[Novo prazo!] Chamada de trabalhos para o X Seminário de Pesquisa do PPGLit

10/02/2023 11:05

X Seminário PPGLit: Desafios e dilemas da pesquisa acadêmica em Literatura

Chamada de trabalhos

Toda pesquisa acadêmica envolve desafios e dilemas. Estes começam com a própria delimitação do objeto de estudo, porque geralmente a curiosidade ou os vínculos que aparecem entre os temas durante as leituras vão produzindo deslocamentos do nosso objeto inicial. A pesquisa acadêmica é, então, caracteristicamente mutável e situada no seu contexto de produção. E, precisamente por isso, é indispensável refletir sobre nosso processo.

2023 se apresenta como um ano em que a retomada plena da experiência de convívio coletivo nos coloca o desafio da reorganização e rearticulação das lutas populares em defesa da democracia e dos direitos das minorias étnicas e políticas, assim como dos direitos trabalhistas e estudantis. Como é de conhecimento público, os ataques sofridos durante o governo Bolsonaro aos orçamentos tanto das instituições federais de Ensino Superior quanto às instituições de apoio à pesquisa deixaram um panorama devastador. A essa triste cena deve-se somar o processo de virtualização do ensino público superior, projeto que robusteceu durante o tempo da pandemia. Estas dificuldades se tornam ainda mais complexas no caso dos estudos e pesquisas em humanas e artes, pois
são entendidos como “improdutivos” dentro da lógica que almeja tornar a universidade um espaço de produção de bens e serviços, e até de lucro.

Neste cenário árduo, porém também de reencontro e reflexão, o X Seminário de Pesquisa do PPGLit se propõe como um espaço de confluência, um encontro aberto e plural para discutir os desafios e dilemas no desenvolvimento das nossas pesquisas. Estes desafios incluem as problemáticas metodológicas e teóricas específicas de cada objeto de estudo, mas também abrangem outros elementos do processo de pesquisa, como, por exemplo, as questões relativas à saúde física e mental, à experiência de ensino remoto, entre outros.

Quais são os desafios específicos da escrita acadêmica? Como podemos partilhar nossos percursos e procedimentos de investigação? O que podemos aprender com os pesquisadores que já transitaram por esses caminhos? Há redes de apoio para os momentos de dificuldade? Estas são algumas inquietações que motivaram esta chamada do X Seminário de Pesquisa do PPGLit, pois acreditamos que é importante abrir espaços de diálogo a respeito dos processos, além dos resultados, das pesquisas.

Convidamos então a todes es discentes do Programa (mestrado ou doutorado) a compartilharem os processos de sua pesquisa nesta experiência coletiva, que busca propiciar debates que alimentem re-leituras e re-escritas dos trabalhos em andamento. O evento será realizado entre os dias 11 e 14 de abril de 2023 na Universidade Federal de Santa Catarina.

DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

As propostas de comunicação oral deverão ser enviadas para o e-mail x.sem.ppglit@gmail.com até dia 19 de março de 2023 com os seguintes dados:

Nome completo, título do trabalho, resumo (entre 250 e 300 palavras, fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento simples); palavras-chave (de três a cinco) e bibliografia básica.

Chamada de trabalhos em PDF