Aula Magna com Veronica Stigger

16/08/2019 12:10

A escritora, crítica de arte, curadora independente e professora universitária Veronica Stigger é a convidada do Programa de Pós-graduação em Literatura da UFSC para ministrar a aula magna de abertura do semestre. “Arqueologia da invenção” é o tema da atividade que inaugura as atividades acadêmicas de 2019-2.

O evento acontece às 10 horas do dia 21 de de agosto no Auditório do CSE/UFSC.

 

Veronica Stigger nasceu em 1973, em Porto Alegre. Desde 2001, mora em São Paulo. É escritora, crítica de arte e professora universitária. Em 1991, ingressou no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde conheceu o poeta, professor e crítico literário Eduardo Sterzi, com quem vive até hoje. Chegou a trabalhar em redações de rádio, televisão e jornal, mas as abandonou para se dedicar à pesquisa universitária. É mestre em Semiótica pela Unisinos e doutora em Teoria e Crítica de Arte pela USP. Possui pós-doutorado pela Università degli Studi di Roma “La Sapienza”, pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP) e pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. Atualmente, é coordenadora do curso de Criação Literária da Academia Internacional de Cinema e professora nas Pós-Graduações em História da Arte e em Fotografia da FAAP e na Pós-Graduação em Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz. Seu livro de estreia, O trágico e outras comédias, uma reunião de contos, foi publicado primeiramente em Portugal pela editora Angelus Novus, de Coimbra. No ano seguinte, o livro ganhou edição brasileira pela 7Letras, do Rio de Janeiro. Depois deste, publicou mais nove volumes: sete adultos e dois infantis.
Em seus livros, explora as diferentes formas literárias, desrespeitando propositalmente os limites de gênero. Por isso, seus textos assumem os mais diversos formatos: contos, poemas, peça teatral, legenda, anúncio publicitário, palestra etc. Desde 2010, vem realizando também intervenções artístico-literárias em exposições coletivas e individuais. Não por acaso, dois de seus livros se originaram de projetos de literatura pensados para outros suportes que não o livro: Delírio de Damasco decorre da instalação visual Pré-Histórias, 2, realizada nos tapumes da unidade em construção do SESC da Rua 24 de Maio, em São Paulo, em 2010, e Minha novela de vídeo homônimo apresentado na exposição individual Sarau, ocorrida entre dezembro de 2012 e fevereiro de 2013, na Casa do Brasil, em Bruxelas. No teatro, em 2013, assinou a dramaturgia da peça ¡Salta!, do Coletivo Teatro Dodecafônico, de São Paulo, e, naquele mesmo ano, teve textos seus adaptados para o palco pelas companhias Súbita e Casca no espetáculo Extraordinário cotidiano, apresentado em Curitiba, e por Felipe Hirsch no espetáculo Puzzle, apresentado em Frankfurt e São Paulo e, em 2015, no Rio de Janeiro.
Obras literárias
Romances
Opisanie świata –  2013, (nova edição no prelo), Editora Sesi
Sombrio Ermo Turvo –  2019, Todavia
Contos e Crônicas
O trágico e outras comédias – 2004, 7Letras

Os anões – 2010, (nova edição no prelo), Editora Sesi
Massamorda – 2011, Dobra

Delírio de Damasco – 2012, Cultura e Barbárie
Minha novela – 2013, Cultura e Barbárie
Sul (96 págs.)  – 2016, Editora 34
Gran Cabaret Demenzial – 2007, 2018/, Editora Sesi
Infantil
Dora e o Sol – 2010, 34
Onde a onça bebe água [em coautoria com o Eduardo Viveiros de Castro]. 2015, Cosac Naify
Edições estrangeiras
O trágico e outras comédias. Coimbra: Angelus Novus, 2003
Argentina: Sur / Sul / trad. Gonzalo Aguiar – 2014, Grumo
Revoltijo – 2014, Mariposa Cartonera, [Tradução de Massamorda para o espanhol]
México: Opisanie Swiata – (no prelo), Ediciones Antílope
Prêmios
2010 – Finalista do Prêmio Fato Literário da RBS
2013 – Prêmio Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional [por Opisanie świata]
2014 – Prêmio São Paulo de Literatura – Autor Estreante (acima dos 40) [por Opisanie świata]
2014 – Prêmio Açorianos para Narrativa Longa [por Opisanie świata]
2014 – Terceiro lugar no Prêmio Jabuti para Romance [por Opisanie świata]

2014 – Finalist do Prêmio Portugal Telecom [por Opisanie świata]

2017 – Prêmio Jabuti, CBL, Categoria Contos e Crônicas, por Sul