Literatura em prosa – conversa com André Soltau

01/12/2020 09:59

O projeto Literatura em prosa prevê dialogar com escritores catarinenses e/ou residentes em SC por meio de entrevistas realizadas semanalmente pelo perfil do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina no Instagram (@ppglitufsc). Além de conhecer autores, obras e práticas de escrita, os participantes poderão interagir com os entrevistados durante o desenvolvimento da atividade, que contará com a emissão de certificado.

Inscrições abertas até 2 de dezembro, às 16 horas, pelo link: http://inscricoes.ufsc.br/literaturaemprosa9

André Soltau é escritor, professor, historiador e mestre em Educação. Na literatura, publicou: Na Companhia da Fábulas (Cultura em Movimento, 2002, poemas e fotos), Para ler com urgência (Casa Aberta, 2009, crônicas), Criancices (Traços e Capturas, 2015, contos) — vencedor do prêmio Cocali da Fundação Catarinense de Cultura —, Poemínimos (Traços e Capturas, 2017, poemas) e O Caso do Ovo de Forma (Traços e Capturas, 2018, infantil). Vive em Itajaí, onde mantém a Editora Traços e Capturas e desenvolve atividades culturais como a oficina Tramas, Trecos e um Fio, envolvendo crianças e a construção de histórias, o projeto Palavra d’água (com apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí), que resultará nas coletâneas de contos Correntezas e Marés (escritos a partir da memória oral de antigos moradores da cidade sobre a água), e o projeto conto e.converso, que reúne entrevistas com escritores da cidade de Itajaí e se desmembra no subprojeto lanço e converso, contemplando autores da Editora Traços e Capturas.

A entrevistadora Camila Morgana Lourenço (@camilalourenco161) é jornalista e mestre e doutora em Literatura: Teoria Literária (UFSC). Tem textos ficcionais publicados em coletâneas como “Quinze Pavios” (Ipê Amarelo, 2020), “70x Caio: antologia poética com 70 poetas em homenagem aos 70 anos de Caio Fernando Abreu” (Patuá, 2019) e “Quem dera o sangue fosse só o da menstruação” (Urutau, 2020). É autora do livro-reportagem biográfico “Retrato Literário: Urda Alice Klueger e o fazer literário” (Univali, Edifurb, 2004).