Landa Vol.12 N°2 (2025-1)
A Revista Landa, do Núcleo Onetti de Estudos Literários Latino-Americanos (UFSC), apresenta seu Vol. 12 N° 2 (2025-1). Nesta ocasião, Landa inclui na sua
Chamada Pública Literatura Cósmica trabalhos que se perguntam pelas escrituras que emergem – ou reemergem – a partir do momento em que as questões cósmicas são recolocadas em jogo. A chamada inclui textos de Ana Carolina Macena, Guilherme Diehl de Azevedo, Maryllu Caixeta, Matheus Ferreira e Benjamín Alías.
O Dossiê “O Brasil não é longe daqui: Comunidades sensibles entre Argentina y Brasil”, organizado por María Florencia Donadi, recolhe alguns dos textos apresentados nas Jornadas Inaugurais da Cátedra Libre de Cultura Brasileña (CLCB) da Universidad Nacional de Córdoba. A partir da sugestão do seu título, tomado do livro de Flora Sussekind, O Brasil não é longe daqui (1990), os textos do dossiê – assinados por Raul Antelo, Mario Cámara, Alexandra Maia Teixeira, Graciela Ferraris, María Florencia Antequera, Julieta Kabalin Campos, Byron Vélez Escallón, Nancy Calomarde, María Florencia Donadi, Melania Estevez Ballestero, Gabriela Cornet, e com uma breve exposição de obras da artista Silvana Montecchiesi (que também nos cedeu amavelmente as imagens que compõem as capas desta edição) – apresentam nuances distintas do interesse da Argentina pelo Brasil e viceversa, interesse não no sentido das derivas do capital, mas pelo ser e estar entre: inter-esse: entre línguas, entre culturas, entre comunidades, entre afetos e sensibilidades.
A seção “Olhares” traz “Dois cães”, conto da escritora uruguaia Rosario Lázaro Igoa publicado na surpreendente coletânea Peces mudos (2016), em tradução de Ana Paula Cabrera e Byron Vélez Escallón. Também contamos com a contribuição do poeta, editor e pesquisador Dennis Radünz, que em seu ensaio “Transmodernidades” elabora alguns cenários e reflexões sobre a vívida vida ética e estética de alguns dos povos e sujeitos sobreviventes ao projeto de morte da modernidade ocidental. Fechando a seção, a artista e pensadora Cecilia Cavalieri, em “Da estrela ao grão: pistas para a elaboração de algumas Fabulações Contranegacionistas em torno dos leites maternos”, nos entrega um ensaio, que se insere na virada Antropocênica do campo das artes, e que tenciona construir um léxico conceitual-visual a partir do “totem leite”.
Encerrando o número, em “Por una crítica de la razón decolonial”, Tiago Hermano Breunig entrevista o importantíssimo filósofo colombiano Santiago Castro-Gómez.
O número está integralmente disponível no link: http://www.revistalanda.ufsc.br/
Landa também está com uma Chamada Pública em aberto: https://revistalanda.ufsc.br/chamadas2/
Boas leituras!



