Convite para conferência “A memória como herança: A chave da casa e Azul-corvo”

21/11/2014 13:45

Convidamos a tod@s para a conferência  “A memória como herança: A chave da casa e Azul-corvo  com a professora/pesquisadora Dra. Marilene Weinhardt (UFPR) no evento II Ciclo de Palestras: Os Mestre da Narrativa Histórica Brasileira.

26/11 – 19h às 22h – LOCAL: AUDITÓRIO BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA- UFSC    – Terá sorteio de livros e será fornecido certificado de participação.

BREVE APRESENTAÇÃO DO PROJETO: II Ciclo de Palestras: Os Mestres da Narrativa Histórica Brasileira

O projeto de extensão II Ciclo de Palestras: Os Mestres da Narrativa Histórica Brasileira versa, por meio de palestras, proferidos por um grupo de acadêmicos, sobre os principais escritores que referendaram os principais acontecimentos históricos no Brasil, especificamente aqueles oriundos das revoltas, revoluções, enfim das datas que marcaram a nossa história.

Portanto, a partir da leitura da vida e da obra do autor apresentado, assim como a estrutura do próprio romance, delineado através da sua estrutura básica (enredo, período histórico do autor e anterior, personagens, espaço, tipo de narrador), pretendemos abordar brevemente características ligadas a esses episódios, ensejando possíveis diálogos com o público participante. A título de exemplo, a passagem do Império para a República, a construção da Ferrovia Madeira Mamoré, a Guerra do Contestado, assim como personalidades históricas, como é o caso de Gregório de Matos e da princesa Carlota Joaquina, serão temáticas articuladas nos romances trabalhados.

Tendo em vista a grande aceitação do I Ciclo de Palestras: Os Mestres da Literatura Latino-Americana, a contribuição maior desse segundo projeto parte de uma valorização da nossa memória em relação aos acontecimentos que marcaram a história brasileira, compartilhado através dos seus estados territoriais e culturas, mesclando teoria literária e historiografia, revitalizando com o nosso presente atual, instigando novas leituras e olhares críticos.

Saudações Cordiais!

Cristiano Mello de Oliveira

Curador do II Ciclo de Palestras: Os Mestres da Narrativa Histórica Brasileira

Doutorando em Literatura – UFSC

Palestra ““A memória como herança: A chave da casa e
Azul-corvo

Palestrante: Profa. Dra. Marilene Weinhardt (UFPR – Curitiba)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1973), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo(1982), doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo(1994) e pós-doutorado pela Universidade de Lisboa(2006). Atualmente é professor sênior da Universidade Federal do Paraná e Membro de comitê assessor da (FUND. ARAUACÁRIA) Fundação Araucária. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira. Atuando principalmente nos seguintes temas:ficção histórica, ficção brasileira contemporânea, romances do Sul.