Calendário de Eventos
I Seminário Oco: o vazio que pulsa – Programação
Georges Bataille já nos mostrou que toda produção traz em si um excedente que se caracteriza pelo dispêndio improdutivo. É a contra-cara da economia utilitarista que mascara e busca preencher uma espécie de vazio imanente. Maurice Blanchot, por sua vez, pensa, em 1968, O espaço literário como um “inefável lugar de origem de qualquer obra de arte”. Este, seria um espaço de “Geografia impossível, escuridão e nada”. Já em seu livro de 1977, Estâncias: a palavra e o fantasma na cultura ocidental, Giorgio Agamben se debruça sobre o tema do objeto ausente. Dentro das reflexões que empreende na obra, e partindo do conceito de imagem dialética cunhado por Walter Benjamin, Agamben pensa a ideia do emblema. O emblema, esse símbolo do puro deslocamento, seria o simulacro que faz girar em torno de si o vazio, gerando um procedimento de repetição que, por sua vez, retorna ao vazio. O emblema é um espaço de deslocamento originário onde a semântica, à moda da metáfora, está sempre sujeita a uma alteração. Para Agamben, esta é uma tônica da possibilidade do pensamento: o fazer girar. O vazio aqui se apresenta justamente como aquilo que permite o movimento, trata-se de uma ausência como potência, ainda que seja uma “potência de não”. Tendo o vazio como espaço próprio à criação, ao pensamento e ao movimento, o Núcleo Oco de Pesquisa em Arte(s) convida para a participação no I Seminário OCO: O vazio que pulsa, cujo objetivo é estabelecer o diálogo an-autonômico entre os diversos campos do saber, como Literatura, Filosofia, Cinema, História, Artes, entre outros.
Auditório Elke Hering. Biblioteca Universitária.
Universidade Federal de Santa Catarina.
O Simpósio de Monstruosidades – Estética e Política objetiva apresentar uma gama de trabalhos acadêmicos que problematizem o monstro na cultura ocidental nas mais variadas manifestações e lugares institucionais: quadrinhos, literatura, cinema, música, artes visuais, religião, saúde, política e ciência. Resultado de uma disciplina do Programa de Pós-graduação em Literatura da UFSC, ministrada por Marcio Markendorf e Daniel Serravalle de Sá, o simpósio terá uma abordagem multidisciplinar e inclusiva, demonstrando o quanto o monstro, percebido como o anormal, o freak, o queer, o outro, o diferente, torna-se elemento metafórico para a produção de preconceito, abjeção, marginalização e violência. Evento gratuito e aberto à comunidade. Número limitado de vagas – link para inscrição.
Página do evento no Facebook.
Banca Examinadora de Defesa de TESE do(a) doutorando(a) do Programa de Pós-Graduação em Literatura, Bruna Machado Ferreira, intitulada “Entre-abertura(s): conversas e encontros, jagunços e caudilhos em terras helioglauberianas”, a realizar-se às 9h30 do dia 02 de julho de 2018, na Sala Drummond, Térreo, CCE/B.
Prof. Dr. Jair Tadeu da Fonseca (UFSC)
Prof. Dr. Luiz Felipe Guimarães Soares (UFSC)
Profª Drª Alessandra Soares Brandão (UFSC)
Profª Drª Ana Carolina Cernicchiaro (UNISUL)
Dr. Leonardo D’Ávila de Oliveira (Independente)
Banca Examinadora de Defesa de TESE do(a) doutorando(a) do Programa de Pós-Graduação em Literatura, Égide Guareschi, intitulada “A ressignificação do poeta na figura do saltimbando: Aldo Palazzeschi”, a realizar-se às 14h do dia 01 de agosto de 2018, na Sala de videoconferência 413, 4º andar, CCE/B.
Profª Drª Patricia Peterle Figueiredo Santurbano (UFSC)
Profª Drª Ana Luiza Brito Cezar de Andrade (UFSC)
Profª Drª Susana Celia Leandro Scramim (UFSC)
Profª Drª Lucia Wataghin – via Videoconferência (USP)
Profª. Drª. Silvana de Gaspari (UFSC)
A OFICINA
Nós do Oco – Núcleo de pesquisa em Arte(s) – convidamos você a participar da oficina de canto e preparação vocal de William Guedes Vaz, que vai acontecer nas tardes de 6 a 10 de Agosto (segunda a sexta), das 14h às 16h, na UFSC – sala 210 BLOCO D do CCE.
William é compositor, regente, professor e preparador vocal premiado, especializado em canto coral para teatro. Entre outros grupos, ele faz parte da Cia do Tijolo, de São Paulo. Vem há vários anos pesquisando a inserção da música na dramaturgia e trabalhando diretamente com cerca de 300 pessoas, principalmente cantoras/es e atrizes/atores. Trabalha também questões relativas a alegados “limites” entre canto e fala, ou entre a emissão comum e a voz colocada.
A oficina será parte da preparação do espetáculo Glorioso Desatino, que o Oco está montando, a partir da autobiografia de Teresa d’Ávila.
CONTRIBUIÇÃO (flexível)
William está vindo de São Paulo sem cobrança de cachê (pelo que lhe somos eternamente gratos!), então pedimos contribuições aos inscritos para pagar custos de passagem e estadia.
Sugerimos R$100 para professores, ou outros profissionais, e R$50 para estudantes. São valores que podem ser negociados, levando-se em conta carências, dificuldades, situações específicas… Se por acaso houver sobra de dinheiro faremos uma remuneração simbólica ao professor.
Pré-inscrição online na modalidade Disciplina Isolada
Banca Examinadora de Defesa de TESE do(a) doutorando(a) do Programa de Pós-Graduação em Literatura, Jeferson João Cândido, intitulada “Para além da frente ampla: Fernando Gasparian e a educação das elites.”, a realizar-se às 14h do dia 10 de agosto de 2018, na Sala Drummond, Térreo, CCE/B.
Profª Drª Maria Lúcia de Barros Camargo (UFSC)
Prof. Dr. Carlos Eduardo Schmidt Capela (UFSC)
Prof. Dr. Jair Tadeu da Fonseca (UFSC)
Profª Drª Renata Praça De Souza Telles (UFPR)