Literatura em prosa – conversa com Clarice Fortunato

20/11/2020 11:01

O projeto Literatura em prosa prevê dialogar com escritores catarinenses e/ou residentes em SC por meio de entrevistas realizadas semanalmente pelo perfil do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina no Instagram (@ppglitufsc). Além de conhecer autores, obras e práticas de escrita, os participantes poderão interagir com os entrevistados durante o desenvolvimento da atividade, que contará com a emissão de certificado.

As inscrições são gratuitas, abertas à comunidade em geral, podem ser realizadas até o dia 25 de novembro, às 16 horas, por meio do link:

A entrevistada da edição é Clarice Fortunato (@claricefortunatoreal), mulher negra, escritora, professora, pesquisadora, feminista e doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com período sanduíche na University of Exeter, na Inglaterra. Atualmente leciona da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. “Da vida nas ruas ao teto dos livros” (Pallas, 2020) é a sua estreia como autora de literatura.

A entrevistadora Camila Morgana Lourenço (@camilalourenco161) é jornalista e mestre e doutora em Literatura: Teoria Literária (UFSC). Tem textos ficcionais publicados em coletâneas como “Quinze Pavios” (Ipê Amarelo, 2020), “70x Caio: antologia poética com 70 poetas em homenagem aos 70 anos de Caio Fernando Abreu” (Patuá, 2019) e “Quem dera o sangue fosse só o da menstruação” (Urutau, 2020). É autora do livro-reportagem biográfico “Retrato Literário: Urda Alice Klueger e o fazer literário” (Univali, Edifurb, 2004).