Agenda de Defesas

Dezembro de 2025

 Dia 19, às 16h, virtual

 

Defesa da Tese NÃO EXISTE PECADO AO SUL DO EQUADOR: SEXUALIDADES, AFETOS E SABERES QUEER/CUÍR NAS AMÉRICAS, Marcelo Spitzner, sob orientação de Simone Pereira Schmidt.

 

Dia 15, às 09h, na Sala Machado de Assis

Defesa da Tese Arqueografia da sobrevivência na poesia de Antonella Anedda e Conceição Evaristo, de Tatiara Aline Pinto, sob orientação de Patricia Peterle.

 

Dia 11, às 14h, virtual (https://meet.google.com/vdm-phmp-ykq)

 

Defesa da Tese LAÇOS DE FAMÍLIA: EXERCÍCIOS DE LEITURA, de Mateus Toledo Gonçalves, sob orientação de Alexandre Nodari.

 

Dia 10, às 14h, na sala 325 (CCE, Bloco B)

Defesa de Tese O retrato em estado de poesia: a criação cinematográfica de Joel Pizzini em Caramujo-Flor e Olho Nu, de Luiz Fernando de Oliveira, sob orientação de Jair Tadeu da Fonseca.

 

Dia 09, às 14h, na sala 323 (CCE, Bloco B)

Defesa da Dissertação Franklin Cascaes muito além das bruxas: poemas e anotações nos diários arquivados do artista, de Katiely Michielin, sob orientação de Ricardo Gaiotto de Moraes.

 

Dia 04, às 9h, virtual (https://conferenciaweb.rnp.br/sala/jorge-hoffmann)

Defesa de Tese Configurações multiculturais na formação da sociedade carioca em contos de Machado de Assis, de Wilson Sousa Oliveira, sob orientação de Jorge H. Wolff.

 

Dia 01, às 14h30, virtual

Defesa da Tese Também nos animais as centelhas se mostram: animalidade na poesia e no desenho de Hilda Hilst, de Eduavison Pacheco Cardoso, sob orientação de Maria Lucia de Barros Camargo.

 

 

Novembro de 2025

Dia 28, às 14h, na sala 311 (CCE, Bloco B)

Defesa da Tese Confluências do Capibaribe, de Claudemir Pedroso Flôres, sob orientação de Ana Luiza Brito Cezar de Andrade.

 

Dia 19, às 14h, na Sala Machado de Assis

Defesa da Tese LEIA ESTA POETA: por uma tradução negro-feminista de Nikki Giovanni, de Desirée Francine dos Santos, sob orientação de Tânia Regina Oliveira Ramos.

 

Dia 07, às 09h30, virtual

Defesa da Tese Escrever com: coautoria e encontrografia na Poesia Brasileira Contemporânea, de Luciéle Bernardi de Souza, sob orientação de Jorge H. Wolff.

 

 

Outubro de 2025

Dia 31, às 14h, na sala 138 (bloco A, CCE, UFSC)

Defesa da Tese Julio Bressane, cinema do excesso, de André Vichara Barcellos, sob orientação de Carlos Eduardo Schmidt Capela.

Dia 28, às 9h, virtual

Defesa da Dissertação A literatura de insurgência de Buchi Emecheta e a representação do maternar sem recompensas em “As Alegrias da Maternidade”, de Karla Mafra Tabalipa, sob orientação de Susan Aparecida de Oliveira.

 

 

Setembro de 2025

Dia 24, às 15h, na Sala Machado de Assis

Defesa da Tese Do amor e da ética, uma discussão feminista a partir das mulheres saramaguianas, de Bianca Rosina Mattia, sob orientação de Simone Pereira Schmidt.

 

 

Agosto de 2025

Dia 13, às 14h, na Sala Machado de Assis

Defesa da Dissertação Da impotência ao impossível: a transposição de Orides Fontela, de Waléria Nunes, sob orientação de Susana Celia Leandro Scramim.

 

Dia 26, às 13h, virtual

Defesa da Dissertação Phantasmagoria de Carroll e o nonsense literário, de Camila Ecks Bordin, sob orientação de Dirce Waltrick do Amarante.

 

Dia 29, às 14h, virtual

Defesa da Tese TOPOGRAFIA DAS LÁGRIMAS: UMA ANÁLISE CONTRACOLONIAL DA ESCRITA DE IMIGRANTES NAS ANTOLOGIAS COLETIVAS “VOLTA PARA TUA TERRA”, de Evellyn Kjellin Patussi, sob orientação de Susan Aparecida de Oliveira.

 

Dia 29, às 14h, na Sala Machado de Assis

Defesa da Tese Mira [Schendel] e Mirtha Dermisache: escritas e dispositivos editoriais, de Lisbeth Juliana Monroy Ortiz, sob orientação de Artur de Vargas Giorgi.

 

 

Julho de 2025

Dia 08, às 14h, virtual

Defesa da Dissertação A presença da morte na trilogia órfica de Jean Cocteau: “O Sangue de um Poeta”, “Orfeu” e “O Testamento de Orfeu”, de Brenda Kieling Balbinotti, sob orientação de Andrea Peterle Figueiredo Santurbano.

 

Dia 11, às 14h, na sala 325 – CCE Bloco B

Defesa da Dissertação Crônica da inocência, de Bruna Bittencourt, sob orientação de Ana Luiza Britto Cezar de Andrade.

 

 

Maio de 2025

Dia 30, às 14h, na sala 311 (CCE – B)

Defesa da Tese O que se lê quando se vê “o que jamais foi escrito”, de Ligia Maria Bremer, sob orientação de Ana Luiza Britto Cezar de Andrade.

 

 

Março de 2025

Dia 24, às 14h, virtual.

Defesa da Dissertação Memórias de avós ao sul: perspectivas transdisciplinares para o fazer histórico, de Claudia Luana Cogo, sob orientação da Profª Drª Tânia Regina Oliveira Ramos.

 

Dia 24, às 14h, virtual.

Defesa da Dissertação Transformando o mundo numa obra de arte: Rilke e a função redentora da arte em um mundo desencantado, de Tais Holetz, sob orientação da Profª Drª Izabela Drozdowska-Broering.

 

Dia 25, às 14h30, na Sala Machado de Assis.

Defesa da Dissertação Emaranhado em disputas: a modernidade-colonialidade do cinema brasileiro na Amazônia. Um estudo a partir dos longas-metragens “A Febre” e “Los Silencios”, de Graziela Braz Camilo, sob orientação de Bairon Oswaldo Vélez Escallón.

 

Dia 25, às 14h, virtual.

Defesa da Tese O TEATRO ENGAJADO DE DARIO FO: À PROCURA DE UM PÚBLICO, de Bárbara Cristina Mafra dos Santos, sob orientação de  Silvana de Gaspari.

 

 Dia 26, às 14h, virtual.

Defesa da Dissertação Narrativas poéticas e transgressões culturais em “Décimas, una autobiografia em verso”, de Violeta Parra, de Clareana Moreira de Castro Eugênio, sob orientação de André Fiorussi.