Conferência “Hacia una ciencia crítica para la vida”

29/05/2023 17:38

O passado 26 de maio tivemos o prazer de escutar a Conferência “Hacia una ciencia crítica para la vida”, ministrada pela pensadora mexicana Katya Colmenares. Apesar dos ataques cibernéticos que sofremos, uma tentativa de sabotar o evento, não conseguiram nos calar nem impedir que a Dr. Katya desenvolvesse a sua conferência.

O Núcleo Onetti de Estudos Literários e Culturais Latino-americanos da UFSC, a Associação de Filosofia e Libertação (Afyl-Brasil) e o Coletivo de Integração latino-americana Pachamãe da UFBA, agradecem especialmente à Dra. Katya Colmenares e a todxs que participaram.

Viva a nossa América Latina livre e unida!

A seguir, compartilhamos o vídeo para quem não conseguiu participar na apresentação on-line: Conferência “Hacia una ciencia crítica para la vida”

Na Conferência, a Professora Colmenares tratou sobre a produção de conhecimento na Modernidade ocidental e a contrastou com formas de conhecimento negadas, justamente aquelas que, sem renunciar à ética, também não se alicerçaram exclusivamente na racionalidade instrumental. Em uma circunstância como a atual, quando o conflito não é mais entre capital e trabalho mas entre o capital e a vida, se torna também urgente a produção de uma ciência que seja pertinente à vida e que inclusive se responsabilize por ela. As profundas crises do mundo contemporâneo exigem pôr a razão, e a ciência, ao serviço da vida.

*Katya Colmenares, mexicana, doutora em Humanidades com especialidade em Filosofia Política pela Universidade Autônoma Metropolitana (UAM-I), membro do conselho interno e chefe de Planos e Programas Acadêmicos do Instituto Nacional de Formação Política do Partido do Movimento de Regeneração Nacional (MORENA). Foi Diretora do Bacharelado em Filosofia (2017-2019) e do Mestrado em Filosofia e Crítica da Cultura (2019-2020) na Universidade Intercontinental da Cidade do México. Foi professora na Faculdade de Filosofia e Letras da UNAM (2007, 2011), no Instituto Politécnico Nacional, México (2012), na Universidad Mayor de San Andrés na Bolívia (2009), no Mestrado em teoria Crítica da Pós-Graduação em Ciências do Desenvolvimento, CIDES-Bolívia (2016), no bacharelado (2014-2019) e no mestrado da Universidade Intercontinental (2020), entre outros. Ministrou conferências na Bolívia, Venezuela, Guatemala, Colômbia, Argentina e Honduras. Em 2012, concluiu estágio de pesquisa de doutorado na Humboldt Universität zu Berlin, Alemanha. Trabalhou como assistente do Dr. Enrique Dussel entre 2003 e 2007. Possui pós-doutorado em Estudos Latino-Americanos. Publicou vários artigos relacionados com a lógica dialética, a filosofia política crítica e o método da ciência crítica em consonância com a Filosofia da Libertação. É autora do livro Hacia una ciencia de la lógica de la liberación. Elementos para una crítica de la razón trans-ontológica (Autodeterminación/La muela del Diablo, Bolívia, 2015).

Abraços,

Prof. Dr. Byron Vélez Escallón