I Ciclo de Conferências ‘Abolição no Brasil vs Democracia: Liberdade, Saúde e Educação do povo brasileiro’

17/05/2017 14:41

por NEAB | UPE

Apresentação

O I ciclo de conferências Abolição no Brasil vs Democracia: Liberdade, Saúde e Educação do povo brasileiro, tem como objetivo, reunir toda a comunidade acadêmica para propiciar uma reflexão através de um debate sobre a construção da Democracia no país, sua trajetória e como esta se reverbera hoje, no que se refere à liberdade, à saúde e a educação da nação brasileira.
Os desafios apresentados na atualidade pelo sistema governamental suscitam essa reflexão para que se encontre um novo rumo para o desenvolvimento do país em todos os âmbitos.
Nossa sociedade se constitui à luz da globalização, o que leva a redimensionar um conjunto de valores, saberes e conhecimentos, cuja lógica principal é de um sistema de exclusões, capaz de desconsiderar as identidades diferenciadas, as práticas sociais, políticas e culturais dos diferentes grupos étnico-raciais; indicadores que revelam como estão entrelaçados os processos de desigualdade social e racial.
A universidade é o espaço em que essa preocupação se faz obrigatória, uma vez que forma cidadãos e profissionais em todos os campos do saber e, são estes que tomarão as rédeas do desenvolvimento econômico, social e político do país em suas mãos.
Diante disso, o Núcleo de Estudos sobre África e Brasil – NEAB, da Universidade de Pernambuco, ciente do seu papel na sociedade, toma a iniciativa de conclamar seus pesquisadores, para que junto com intelectuais de outras universidades possam empreender um evento dessa envergadura, tão importante, não somente para a comunidade acadêmica, mas também para todos os cidadãos desse país.
Os membros do NEAB, diante da situação crucial em que se encontra o país, percebem a necessidade de se trabalhar em prol dessa questão, uma vez que a necessidade de traçar uma nova trajetória para a nação se faz urgente e necessária.

Objetivos

08/05/2017 – Segunda-feira
(Sala do Núcleo de Estudos sobre África e Brasil da Universidade de Pernambuco)
16:30 Conferência: Racismo e mestiçagem no Brasil: a respeito de um samba de Noel