Landa – Vol.9 N°2 (2021)

17/08/2021 10:54

A Revista Landa, do Núcleo Onetti de Estudos Literários Latino-Americanos (UFSC), apresenta seu Vol.9 N°2 (2021). Nesta ocasião, Landa inclui na sua Chamada Pública “A partilha do fogo trabalhos que abordam momentos, nuances e cenas da passagem do bio ao necropolítico. Recebemos contribuições de Ágata Kaiser, Agustina Catalano, Alessandra Deifeld e Elisa Helena Tonon, Cris Torres, Manoel Ricardo de Lima e Júlia Alexim, Natalie Lima, Thiago Fernandes, Janniny Gautério Kierniew, Pedro Augusto Papini, Rafael Camelier da Silva e Simone Zanon Moschen.

O dossiê MetamáquinasFicciones sobre técnicas y maquinaciones, organizado por raúl rodriguez freire e Mary Luz Estupiñán Serrano, recolhe trabalhos que, a partir da reflexão teórica ou crítica, e desde a criação ensaística e narrativa, se perguntam pela escritura que ousa pensar seu próprio caráter escritural, seus artefatos e seus suportes. Engenhocas retóricas, máquinas de linguagem, ficções discursivas, artifícios maquínicos, são relevados pelos trabalhos assinados pelos organizadores do dossiê e por Juan Castro, Gabriela Milone, Jorge Wolff, Ana Porrúa, Mario Cámara, Hugo Herrera, Eugenia Prado Bassi e Nohelia Meza.

O dossiê Universidade, virtualidade, experiência, organizado por Byron Vélez Escallón e Artur de Vargas Giorgi, recolhe a memória de evento acontecido entre os meses de Julho e Setembro de 2020. Neste dossiê, a cuja apresentação específica convidamos os nossos leitores, se incluem as intervenções dos organizadores e dos pesquisadores e pesquisadoras Raúl Antelo, Susana Scramim, Carlos Capela, Ricardo Gaiotto, Jefferson Mello, Luz Rodríguez Carranza, Pedro Brum, Rafael Alonso e raúl rodríguez freire.

Em “Evasão” (publicado originalmente em Evasión y otros ensayos, de 2018), único texto da seção “Olhares” desta edição, César Aira reflete, em seu tom singular que mescla o riso sardônico e a agudeza crítica, sobre  o engajamento a literatura de evasão a partir de The black arrow de Stevenson, e sobre o espaço literário e cinematográfico, ao mesmo tempo em que se burla das escritas do eu.

Encerrando o número, Christina Soto van der Plas resenha o livro Interpelaciones: indicios y fracturas en textos latinoamericanos (Eduvim, 2019), de Luz Rodríguez Carranza.

O número está integralmente disponível no link: http://www.revistalanda.ufsc.br/

A Revista também está com duas Chamadas Públicas em aberto: https://revistalanda.ufsc.br/chamadas2/

Boas leituras!

A equipe editorial