Procedimentos para Expedição de Diploma
Após a defesa, o(a) aluno(a) deverá entregar toda a documentação destinada à Secretaria, são:
1) Ata da Defesa devidamente assinada por todos os membros da banca e pelo(a) aluno(a);
2) Lista de presença do evento;
Antes de se dirigir à BU para a entrega da versão final, o(a) aluno(a) deverá preencher o Formulário de Dados da Defesa em versão digital, para registro de defesa no sistema. O preenchimento do formulário é pré-requisito para entrega do trabalho na BU, portanto deve ser enviado por e-mail (em .doc ou .docx) à Secretaria com antecedência de, no mínimo, 5 dias úteis antes da entrega da versão final na BU. Junto com o Formulário de Dados da Defesa, o aluno deverá enviar a versão do trabalho final em .PDF, no mesmo e-mail. Essa versão irá para o arquivo digital do PPGLit.
Após a realização dos procedimentos acima, para a expedição do diploma, você poderá:
Ou
______________________________________________________________________________________
- PROCEDIMENTOS PARA A ENTREGA DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM NÍVEL DE MESTRADO E DOUTORADO, VÁLIDOS A PARTIR DE 1 DE AGOSTO DE 2019
- Orientação para Criação de Certificado Digital (orientadores e coordenadores) – Assin@UFSC
- Procedimentos da BU entrega de trabalhos de conclusão de curso em nível de mestrado e doutorado
- Trabalhos acadêmicos (para teses e dissertações a serem depositadas na biblioteca a partir de 01/08/2019, conforme Resolução NORMATIVA nº 46/2019/CPG)
- Orientações para normalização de trabalhos acadêmicos
- Template
ERROS MAIS COMUNS
Os erros mais comuns que geram indeferimento no depósito da BU são:
1º) O arquivo não estar no padrão PDF/A (padrão criado para arquivamento de longo prazo e estabelecido na RN). Solicitamos especial atenção dos professores ao item 1.2.a do manual de certificado digital. O recurso “Habilitar Edição” no PDF/A o devolve a condição de PDF, portanto não deve ser habilitado.
2º) As assinaturas não estarem válidas. É importante orientar os alunos para que não modifiquem o documento após estar assinado. Caso procedam com qualquer modificação, as assinaturas são automaticamente quebradas/invalidadas, e o processo precisa ser refeito. Ainda sobre as assinaturas, alguns professores não estão seguindo o manual e estão criando assinaturas através do próprio programa Adobe Acrobat Reader, isso significa que eles são as entidades certificadoras das próprias assinaturas. As certificações devem ser geradas por entidades reconhecidas: ICPEdu ou ICP-Brasil.
3º) Os alunos modificarem a capa padrão disponibilizada no Template, seja apagando o logo da UFSC, seja inserindo imagens.
_______________________________________________________________________________________
Informações sobre formatação e formulários necessários para publicação e entrega do trabalho podem ser encontrados no site da BU.
O(a) aluno(a) tem o prazo limite de 90 dias para a entrega da versão final na BU.