Calendário de Eventos

jun
13
qua
MINICURSO 24: Preenchimento da Plataforma Lattes – Nível I
jun 13@14:00 – 18:00

Local: 229 CCE/A

Proponente: Profa. Maria Lúcia de Barros Camargo

Ministrantes: Bruna Silva Fragoso, Fernanda Christmann

 

Este minicurso tem por objetivo a orientação inicial aos alunos de graduação e de pós-graduação no preenchimento da Plataforma Lattes, a fim de auxiliar nas possíveis dificuldades e dúvidas. Inicialmente será realizada uma contextualização da Plataforma Lattes, que é administrado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Em seguida, mostraremos como realizar o cadastramento na plataforma e a inserção dos dados. Os pontos tratados serão: dados gerais, formação, atuação, projetos, produções e eventos. Será abordado também as informações mais relevantes a serem inseridas na plataforma, bem como as oportunidades que a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) oferece aos estudantes. Atualmente, o Lattes é um requisito obrigatório para professores, alunos de pós-graduação e graduação que queiram estar na carreira acadêmica. O Lattes é utilizado em universidades públicas e privadas e pelos órgãos de fomento à pesquisa no país. A caracterização das informações, a sua abrangência e confiabilidade são primordiais para a concessão de financiamento e para a avaliação de docentes e discentes nas diferentes áreas.

Defesa de DISSERTAÇÃO – Flávia Genovez Scóz
jun 13@14:30 – 17:30

Banca Examinadora de Defesa de DISSERTAÇÃO do(a) mestrando(a) do Programa de Pós-Graduação em Literatura, Flávia Genovez Scóz, intitulada “Bas Jan Ader e a poética da queda”, a realizar-se às 14h30 do dia 13 de junho de 2018, na Sala Machado de Assis, 4º andar, CCE/B.

Prof. Dr. Carlos Eduardo Schmidt Capela (UFSC)

Prof. Dr. Luiz Felipe Guimarães Soares (UFSC)

Profº Dr. Sérgio Luiz Rodrigues de Medeiros (UFSC)

Prof. Dr. Artur de Vargas Giorgi (UNISUL)

jun
14
qui
MINICURSO 23: PREENCHIMENTO DA PLATAFORMA LATTES – NÍVEL II
jun 14@08:00 – 12:00

Local: 252 CCE/A

Proponente: Profª Maria Lúcia de Barros Camargo

Ministrantes: Bruna Silva Fragoso, Fernanda Christmann

Este minicurso tem por objetivo orientar no preenchimento da Plataforma Lattes alunos de graduação, pós-graduação e professores que já possuem o cadastro na Plataforma. Inicialmente será realizada uma contextualização da Plataforma Lattes, que é administrado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), destacando os principais fatos históricos e a importância da plataforma na carreira acadêmica. Em seguida, passaremos a demonstrar o preenchimento correto para a importação dos dados para a Plataforma Sucupira. Os pontos abordados serão: formação, atuação, projetos, produções, eventos, orientações e bancas. Atualmente, o Lattes é um requisito obrigatório para professores, alunos de pós-graduação e graduação que queiram estar na carreira acadêmica. O Lattes é utilizado em universidades públicas e privadas e pelos órgãos de fomento à pesquisa no país. A caracterização das informações, a sua abrangência e confiabilidade são primordiais para a concessão de financiamento e para a avaliação de docentes e discentes nas diferentes áreas.

jun
20
qua
I Seminário Oco: o vazio que pulsa
jun 20@08:30 – jun 21@17:00
[:pb]I Seminário Oco: o vazio que pulsa[:]

I Seminário Oco: o vazio que pulsa – Programação

 

Georges Bataille já nos mostrou que toda produção traz em si um excedente que se caracteriza pelo dispêndio improdutivo. É a contra-cara da economia utilitarista que mascara e busca preencher uma espécie de vazio imanente. Maurice Blanchot, por sua vez, pensa, em 1968, O espaço literário como um “inefável lugar de origem de qualquer obra de arte”. Este, seria um espaço de “Geografia impossível, escuridão e nada”. Já em seu livro de 1977, Estâncias: a palavra e o fantasma na cultura ocidental, Giorgio Agamben se debruça sobre o tema do objeto ausente. Dentro das reflexões que empreende na obra, e partindo do conceito de imagem dialética cunhado por Walter Benjamin, Agamben pensa a ideia do emblema. O emblema, esse símbolo do puro deslocamento, seria o simulacro que faz girar em torno de si o vazio, gerando um procedimento de repetição que, por sua vez, retorna ao vazio.  O emblema é um espaço de deslocamento originário onde a semântica, à moda da metáfora, está sempre sujeita a uma alteração. Para Agamben, esta é uma tônica da possibilidade do pensamento: o fazer girar. O vazio aqui se apresenta justamente como aquilo que permite o movimento, trata-se de uma ausência como potência, ainda que seja uma “potência de não”. Tendo o vazio como espaço próprio à criação, ao pensamento e ao movimento, o Núcleo Oco de Pesquisa em Arte(s) convida para a participação no I Seminário OCO: O vazio que pulsa, cujo objetivo é estabelecer o diálogo an-autonômico entre os diversos campos do saber, como Literatura, Filosofia, Cinema, História, Artes, entre outros.

jun
28
qui
Simpósio de Monstruosidades – Estética e Política
jun 28 dia inteiro

Auditório Elke Hering. Biblioteca Universitária.
Universidade Federal de Santa Catarina.

O Simpósio de Monstruosidades – Estética e Política objetiva apresentar uma gama de trabalhos acadêmicos que problematizem o monstro na cultura ocidental nas mais variadas manifestações e lugares institucionais: quadrinhos, literatura, cinema, música, artes visuais, religião, saúde, política e ciência. Resultado de uma disciplina do Programa de Pós-graduação em Literatura da UFSC, ministrada por Marcio Markendorf e Daniel Serravalle de Sá, o simpósio terá uma abordagem multidisciplinar e inclusiva, demonstrando o quanto o monstro, percebido como o anormal, o freak, o queer, o outro, o diferente, torna-se elemento metafórico para a produção de preconceito, abjeção, marginalização e violência. Evento gratuito e aberto à comunidade. Número limitado de vagas – link para inscrição.

Página do evento no Facebook.

Programação Simpósio de Monstruosidades

jun
29
sex
Teologia do Riso, Humor e Mau Humor na Bíblia e no Cristianismo.
jun 29@10:30

A Professora Salma Ferraz e demais pesquisadores do NUTEL, convidam a todos os interessados para o lançamento, no próximo dia 29.06, às 10:30 horas, no Hall da Pós Graduação em Literatura, no Prédio do CCE, 3. andar, do livro Teologia do Riso, Humor e Mau Humor na Bíblia e no Cristianismo.

jul
2
seg
Defesa de TESE – Bruna Machado Ferreira
jul 2@09:30 – 12:30

Banca Examinadora de Defesa de TESE do(a) doutorando(a) do Programa de Pós-Graduação em Literatura, Bruna Machado Ferreira, intitulada “Entre-abertura(s): conversas e encontros, jagunços e caudilhos em terras helioglauberianas”, a realizar-se às 9h30 do dia 02 de julho de 2018, na Sala Drummond, Térreo, CCE/B.

Prof. Dr. Jair Tadeu da Fonseca (UFSC)

Prof. Dr. Luiz Felipe Guimarães Soares (UFSC)

Profª Drª Alessandra Soares Brandão (UFSC)

Profª Drª Ana Carolina Cernicchiaro (UNISUL)

Dr. Leonardo D’Ávila de Oliveira (Independente)

jul
23
seg
Matrícula dos alunos regulares no CAPG
jul 23 – jul 27 dia inteiro

Matrícula dos alunos regulares no CAPG.

ago
1
qua
Defesa de TESE – Égide Guareschi
ago 1@14:00 – 17:00

Banca Examinadora de Defesa de TESE do(a) doutorando(a) do Programa de Pós-Graduação em Literatura, Égide Guareschi, intitulada “A ressignificação do poeta na figura do saltimbando: Aldo Palazzeschi”, a realizar-se às 14h do dia 01 de agosto de 2018, na Sala de videoconferência 413, 4º andar, CCE/B.

Profª Drª Patricia Peterle Figueiredo Santurbano (UFSC)

Profª Drª Ana Luiza Brito Cezar de Andrade (UFSC)

Profª Drª Susana Celia Leandro Scramim (UFSC)

Profª Drª Lucia Wataghin – via Videoconferência (USP)

Profª. Drª. Silvana de Gaspari (UFSC)

ago
6
seg
Oficina de canto e preparação vocal de William Guedes Vaz
ago 6 – ago 10 dia inteiro
[:pb]Oficina de canto e preparação vocal de William Guedes Vaz[:]

A OFICINA
Nós do Oco – Núcleo de pesquisa em Arte(s) – convidamos você a participar da oficina de canto e preparação vocal de William Guedes Vaz, que vai acontecer nas tardes de 6 a 10 de Agosto (segunda a sexta), das 14h às 16h, na UFSC – sala 210 BLOCO D do CCE.
William é compositor, regente, professor e preparador vocal premiado, especializado em canto coral para teatro. Entre outros grupos, ele faz parte da Cia do Tijolo, de São Paulo. Vem há vários anos pesquisando a inserção da música na dramaturgia e trabalhando diretamente com cerca de 300 pessoas, principalmente cantoras/es e atrizes/atores. Trabalha também questões relativas a alegados “limites” entre canto e fala, ou entre a emissão comum e a voz colocada.
A oficina será parte da preparação do espetáculo Glorioso Desatino, que o Oco está montando, a partir da autobiografia de Teresa d’Ávila.

CONTRIBUIÇÃO (flexível)
William está vindo de São Paulo sem cobrança de cachê (pelo que lhe somos eternamente gratos!), então pedimos contribuições aos inscritos para pagar custos de passagem e estadia.
Sugerimos R$100 para professores, ou outros profissionais, e R$50 para estudantes. São valores que podem ser negociados, levando-se em conta carências, dificuldades, situações específicas… Se por acaso houver sobra de dinheiro faremos uma remuneração simbólica ao professor.