Posição do PPGLIT sobre retomada das atividades

18/05/2020 11:32

O colegiado do Programa de Pós-graduação em Literatura esteve reunido no dia 13 de maio a fim de deliberar sobre alternativas para retomada de atividades frente o atual cenário de pandemia de covid-19. Ao total participaram 27 membros, entre docentes e discentes, tendo o encontro natureza mais consultiva que deliberativa. 

Após amplo debate, o colegiado do Programa de Pós-graduação faz as seguintes considerações:

Para que haja a retomada das atividades de ensino, pesquisa e extensão, a universidade deverá fornecer instrumentos legais, diretrizes mínimas de ensino, recursos técnicos, recursos financeiros e suporte psicológico para a garantia do acesso universal aos ambientes de ensino-aprendizagem.

Por instrumentos legais entendemos resoluções e portarias que possam salvaguardar juridicamente as ações do programa em possíveis formas alternativas de ensino, bem como determinar a flexibilização de qualquer formalidade burocrática que possa prejudicar o desempenho de qualquer estudante. Inclui-se aqui a proposta de recomposição do calendário acadêmico, evitando-se a possibilidade de cancelamento do semestre.

Por diretrizes de ensino entendemos as normativas que irão determinar como pode ser construído o ambiente de ensino-aprendizagem, se de forma integralmente virtual ou mista. Caso se opte pelo oferecimento do(s) semestre(s) na modalidade remota, exige-se que a instituição ofereça cursos de capacitação para os docentes converterem aulas presenciais em aulas remotas. 

Por recursos técnicos entendemos a infraestrutura necessária para a criação e circulação em ambientes de ensino-aprendizagem remotos, seja na forma de computadores, laboratórios, redes de internet, usabilidade do Moodle e/ou do sistema de Mconf. 

Por recursos financeiros entendemos a garantia de verbas destinadas ao transporte de estudantes, quando necessário, para acesso à infraestrutura da instituição, ou mesmo recursos para o uso individual de pacotes de dados. Inclui-se aqui, também, o auxílio alimentar a estudantes de pós-graduação, privados do uso do restaurante universitário.

Por suporte psicológico entendemos a necessidade de a instituição garantir a saúde emocional de estudantes e docentes em um cenário de isolamento e contato social limitado.

O colegiado entende que é compromisso institucional garantir o acesso a todos/as, docentes e discentes, aos instrumentos necessários para formas alternativas de ensino-aprendizagem, diferentes do modelo presencial.

O corpo docente, em sua maioria, estaria disposto a oferecer o semestre 2020-1 de forma assíncrona, por meio remoto, embora preferencialmente não concomitante com o segundo semestre. A representação estudantil, por meio de dados parcialmente coletados por meio de questionário, sinaliza que não consideram o ensino remoto uma alternativa viável por ser, em algum grau, excludente. 

Por fim, o colegiado entende que não há condições de biossegurança suficientes para o retorno das aulas presenciais a curto ou médio prazo, e destaca que há cerca de 43% dos docentes do quadro docente nos grupos de risco. Uma estimativa dos/as estudantes ainda precisaria ser levantado. 

Definida a posição do Programa de Pós-graduação em Literatura, ficamos no aguardo de instruções normativas dos órgãos maiores da instituição. 

Atenciosamente,

Coordenação do Programa
Marcio Markendorf
Izabela Drozdowska-Broering