Arquivo, Tempo e Imagem

Modernidade, fragmento. Imagem. Potência. Arte e reprodutibilidade técnica. Experiência e Pobreza. Narração. Inconsciente ótico. Prótese do olhar. Montagem. Imagem-movimento, Imagem-tempo. Modos de produção da modernidade: manufatura e indústria. O olhar. Som e silêncio. Memória. O jogo géstico. Mal de arquivo e arquivo do mal. Literatura e Acontecimento. Anacronismos. Sobrevivências. O entrelugar, o não-lugar, o vazio. Visível e legível. Ampliações, reduções . Aproximações, distanciamentos . Nomadismo . Música, artes plásticas e literárias. Estudos culturais, indústria cultural e literatura.

Professores ligados à linha:

ANA LUIZA BRITTO CEZAR DE ANDRADE
ANDREA SANTURBANO
DANIEL SERRAVALLE DE SÁ
JAIR TADEU DA FONSECA
MARCIO MARKENDORF
MARIA APARECIDA BARBOSA
MARIA LÚCIA DE BARROS CAMARGO
MERITXELL HERNANDO MARSAL (Suplente)
PATRICIA PETERLE (Representante da Linha)
SÉRGIO ROMANELLI
TIAGO GUILHERME PINHEIRO

Projetos ligados à linha:

TricS – Translation Interpreting and Cultural Studies – Sérgio Romanelli
Adaptação e notas para nova edição da divina comédia – Silvana de Gaspari
Arquivos Literários II: fluxos entre Itália-Brasil – Patricia Peterle
D. Pedro II tradutor: análise do processo criativo – Sérgio Romanelli
Escritos de Osman Lins publicados nos jornais recifenses – Ana Luiza de Andrade
Gestographias – Ana Luiza de Andrade
Literatura, cinema, cultura e contracultura – Jair Tadeu da Fonseca

O gótico nas culturas digitais – Daniel Serravalle de Sá
Os arquivos de Domingos Carvalho da Silva – Maria Lúcia de Barros Camargo
POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS, sexta edição – Maria Lúcia de Barros Camargo
Questões de literatura italiana contemporânea – Andrea Santurbano
Amizades intelectuais – Poética e crítica literária com Walter Benjamin – Maria Aparecida Barbosa