Colaboração Internacional

O PPGLit, ao longo de seus anos, vem mantendo e fortalecendo uma longa história de intercâmbios, projetos, publicações, convênios com diferentes  instituições estrangeiras. Os convênios assinados estão disponíveis na página da Secretária de Relações Internacionais (SINTER) da UFSC.

 Dentre as várias  frentes de diálogo e troca acadêmica, destacam-se as seguintes colaborações  internacionais:

1) Universidad Tres de Febrero (Argentina)
Participação no Projeto “Archivos y diagrama de lo viviente en América Latina”, coordenado por Daniel Link
Equipe: Diego Bentiveña, Adriana Rodríguez-Pérsico, Rodrigo Caresani, Leo Cherri, Silvana Santucci

Coordenador: Raúl Antelo
Em andamento

2) Universidade de A Coruña (Espanha)
Participação no projeto “Caracterización del surrealismo hispánico” registrado sob o nº FF12016-75110-P junto ao Ministerio de Ciencia, Inovación y Universidades da Espanha
Membros da equipe: Eva Valcárcel (coordenadora), pela Universidade de A Coruña, e Eduardo Becerra

Coordenador: Raúl Antelo
Em andamento

3) Acordo de Cooperação Internacional UFSC e Universidade de Leiden
Cooperação Internacional, Intercâmbio de Estudantes e Professores
Coordenadora: Maria Lucia de Barros Camargo
Em andamento

4) Università di Genova  (Itália)
Projeto de pesquisa “La riflessione sul linguaggio nel Novecento letterario e filosofico”
Coordenado pelos professores Enrico Testa (UNIGE) e Patricia Peterle (UFSC)
Membros da equipe: Lucia Wataghin (USP)

Coordenadores: Patricia Peterle e Andrea Santurbano
Em andamento

5) Università G. D’Annunzio di Chieti-Pescara  (Itália)
Projeto de pesquisa “Archivi reali e immaginari della letteratura tra Italia e America Latina”
Coordenado pelos professores Andrea Gialloreto (UNICH) e Andrea Santurbano (UFSC)

Coordenadores: Andrea Santurbano e Patricia Peterle
Em andamento

6) Università di Genova, Università di Roma III, Universidad Complutense de Madri 
Projeto “Literatura e arte no pensamento italiano contemporâneo”/ Escola de Altos Estudos
Membro da equipe: Enrico Testa (UNIGE), Andrea Cortellessa (UNIROMA3), Aurora Conde Muñoz (UCM)
Lucia Wataghin (USP), Maria Cecilia Casini (USP), Maurício Santana Dias (USP)

Coordenadores: Andrea Santurbano, Patricia Peterle, Ana Luiza Andrade e Maria Aparecida Barbosa
Em andamento

7) ISCTE-IUL  (Lisboa, Portugal)
Participação nos projetos coordenados por Ana Lúcia Sá: “Activismos em África” e “Memorias de África: Reconstruyendo las prácticas coloniales españolas y sus huellas en Marruecos y Guinea Ecuatorial. Hacia un patrimonio cultural hispanoafricano”, vinculado ao projeto espanhol “Handling of cultural diversity and socio-political influence of transnational migration in two former Spanish colonies: Equatorial Guinea and Morocco” (Direção de Yolanda Aixelà) e à rede de pesquisa “Concept Africa” (University of Helsinki)

Coordenadora: Susan de Oliveira
Em andamento

8) Acordo de Cooperação Internacional UFSC e Universidad del Litoral
Projeto “La literatura y sus lindes/ A literatura e suas fronteiras III”,Universidad del Litoral, Santa Fé e Univerisdad de la Patagonia Austral, Río Gallegos (Argentina). Ativo desde 2009

Coordenador: Raúl Antelo
Em andamento

9) Convênio em implantação com a Universidade do Minho. Vinculação ao Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, da Universidade do Porto
Participação no Grupo Internacional de Pesquisa Intersexualidades (Universidade do Porto)

Coordenadoras:  Simone Schmidt e Rosana Kamita
Em andamento

10) Cátedra UNESCO Políticas Linguísticas para o Multilinguismo
A Cátedra PLM, aprovada em 2018, abarca 22 universidades e institutos de pesquisa em 13 países dos 4 continentes e tem por objetivo entender em que medida as línguas e o multilinguismo são recursos para o desenvolvimento sustentável das comunidades linguísticas, das sociedades e dos Estados, de acordo com as idéias do 2030 Goals for Sustainable Development das Nações Unidas, em uma perspectiva ampla e transdisciplinar

Coordenador: Gilvan Muller de Oliveira
Em andamento

11) Portal de Línguas, Literaturas e Práticas Culturais (CAPES/PRINT)
Parceria com o Programa de Pós-Graduação em Linguística-UFSC

Coordenadores: Ronice Quadros, Maria Aparecida Barbosa, Pedro de Souza, Alckmar Luiz Dos Santos, Andrea Santurbano, Claudia Junqueira De Lima Costa, Jorge Hoffmann Wolff, Liliana Rosa Reales, Maria Aparecida Barbosa, Pedro De Souza, Rosana Cassia Kamita, Silvana De Gaspari, Simone Pereira Schmidt, Susan Aparecida De Oliveira, Tania Regina Oliveira Ramos
Em andamento

12) Práticas Culturais, Educação e Direitos Humanos: violências, gênero, diversidades” (CAPES/PRINT)
Parceria com o Programa de Pós-graduação em Interdisciplinariedade (UFSC)

Coordenadores: Cristina Scheibe Wolff,  Pedro de Souza, Simone Pereira Schmidt, Tania Regina de Oliveira Ramos, Claudia Junqueira de Lima Costa
Em andamento

13) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidad Nacional de Cuyo (UNCuyo), Mendoza, Argentina
Projeto: CAPG/CAPES 065/13 “Linguagem e pensamento: estudos sobre contemporaneidade entre o Brasil e a Argentina”. Período: 2013 – 2015

Coordenadores: Claudio Maíz, Liliana Reales, Jorge Hoffmann Wolff
Concluído. Embora já encerrado, o projeto acima ainda dá frutos através das publicações e participação em bancas e eventos nas três instituições envolvidas

14) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidad Murcia (Espanha)

Coordenadoras: Maria Belén Hernández Ganzalez e Patricia Peterle
Em andamento

15) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidad Complutense de Madri (Espanha)

Coordenadora: Patrícia Peterle
Em andamento

16) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Nova de Lisboa (Portugal)
Projeto: Novas Vozes no Feminino na Literatura de Expressão Portuguesa no século XXI: Memórias, Periferias e Resistências no Atlântico Luso-Afro-Brasileiro.
O projeto reúne colaboradores de várias universidades brasileiras, africanas e portuguesas, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Portugal, triênio 2022-2024 PTDC/LLT-LES/0858/2021.

Coordenadoras: Margarida Rendeiro (Universidade Nova de Lisboa); Susan de Oliveira (UFSC)
Em andamento