul: perspectivas transdisciplinares para o fazer histórico, de Claudia Luana Cogo, sob orientação da Profª Drª Tânia Regina Oliveira Ramos.

 

Dia 24, às 14h, virtual.

Defesa da Dissertação Transformando o mundo numa obra de arte: Rilke e a função redentora da arte em um mundo desencantado, de Tais Holetz, sob orientação da Profª Drª Izabela Drozdowska-Broering.

 

Dia 25, às 14h30, na Sala Machado de Assis.

Defesa da Dissertação Emaranhado em disputas: a modernidade-colonialidade do cinema brasileiro na Amazônia. Um estudo a partir dos longas-metragens “A Febre” e “Los Silencios”, de Graziela Braz Camilo, sob orientação de Bairon Oswaldo Vélez Escallón.

 

Dia 25, às 14h, virtual.

Defesa da Tese O TEATRO ENGAJADO DE DARIO FO: À PROCURA DE UM PÚBLICO, de Bárbara Cristina Mafra dos Santos, sob orientação de  Silvana de Gaspari.

 

 Dia 26, às 14h, virtual.

Defesa da Dissertação Narrativas poéticas e transgressões culturais em “Décimas, una autobiografia em verso”, de Violeta Parra, de Clareana Moreira de Castro Eugênio, sob orientação de André Fiorussi.