IV SEMINÁRIO OCO (02/10 a 06/10)

27/09/2023 15:40

O IV Seminário OCO ocorrerá do dia 02/10 ao dia 06/10! Venha participar!

Os eventos que acontecerão em cada um dos dias se encontrão nesta programacão.

Texto de divulgação:

No próximo dia 2 de outubro, segunda-feira, às 10 horas, no Auditório do CCE, a escritora Marilene Felinto fará a abertura do IV Seminário Oco – lances enlaces, com a conferência “Identidade e Literatura: do Nordeste ao Sul do Brasil”.

Seguem-se à honra e alegria de recebê-la 43 comunicações orais inscritas em nossa chamada que, como no ano passado, busca “reagrupar, reocupar” através dos “lances enlaces” que propõem as falas-iniciativas-performances no evento de 2023. Além disso, teremos a participação do Slam Estrela d’Alva, uma mostra de sete filmes de cinema dos povos originários e lançamento de livros.

Com participação de estudantes, professorxs e egressxs de graduação e pós-graduação de diferentes centros da área de humanas da UFSC e de outras universidades brasileiras, o IV Seminário Oco conta com três falas magnas de escritoras-pesquisadoras atuantes no Brasil: além de Marilene Felinto, autora de As mulheres de Tijucopapo e Mulher feita e outros contos, vamos receber a historiadora Beatriz Mamigonian (UFSC), autora de Africanos livres. A abolição do tráfico de escravos no Brasil, e a ensaísta Luciana di Leone (UFRJ), autora de Ana C.: as tramas da consagração. Beatriz Mamigonian apresenta sua pesquisa sobre “Mário de Andrade, Cunhaú e o patrimônio cultural dos engenhos escravistas”; já Luciana di Leone performa sua leitura intitulada “De vacas e leite: disputas políticas da memória”.

A organização do Seminário Oco – formada por Carlos Eduardo Capela, Artur Giorgi, Alexandre Nodari, Jorge Wolff (professores do DLLV-PPGLit), Allende Renck, Diogo Araújo, Luiza Borges, Marina dos Santos Ferreira, Mercedes Rodríguez, Rodrigo Amboni, André Barcellos, Carol Nova Cruz, Sabrina Alvernaz e Sérgio Barboza (estudantxs ou egressxs do PPGLit) – agradece à PROPG, PPGLit, CCE como principais apoiadores, ao lado da PROGRAD, DAC, CFH e LEC, que cederam espaços físicos para o evento. Agradecemos também ao Slam Estrela d’Alva pela disposição de poetar em tempo real e ao Cineclube Rogério Sganzerla, por abraçar nossa mostra de cineastas dos povos originários.