Calendário de Eventos

ago
6
seg
Oficina de canto e preparação vocal de William Guedes Vaz
ago 6 – ago 10 dia inteiro
[:pb]Oficina de canto e preparação vocal de William Guedes Vaz[:]

A OFICINA
Nós do Oco – Núcleo de pesquisa em Arte(s) – convidamos você a participar da oficina de canto e preparação vocal de William Guedes Vaz, que vai acontecer nas tardes de 6 a 10 de Agosto (segunda a sexta), das 14h às 16h, na UFSC – sala 210 BLOCO D do CCE.
William é compositor, regente, professor e preparador vocal premiado, especializado em canto coral para teatro. Entre outros grupos, ele faz parte da Cia do Tijolo, de São Paulo. Vem há vários anos pesquisando a inserção da música na dramaturgia e trabalhando diretamente com cerca de 300 pessoas, principalmente cantoras/es e atrizes/atores. Trabalha também questões relativas a alegados “limites” entre canto e fala, ou entre a emissão comum e a voz colocada.
A oficina será parte da preparação do espetáculo Glorioso Desatino, que o Oco está montando, a partir da autobiografia de Teresa d’Ávila.

CONTRIBUIÇÃO (flexível)
William está vindo de São Paulo sem cobrança de cachê (pelo que lhe somos eternamente gratos!), então pedimos contribuições aos inscritos para pagar custos de passagem e estadia.
Sugerimos R$100 para professores, ou outros profissionais, e R$50 para estudantes. São valores que podem ser negociados, levando-se em conta carências, dificuldades, situações específicas… Se por acaso houver sobra de dinheiro faremos uma remuneração simbólica ao professor.

ago
10
sex
Defesa de Tese – Jeferson João Cândido
ago 10@14:00 – 17:00

Banca Examinadora de Defesa de TESE do(a) doutorando(a) do Programa de Pós-Graduação em Literatura, Jeferson João Cândido, intitulada “Para além da frente ampla: Fernando Gasparian e a educação das elites.”, a realizar-se às 14h do dia 10 de agosto de 2018, na Sala Drummond, Térreo, CCE/B.
Profª Drª Maria Lúcia de Barros Camargo (UFSC)
Prof. Dr. Carlos Eduardo Schmidt Capela (UFSC)
Prof. Dr. Jair Tadeu da Fonseca (UFSC)
Profª Drª Renata Praça De Souza Telles (UFPR)

ago
13
seg
Ajuste de matrícula
ago 13 – ago 17 dia inteiro

Ajuste de matrícula: os cancelamentos poderão ser feitos pelo(a) próprio(a) discente no CAPG. Apenas as inclusões de novas disciplinas necessitam da presença na Secretaria.

Mesa redonda: Dialogando com as Linhas
ago 13@09:00 – 12:00
ago
15
qua
Colóquio REALISMO LITERÁRIO BURGUÊS
ago 15@09:00 – 18:00
[:pb]Colóquio REALISMO LITERÁRIO BURGUÊS[:]

Colóquio Realismo Literário Burguês – Programação

Local: Sala Drummond

set
4
ter
Seminário: Who comes after the subject?
set 4@17:30

 Em 1991, Routledge publicava um famoso volume, chamado a marcar época, editado por Eduardo Cadava, Peter Connor e Jean-Luc Nancy,Who comes after the subject?, que reunia colaborações de Alain Badiou, Etienne Balibar, Maurice Blanchot, Jean-François Courtine, Gilles Deleuze, Jacques Derrida, Vincent Descombes, Luce Irigaray, Sarah Kofman, Philippe Lacoue-Labarthe, Emmanuel Levinas, Jean-François Lyotard e Jacques Rancière, entre outros. Sob a perspectiva dos anos passados, a ideia do painel é examinar as subjetividades pós-humanistas à luz do cenário contemporâneo.

Local: Sala Hassis, Prédio B CCE/UFSC.

set
6
qui
Eleição Representação Discente
set 6@09:00 – 16:30

Sala 329 – Secretaria PPGLit

set
21
sex
Defesa de Tese – Clarice Araújo
set 21@14:00 – 17:00

Banca Examinadora de Defesa de TESE do(a) doutorando(a) do Programa de Pós-Graduação em Literatura, Clarice Fortunato Araújo, intitulada “Fragmentos da memória: da vida nas ruas ao teto dos livros”, a realizar-se às 14h do dia 21 de setembro de 2018, na Sala Machado de Assis, 4º andar, CCE/B.

Prof. Dr. Claudio Celso Alano da Cruz (UFSC)
Profª Drª Tânia Regina Oliveira Ramos (UFSC)
Prof. Dr. Marcio Markendorf (UFSC)
Profª Drª Regina Dalcastagnè (UnB)
Profª Drª. Joana Célia dos Passos (CED – UFSC)

set
24
seg
Palestra: O que escondem os muros do universal.
set 24@10:00 – 12:00
[:pb]Palestra: O que escondem os muros do universal.[:]

O Núcleo Literatual – Estudos Feministas e Pós-Coloniais de Narrativas da Contemporaneidade tem o prazer de convidar as/os interessadas/os para a palestra O que escondem os muros do universal: sobre a importância da diversidade de perspectivas para a literatura a ser proferida pela professora Regina Dalcastagnè (UnB)* no dia 24 de setembro, a partir das 10h, na Sala Hassis (CCE/B, térreo).

Regina Dalcastagnè é professora titular livre da Universidade de Brasília e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Coordena o Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea. Edita as revistas Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, desse Grupo de Estudos, e Veredas, da Associação Internacional de Lusitanistas. Publicou, entre outros, os livros “O espaço da dor: o regime de 64 no romance brasileiro” (Editora UnB, 1996), “Literatura brasileira contemporânea: um território contestado” (Editora da UERJ, 2012) e “Representación y resistencia en la literatura brasileña contemporânea” (Biblos, 2015).

Acesse o evento no Facebook.

set
25
ter
XI Colóquio Internacional Michel Foucault
set 25@08:30 – set 29@19:00
[:pb]XI Colóquio Internacional Michel Foucault[:]

Na décima primeira edição do Colóquio Internacional Michel Foucault, que será realizada entre 25 e 29 de setembro de 2018 na Universidade Federal de Santa Catarina, reuniremos intelectuais, pesquisadores  e  estudiosos para partilhar  reflexões a partir  do  tema  Foucault e as práticas da liberdade. O evento  é uma promoção de diversas instituições: o Programa de Pós-Graduação em Literatura | UFSC, o Programa de Pós-Graduação em Linguística | UFSC, o Programa de Pós-Graduação Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas | UFSC, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia | PUC-PR, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação | UFSC. Tem apoio institucional da Universidade Federal de Santa Catarina, do Centro de Comunicação e Expressão | UFSC e do Consulado da França no Brasil.

O tema – Foucault e as práticas da liberdade   aparece no momento  em  que procedemos no país e no mundo a  uma intensa revisão  do exercício democrático, considerando  inclusive que estamos próximos  de  um  novo pleito  de  eleições  presidenciais. Consideremos ainda não apenas  o âmbito  das administrações públicas governamentais,  mas  todos  os  domínios  das  relações  sociais –  desde as práticas  mais  institucionais  até as de âmbito mais  cotidiano e privado. Com Foucault, temos a chance  então  de  retornar  a ideia de liberdade. Entretanto, não como impedimento, mas  como modos diferenciais   de agir   tendendo a práticas de liberdade e práticas de dominação.

Este XI Colóquio  convida a pensarmos coletivamente a proliferação de práticas, de hábitos, de saberes, de poderes  que  diagramam  para a época atual  um certo estado de liberdade. Destacamos outra importante contribuição que se refere à discussão teórica e política sobre os temas que envolvem as transformações sociais e culturais de nossa atualidade e que põem em xeque o paradigma da Democracia, central no pensamento político da atualidade. O conjunto de reflexões que pretendemos reunir colocará em debate  a crise  da democracia e  sua  relação  com práticas  libertárias  não só no domínio  da governabilidade, mas  de todo ativismo social e das práticas de resistência que têm lugar em diferentes geografias.

Caderno de Programação