Nota do Programa contra o corte de bolsas da CAPES

25/03/2020 19:49

O Programa de Pós-graduação em Literatura – avaliado como nota 5 – desde 1971 desempenha importante papel no desenvolvimento dos Estudos Literários na região de Santa Catarina, formando professores pesquisadores e constituindo um centro de referência em sua área no Brasil.

Como resultado, o nosso programa dispõe atualmente de apenas 12 bolsas de mestrado e 28 bolsas de doutorado. Em números correspondem a um corte de aproximadamente 34% no número total de bolsas de estudo em ambos os níveis.

Se comparado ao número total de estudantes do programa (71 estudantes de mestrado, 115 de doutorado), certamente temos apenas um pequeno número de beneficiários.

Por isso, nos opomos contra o corte de bolsas nas universidades, repudiamos as inverdades declaradas pelo presidente da CAPES sugerindo não ter havido cortes nas instituições, e nos posicionamos contrários ao encolhimento de investimentos públicos nas áreas de humanidades.

Conferir o documento do presidente da CAPES em: https://www.capes.gov.br/36-noticias/10225-capes-esclarece-modelo-de-concessao-de-bolsas