Encontro com Valerio Magrelli

23/10/2019 15:39

 


Valerio Magrelli é uma das grandes referências da literatura italiana hoje. Seus livros já foram traduzidos para várias línguas e, agora, tem sua primeira tradução para o português com a antologia 66 poemas (Rafael Copetti Editor).

Valerio Magrelli nasceu em Roma e tem 40 anos de uma carreira de grande repercussão entre o público em geral e a crítica mais especializada. Poeta, tradutor e professor de literatura francesa na Università di Roma Tre, Magrelli é da mesma geração de outro poeta que vem ganhando espaço em nosso mercado editorial, Enrico Testa, também editado pela Rafael Copetti Editor.

Sua escrita poética tece relações com outros saberes, como a filosofia e a ciência; precisão e paciência caminham juntas em sua escrita. Como ele mesmo já afirmou, há um prazer pelo jogo com os instrumentos da poesia e do poético, que vai sendo tensionado em várias dimensões e direções. Jogar com os versos e jogar em versos toca tons civis, morais, políticos, delineando paisagens naturais, topografias e paisagens tecnológicas.

Aspectos da vida cotidiana fazem parte e são um traço de sua escrita. O banheiro, a cozinha, o cinema, o hospital são todos espaços percorridos por Valerio Magrelli, que ainda trata do ataque às torres gêmeas de 11 de setembro, da atual problemática da imigração.

66 poemas traz poemas de 1980 até 2018. Uma das seções é Legendas para a leitura de um jornal que confirma essa linguagem mais imediata, trabalha com os textos dos anúncios de jornais, que também servem para refletir sobre alguns aspectos da sociedade:

“Aluga-se sobrado próximo da via férrea

com edícula ao lado

do ponto final do ônibus

e sala de visita na divisa com o metrô.

Pobres casas habitadas pelo barulho

onde famílias pequenas e isoladas

se apertam — passarinhos nos cabos

da alta tensão. A alta tensão

do censo

e das classes, a alta

tensão do dinheiro […]”

Telefone: (48) 3664-2683