Arquivo, Tempo e Imagem

Modernidade, fragmento. Imagem. Potência. Arte e reprodutibilidade técnica. Experiência e Pobreza. Narração. Inconsciente ótico. Prótese do olhar. Montagem. Imagem-movimento, Imagem-tempo. Modos de produção da modernidade: manufatura e indústria. O olhar. Som e silêncio. Memória. O jogo géstico. Mal de arquivo e arquivo do mal. Literatura e Acontecimento. Anacronismos. Sobrevivências. O entrelugar, o não-lugar, o vazio. Visível e legível. Ampliações, reduções . Aproximações, distanciamentos . Nomadismo . Música, artes plásticas e literárias. Estudos culturais, indústria cultural e literatura.

Professores ligados à linha:

ANA LUIZA BRITTO CEZAR DE ANDRADE
ANDREA SANTURBANO
DANIEL SERRAVALE DE SÁ
JAIR TADEU DA FONSECA
LUIZ FELIPE GUIMARÃES SOARES
MARIA APARECIDA BARBOSA
MARIA LÚCIA DE BARROS CAMARGO
PATRICIA PETERLE
SÉRGIO ROMANELLI

Projetos ligados à linha:

TricS – Translation Interpreting and Cultural Studies – Sérgio Romanelli
Adaptação e notas para nova edição da divina comédia – Silvana de Gáspari
Arquivos Literários II: fluxos entre Itália-Brasil – Patricia Peterle
Circuito de formas e sentidos – Maria Aparecida Barbosa
D. Pedro II tradutor: análise do processo criativo – Sérgio Romanelli
Escritos de Osman Lins publicados nos jornais recifenses – Ana Luiza de Andrade
Funções discursivas e identitárias da troca de códigos em famílias tri-geracionais de origem italiana residentes na cidade de São Paulo em contextos de confraternização – Sérgio Romanelli
Gestographias – Ana Luiza de Andrade
Literatura, cinema, cultura e contracultura – Jair Tadeu da Fonseca
Montegemúsica – Luiz Felipe Guimarães Soares
O gótico nas culturas digitais – Daniel Serravale de Sá
Os arquivos de Domingos Carvalho da Silva – Maria Lúcia de Barros Camargo
POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS, sexta edição – Maria Lúcia de Barros Camargo
Questões de literatura italiana contemporânea – Andrea Santurbano