Prorrogação Chamada Revista Landa 2020/2

29/05/2020 10:42

Prazo para envio dos trabalhos: 30 de agosto de 2020

Alegria, alegria: ainda a prova dos nove?

Arde, arde, América Latina. E, mais uma vez, arde como imagem ausente, como colapso de projeto e como projeção do colapso. Num momento em que a lógica do desenvolvimento se mostra, novamente, como imposição e perpetuação de uma violência histórica insuportável, isto é, no momento em que a exceção torna-se o modo mais ordinário do exercício do poder e a democracia se configura como o seu semblante; neste momento, pensar criticamente o que seria um espaço próprio, um espaço latino-americano para além dos fatalismos sempre cômodos da melancolia, torna-se uma das tarefas mais urgentes. Pensar a alegria, portanto, como um princípio de montagem de “cenas” de vida ou de sobrevivência que, situadas na América Latina, ganharam a potência de acontecimentos disruptivos que nos permitiram, muitas vezes, visibilizar a potência e a resistência para além dos fracassos, das mazelas e dos principismos. Em questão estão os modos como o “estético” sempre foi política do sensível, política de vida.

Em torno dessas cenas da alegria de uma vida estética – Alegria, Antropofagia, Aletria – pode ser montada uma imagem limite da América Latina. Se a permanência da barbárie parece se configurar como uma espécie de projeto, a sua crítica e a rejeição da impotência a que parece nos condenar caracterizam-se como um gesto a contrapelo, de extrema urgência, que por sua vez só pode produzir efeitos se articulado com as sobrevivências e os sobreviventes.

Por que dançam os que dançam? E para que dançam? Por que preferem não preferir não? Em que momentos a resistência latino-americana ganhou a dignidade de uma festa? A arte/a literatura já foram cenários dessa alegria? Foram lugares de afeto? Como mapear esses momentos? Com que instrumentos? Com que propósitos?

Ainda e em mais direta referência à “América Latíndia” na tradição da Antropofagia Brasileira de Letras: se a alegria é prova dos nove, como o será “Alegria, Alegria” (a canção), ainda seria possível contrapor a “alegria da senzala” à “tristeza das missões”, cujo avatar, a “estética do frio”, igualmente se contraporia a ela?

É a partir dessas perguntas que a revista Landa abre sua chamada para trabalhos que abordem momentos e cenas dessa “prova dos nove” nas artes e na literatura das américas latíndias do mundo.

Trabalhos que não respeitem as normas editoriais não serão aceitos. As normas podem ser consultadas em: http://www.revistalanda.ufsc.br/normas.html

Os originais deverão ser enviados por correio eletrônico ao endereço: revistalanda@gmail.com