Disciplina Isolada

ANTES DE TUDO: se você é aluno(a) de mestrado ou doutorado na UFSC com matrícula ativa, você não seguirá esse procedimento – porque você não será aluno(a) em disciplina isolada. Será feita uma matrícula entre programas. Para isso basta mandar um e-mail para a Secretaria (ppglitufsc@gmail.com) com cópia para a Secretaria do seu curso de origem solicitando a matrícula. Se houver vaga, daremos o aval para que sua Secretaria faça a matrícula – por e-mail mesmo. Essa modalidade não respeita um prazo específico, uma vez que os calendários de matrícula dos programas não são unificados – claro que nãos e deve abusar e requerer a matrícula na metade ou final do semestre.

Já os alunos de pós-graduação de outras universidades com interesse em cursar alguma disciplina do programa, deverá vir pessoalmente à Secretaria do PPGLit munidos de 1) documento oficial com foto e 2) atestado de matrícula que comprove vínculo com a instituição de origem. Assim como pedimos aos acadêmicos de outros programas da UFSC: “Essa modalidade não respeita um prazo específico, uma vez que os calendários de matrícula dos programas não são unificados – claro que nãos e deve abusar e requerer a matrícula na metade ou final do semestre”.

Instruções para matrícula em disciplina isolada

Quem pode requerer: para aquele(a) que não esteja regularmente matriculado(a) no Programa de Pós-graduação em Literatura, mas desejam cursar uma disciplina do PPGL, é oferecida a modalidade de aluno em disciplina isolada. Nessa modalidade, o(a) aluno(a) cursa a disciplina normalmente, com direito a validação em histórico, desde que tenha obedecido a frequência mínima de 75% das aulas e entregado os trabalhos solicitados pelo(a) professor(a).

É preciso que haja vaga disponível, o consentimento do(a) professor(a) da disciplina, e a aprovação da coordenação. A matrícula de aluno em disciplina isolada é feita mediante um formulário próprio, que segue abaixo.

Terminado o processo de matrícula dos alunos regulares, as vagas restantes em disciplinas poderão ser ocupadas por pessoas que tenha interesse em efetuar uma matrícula em disciplina isolada.

A matrícula é efetuada em data predeterminada pela coordenação e divulgada no site do programa. Aceita a pré-inscrição e efetuada a matrícula, o requerente terá vínculo como Aluno de Disciplina Isolada, com número de matrícula e direito a emissão de atestado de matrícula e, posteriormente cumprida todas as atividades da disciplina, histórico comprovando os créditos, horas/aula e conceito.

Só é possível requerer matrícula em disciplina isolada em no máximo oito (8) créditos por semestre, apenas em disciplinas optativas.

Para solicitar a matrícula em disciplina isolada os interessados deverão:

  • Efetuar Pré Inscrição na Página do CAPG Inscrições nas datas estipuladas semestralmente no calendário de matrícula;
  • Enviar para Secretaria o formulário gerado pela Página do CAPG apenas e exclusivamente pelo e-mail ppglitufsc@gmail.com e somente nas datas informadas no calendário de matrícula do PPGLit;
  • Informar no campo “assunto” do e-mail  “Matrícula em Disciplina Isolada”, o Código e Nome da disciplina, conforme consta no quadro de horário;
  • Após o deferimento do pedido de matrícula pelos professores, a Secretaria do PPGLit publicará os resultados nesta página e as matrículas serão efetivadas pela Secretaria;
  • No período estipulado no Calendário de Matrícula do semestre, trazer os seguintes documentos originais para conferência:

– RG e do CPF;

– Diploma de Graduação / Mestrado / Doutorado ou equivalente (declaração de estar cursando o último semestre na Graduação).

 

O não cumprimento das instruções indeferirá o pedido automaticamente.

Ao final do semestre o aluno poderá requerer um histórico escolar contendo os conceitos recebidos nas disciplinas cursadas.

Entende-se como aluno(a) em disciplina isolada aquele(a) matriculado(a) com direito a histórico certificando freqüência, créditos, carga horária e nota;

Entende-se como aluno(a) ouvinte aquele(a) que frequenta a disciplina com anuência do(a) professor(a), com direito apenas a certificado de freqüência.

 

As datas de matrículas de cada semestre serão divulgadas na página do calendário de matrículas, que ficam no Menu à esquerda.

Após a matrícula, o/a discente em disciplina isolada deverá entrar na página – capg.ufsc.br – clicar em “esqueci a senha” – inserir seu CPF. Receberá, depois disso, um e-mail com um link para o cadastro de uma nova senha.

ANTES DE TUDO: se você é aluno(a) de mestrado ou doutorado na UFSC ou de outra universidade com matrícula ativa, você não seguirá esse procedimento – porque você não será aluno(a) em disciplina isolada. Será feita uma matrícula entre programas. Para isso basta mandar um e-mail para a Secretaria (ppglit@contato.ufsc.br) com cópia para a Secretaria do seu curso de origem solicitando a matrícula. Se houver vaga, daremos o aval para que sua Secretaria faça a matrícula – por e-mail mesmo. Essa modalidade não respeita um prazo específico, uma vez que os calendários de matrícula dos programas não são unificados – claro que nãos e deve abusar e requerer a matrícula na metade ou final do semestre.

Instruções para matrícula em disciplina isolada

Quem pode requerer: para aquele(a) que não esteja regularmente matriculado(a) no Programa de Pós-graduação em Literatura, mas desejam cursar uma disciplina do PPGL, é oferecida a modalidade de aluno em disciplina isolada. Nessa modalidade, o(a) aluno(a) cursa a disciplina normalmente, com direito a validação em histórico, desde que tenha obedecido a frequência mínima de 75% das aulas e entregado os trabalhos solicitados pelo(a) professor(a).

É preciso que haja vaga disponível, o consentimento do(a) professor(a) da disciplina, e a aprovação da coordenação. A matrícula de aluno em disciplina isolada é feita mediante um formulário próprio, que segue abaixo.

Terminado o processo de matrícula dos alunos regulares, as vagas restantes em disciplinas poderão ser ocupadas por pessoas que tenha interesse em efetuar uma matrícula em disciplina isolada.

A matrícula é efetuada em data predeterminada pela coordenação e divulgada no site do programa. Aceita a pré-inscrição e efetuada a matrícula, o requerente terá vínculo como Aluno de Disciplina Isolada, com número de matrícula e direito a emissão de atestado de matrícula e, posteriormente cumprida todas as atividades da disciplina, histórico comprovando os créditos, horas/aula e conceito.

Só é possível requerer matrícula em disciplina isolada em no máximo oito (8) créditos por semestre, apenas em disciplinas optativas.

Para solicitar a matrícula em disciplina isolada os interessados deverão:

  • Efetuar Pré Inscrição na Página do CAPG nas datas estipuladas semestralmente no calendário de matrícula;
  • Enviar para Secretaria o formulário gerado pela Página do CAPG apenas e exclusivamente pelo e-mail ppglit@contato.ufsc.br e somente nas datas informadas no calendário de matrícula do PPGLit;
  • Informar no campo “assunto” do e-mail  “Matrícula em Disciplina Isolada”, o Código e Nome da disciplina, conforme consta no quadro de horário;
  • Após o deferimento do pedido de matrícula pelos professores, a Secretaria do PPGLit publicará os resultados nesta página e as matrículas serão efetivadas pela Secretaria;
  • No período estipulado no Calendário de Matrícula do semestre, trazer os seguintes documentos originais para conferência:

– Histórico Escolar do Curso Superior ou Mestrado ou Doutorado;

– Fotocópia do RG e do CPF;

– Diploma de Graduação / Mestrado / Doutorado ou equivalente (declaração de estar cursando o último semestre na Graduação).

 

O não cumprimento das instruções indeferirá o pedido automaticamente.

Ao final do semestre o aluno poderá requerer um histórico escolar contendo os conceitos recebidos nas disciplinas cursadas.

Entende-se como aluno(a) em disciplina isolada aquele(a) matriculado(a) com direito a histórico certificando freqüência, créditos, carga horária e nota;

Entende-se como aluno(a) ouvinte aquele(a) que frequenta a disciplina com anuência do(a) professor(a), com direito apenas a certificado de freqüência.

Documentos exigidos, que deverão ser enviados DIGITALIZADOS por e-mail:

– Formulário de pré-inscrição;

– Histórico Escolar do Curso Superior ou Mestrado ou Doutorado;

– Fotocópia do RG e do CPF;

– Diploma de Graduação / Mestrado / Doutorado ou equivalente (declaração de estar cursando o último semestre na Graduação).

 

As datas de matrículas de cada semestre serão divulgadas na página do calendário de matrículas, que ficam no Menu à esquerda.