Impacto Social

O Programa de Pós-graduação em Literatura desenvolve formas de inserção social na forma de ações de extensão, projetos, núcleos de pesquisa, todos com o objetivo a transferência de conhecimento e/ou tecnologias para segmentos sociais específicos. Dentre as ações desenvolvidas por integrantes do PPGLit estão o desenvolvimento de material didático, bancos de dados, digitalização e popularização de acervos literários, elaboração de obras de referência, práticas educativas e democráticas como o cineclubismo, produção científica e criativa, dentre outras. Além das atividades de solidariedade e nucleação já descritas no item 8, uma atividade que vem se consolidando no PPGLit é a de tradução de textos inéditos em nosso mercado editorial, desde textos mais teóricos que tem como foco um público mais específico até textos literários que atingem diferentes tipos de leitores. Em 2018, os prof.es do PPGLit publicaram 5 livros traduzidos em editoras de grande, médio e pequeno porte (SESI, EDUFSC, Rafael Copetti Editor, Cultura e Barbarie, Boitempo). O curso oferecido pela profa. profa. Izabela Drozdoeska-Broering, de 1-4 de dezembro de 2018, com foque no ensino da língua polonesa e produção de material didático é outra ação importante realizada em 2018.

Abaixo são indicados, em atenção ao documento de área, projetos que produziram e vêm produzindo resultados positivos no espaço social.
9.1 Ações de extensão

1) Algumas estratégias e ferramentas de ensino de literatura em ambiente de EaD (em andamento) – Coordenação de Alckmar Luiz Dos Santos

Descrição: Este projeto dá continuidade às atividades que o Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL/www.nupill.org) vem desenvolvendo nas diversas interfaces entre literatura e meio digital. Vale ressaltar que é uma atividade que busca sempre associar reflexões teóricas a desenvolvimento de objetos e processos, nas diferentes instâncias em que trabalham, notadamente: a) no desenvolvimento de bibliotecas e bancos de dados digitais de literatura (ambos disponíveis em www.literaturabrasileira.ufsc.br), com a disponibilização de ferramentas de apoio à leitura, ao ensino e à aprendizagem de literatura; b) na utilização de programas de computador para leitura e análise de obras literárias; c) na criação de obras literárias digitais, em que nossas reflexões teóricas sobre textualidades digitais encontram um campo privilegiado de discussão. É também importante chamar a atenção para as diferentes colaborações que o projeto possui com vários grupos de pesquisa, do Brasil e do exterior, e que trabalham com literatura, com meio digital e, sobretudo, com as relações entre literatura e meio digital. Por fim, cabe ressaltar que as pesquisas no núcleo levaram a ter projetos aprovados no edital PRONEX do CNPq e da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina), já por duas vezes.

2) Autores, obras e acervos literários catarinenses em meio digital (concluído em 2018) – Coordenação de Alckmar Luiz Dos Santos

Descrição: Este projeto, continuação do anterior financiado pelo PRONEX (CNPq-FAPESC), concluiu um ambiente de leitura e ensino-aprendizagem de literatura, com bancos de dados e bibliotecas digitais, ferramentas de anotações e de adaptabilidade, compatíveis com plataformas como o Moodle, colocando à disposição do usuário uma biblioteca digital com quase 800 títulos de literaturas brasileira e portuguesa, além de um banco de dados com informação sobre mais de 72.000 obras e mais de 17.000 autores.

3) CineBuñuel: mostra de cinema hispânico (em andamento) – Coordenação de Fiorussi

Descrição: O CineBuñuel é um projeto de extensão dirigido à comunidade que se propõe difundir o cinema hispânico como ponto de partida para debates que permitam o intercâmbio colaborativo de questões relacionadas à língua, cultura e história das comunidades de fala espanhola. Aberto ao público geral, o cineclube também permite aos alunos do curso de Letras/Espanhol aperfeiçoarem suas capacidades comunicativas e compartilhar com outros participantes os conhecimentos adquiridos durante o curso. O cineclube se dirige à divulgação do cinema hispânico, de pouca difusão nas salas comerciais do Brasil, e sua apreciação como forma cultural específica. Além disso, a proposta cinematográfica serve também como recurso que possibilita a reflexão sobre outros temas, históricos, éticos ou culturais, e motiva o diálogo e a aprendizagem colaborativa. O projeto tem, portanto, um caráter interdisciplinar, pois conecta áreas diversas como cinema, letras, história ou antropologia, e se fundamenta na vinculação das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

4) Sarau de Música Popular Brasileira (em andamento) – Coordenação de Claudio Celso Alano da Cruz

Descrição: O objetivo do projeto é levar os alunos da disciplina de História da Música Popular Brasileira, constante do currículo do Curso de Letras da UFSC, a desenvolverem pesquisas em torno de alguns dos principais nomes ou movimentos artísticos da MPB para, ao final do semestre, realizar um trabalho prático que permita mostrar à comunidade a importância histórica, cultural e artística de algumas das obras/canções mais representativas do cenário musical brasileiro, buscando destacar a atualidade e permanência delas. A metodologia utilizada pode ser dividida em dois grandes eixos. O primeiro deles, de caráter mais teórico, levará o aluno a pesquisar determinadas obras/autores representativos para, a partir daí, apresentar em sala de aula, no formato de seminário, os resultados da sua pesquisa, realizada sempre em grupo de cerca de três ou quatro alunos. Algumas semanas depois de iniciada essa pesquisa, o trabalho relativo ao segundo eixo tem início com os primeiros ensaios, onde começarão a serem escolhidas e testadas as canções que farão parte do sarau. Depois de feita pela turma essa seleção, parte-se para a elaboração de um roteiro que distribuirá tais canções ao longo do tempo de apresentação (em torno de 40 a 60 minutos). De forma concomitante a tais atividades vão sendo testadas e distribuídas as vozes e os instrumentos mais adequados para cada canção. Por fim, fixa-se o formato definitivo do sarau e realizam-se os ensaios finais para uma apresentação pública aberta à comunidade.

5) Gothic Digital Library @ UFSC (em andamento) – Coordenação de Daniel Serravalle de Sá

Descrição: Esse projeto de extensão tem como objetivo editar, publicar e distribuir gratuitamente, em formato eletrônico, textos relacionados à literatura gótica. As publicações digitais são uma solução para a dificuldade de encontrar o material impresso e a necessidade de fazer chegar textos de qualidade aos alunos da graduação e da pós-graduação. Visando consolidar laços entre ensino, pesquisa e extensão – sobretudo no que diz respeito à divulgação de textos de apoio ao ensino de graduação e Pós-graduação – esse projeto de extensão estabelece diálogos com as atividades de ensino se dá na medida em que se busca ampliar e facilitar o acesso à textos utilizados na sala de aula por meio da produção de edições digitais em diversos formatos (epub, odt, pdf), eliminando assim a necessidade de xerox. Todos os textos digitais que forem produzidos serão disponibilizados sem custos e sem restrições de uso (de acordo com as leis do domínio público) no DSpace da UFSC – o Repositório Institucional. A fácil distribuição do material editado e, principalmente, o fato que as publicações que serão produzidas são distribuídas gratuitamente para o potencial leitor, justificam a existência do projeto. No primeiro ano do projeto será feita a coleta, avaliação, editoração, publicação e distribuição gratuita de textos narrativos (contos) dos seguintes autores representantes do gótico americano do século XIX. Edgar Allan Poe (1809 -1849) Nathaniel Hawthorne (1804 -1864) Herman Melville (1819 -1891) Ambrose Bierce (1842 -1914) Harry Hubbell Kane (b. 1854) Henry Clay Lewis (1825 -1850) Henry James (1842 -1916) Kate Chopin (1850 -1904) Washington Irving (1783 -1859) Gertrude Atherton (1857 -1948) Charlotte Perkins Gilman (1860 -1935).

6) Literatura Italiana Traduzida em diálogo (em andamento) – Coordenação de Patricia Peterle

Descrição: O projeto quer oferecer, numa perspectiva diferenciada, um contato maior com a cultura italiana, por meio de sua geografia e literatura, em particular a poesia. Para tal, estão previstos módulos dedicados a algumas cidades italianas que, além dos textos literários, serão acompanhados de vídeo e fotos. Com tal iniciativa, pretende-se atuar na formação de forma em geral, com iniciativas que possam ter futuros impactos sociais.

7) O Museu Victor Giudice (em andamento) – Coordenação de Tereza Virgínia de Almeida
Descrição: O projeto tem como objetivo a realização de uma série de ações que visam dar visibilidade ao escritor carioca Victor Giudice (1934-1997) cuja obra, apesar de aclamada pela crítica em sua época, encontra-se ausente das livrarias. O projeto gerou uma importante publicação, o livro “Museu Victor Giudice”, obra que conta com impressões, ensaios e artigos acerca do importante autor literário carioca, falecido em 1997. Os textos, advindos de amigos, conhecidos e admiradores do trabalho do escritor, são resultados do evento artístico-acadêmico de mesmo nome, realizado em dezembro de 2016, na Universidade Federal de Santa Catarina, como parte do projeto de divulgação da obra criativa e impactante de Giudice. [Referência: ALMEIDA, Tereza Virginia de; VELOSO, C. (Org.) ; SALVIATO, A. V. (Org.) ; MENIN, L. (Org.) . Museu Victor Giudice. 1a.. ed. Florianópolis: UFSC, 2018. v. 01. 145p]

8) Exposição “Poesia, memória e arquivo: Carlos Drummond de Andrade”, realizada no Museu Vitor Meirelles em Florianópolis, e aberto à visitação geral, com especial convite a alunos de escolas públicas da capital catarinense. O texto curatorial, assinado por Maria Lucia de Barros Camargo e Laíse Ribas Bastos informava: “Em comemoração aos 115 anos de nascimento – lembrando também os 30 anos de ausência do Poeta – a Universidade Federal de Santa Catarina, através de seu Programa de Pós-graduação em Literatura, em conjunto com o Núcleo de Estudos Literários & Culturais – NELIC e apoio da Secretaria de Cultura- SECARTE, se une ao Museu Victor Meirelles para , juntos, apresentarem a exposição ‘Poesia, memória e arquivo: Carlos Drummond de Andrade’. Com essa exposição, apresentamos ao público catarinense uma especial reunião de obras raras, com primeiras edições e edições especiais para bibliófilos, além de cartas originais inéditas – manuscritas e datiloscritas – fotografias, discografia e a oportunidade de ouvir a voz do poeta lendo seus poemas, oferecendo à comunidade catarinense a oportunidade de um contato mais próximo com a poesia e a memória do poeta. Compõem esta exposição, portanto, as primeiras edições dos livros de Drummond apresentadas em contraste e comparação com suas versões mais recentes – desde seu primeiro livro publicado, Alguma poesia, até Farewell (edição póstuma), passando por antologias, coleções especiais, sua poesia traduzida e publicada em outros países, bem como suas traduções de poesia e prosa para o português, além de algo da fortuna crítica do poeta. No conjunto ora exibido, chamamos atenção para a bela edição especial dos 21 poemas escritos por Drummond como glosa ao conjunto de 21 desenhos de Portinari sobre o Dom Quixote, de Cervantes, e que se dão a ler/ver, poemas e desenhos, em pranchas individuais. No amplo arquivo de Drummond aberto nesta oportunidade, destaca-se, ainda, na vasta correspondência ativa do poeta, um conjunto de 21 cartas enviadas ao também poeta e editor Domingos Carvalho da Silva. […] Também exibimos uma carta do poeta a seu irmão, Altivo, datada de 1933, raro documento histórico. Para além da simples e sempre merecida homenagem, o objetivo desta exposição é proporcionar um encontro com Drummond a partir do raro material colecionado por estudiosos de sua obra […].” Paralelamente à exposição, realizamos um colóquio sobre Drummond com o mesmo título.

9) Projeto Cinema Mundo – Coordenado por Marcio Markendorf
Descrição: O projeto é uma ação cineclubista em parceria com a Biblioteca Universitária Central e o Curso de Cinema com fins de realizar sessões comentadas de obras de diferentes cinematografias, com a participação de profissionais das áreas mais diversas, a fim de aprofundar no público conhecimentos sobre representação de conteúdos e a crítica cinematográfica. O projeto desenvolve uma coleção em e-book, a Cadernos de Crítica, a fim de reforçar o laço entre extensão, pesquisa e ensino e popularizar conhecimentos. Até o momento foram lançados três livros em e-book, todos disponibilizados gratuitamente no repositório da UFSC, bem como todos os arquivos de áudio das mesas-redondas do projeto (consultar as publicações em: http://cinemamundo.cce.ufsc.br/publicacoes/). O objetivo geral da ação extensionista é promover o fomento à cultura por meio da exibição e debate de filmes em sessões gratuitas e abertas à comunidade, com foco na produção de conhecimento de forma horizontal entre mesa-redonda e público. Os objetivos secundários são: a) Desenvolver a formação crítica e artística dos espectadores/debatedores; b) Ampliar o horizonte de referências audiovisuais do público por meio de curadorias de temáticas diversificadas e fora do mainstream; b) Ampliar as atividades da Biblioteca Universitária a fim de torná-la também um espaço de circulação e produção de bens culturais; c) Promover a integração e a socialização de saberes entre universidade e comunidade; d) Estimular a prática cineclubista; e) Criar um caderno de publicação especializado em crítica cinematográfica, o Cadernos de Crítica, para difusão do conhecimento produzido. O projeto já conta com ações mínimas de internacionalização, com informações básicas sobre suas ações disponibilizadas em inglês, no sítio oficial, na aba about us (http://cinemamundo.cce.ufsc.br/)

10) Laboratório de Autoria Feminina (primeira edição encerrada em 2018) – Coordenado por Marcio Markendorf

Descrição: Sabe-se que historicamente as mulheres são invisibilizadas do sistema de produção artístico-literário. Tal caráter invisível não tem origem apenas no institucionalizado e excludente cânone ocidental – masculino, branco, heterossexual e classe média – mas também remete à ausência de condições materiais de acesso aos espaços de educação artística e de desenvolvimento do pensamento literário. Se não estão atrelados a cursos de graduação ou de pós-graduação, o trabalho com Escrita Criativa ocorre em workshops de considerável investimento econômico. O objetivo dessa ação extensionista de cultura, portanto, é abrir as portas de uma instituição de ensino superior, a UFSC, e de uma fundação de cultura, o BADESC, para a aplicação gratuita de um laboratório de autoria feminina, o que constitui um suporte técnico para o desenvolvimento de habilidades de criação. Como resultado esperado da ação encontra-se no prelo a publicação de um e-book com as produções das participantes e prefácio de Silvana Martins, uma das organizadoras do respeitado “Cadernos de Autoria Negra”, material que tenciona colocar em circulação vozes contemporâneas de mulheres em circulação.

11) Quartas Italianas – Coordenado por Patricia Peterle e Andrea Santurbano
Descrição: O projeto de extensão “Quartas italianas” é fruto das atividades desenvolvidas dentro do Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana (NECLIT), devidamente cadastrado no diretório de pesquisa do CNPq, e visa a divulgação, por meio de encontros, leituras, de textos da literatura italiana. Essa iniciativa se insere num espaço mais amplo com a parceria estabelecida com a Biblioteca de Arte & cultura, do Centro Integrado de Cultura-Fundação Catarinense de Cultura, que é um espaço ideal para encontros, e leituras. A parceria entre NECLIT-UFSC e a Biblioteca de Arte&Cultura- FCC tem como objetivo maior promover dois encontros por mês, sempre às quartas-feiras, para uma roda de leitura de fragmentos e textos da literatura italiana, que poderão ser lidos em italiano, acompanhados da tradução, que funcionariam como o mote inicial da conversa. Pretende-se que as leituras e as discussões possam ser agregadoras, tanto pelas línguas em contato, quanto pela diversidade do público e pela pluralidade advinda dos encontros. Uma primeira ação, portanto, seria a de “tirar” o texto literário da sala de aula e ver como ele pode falar para leitores menos especialistas, mas com sensibilidades diferentes. Como os textos nos toca? Que diálogos as línguas, italiano e português, estabelecem por meio das leituras e da tradução? Tal projeto se justifica pela importância da leitura, pela interação entre duas culturas que na história de nosso país sempre estiveram em diálogo.

12) O NEPOM tem realizado anualmente desde 2016, projetos de extensão de curta e média duração abertos à participantes e convidados da comunidade para comporem mesas-redondas, seminários, oficinas e atividades culturais. Estes eventos são sempre organizados pelos componentes do Núcleo, todos estudantes do PPGLit, onde também atuam como ministrantes e debatedores. Em 2018, realizamos o evento (RE)EXISTÊNCIAS NEGRAS com a participação de quilombolas, ativistas, prof.es, rappers, escritores e artesãos negros com e sem vínculos com a UFSC. Em 2018, foi lançado o e-book Geopoéticas Diaspóricas, resultado do evento de extensão de 2017, “Poéticas Diaspóricas”, no qual os participantes publicaram textos dos trabalhos que apresentaram naquela oportunidade. Todo o trabalho de organização, edição e revisão foi realizado pelas doutorandas do PPGLit participantes do NEPOM.

9.2 Livros Traduzidos em circulação nacional
1. ANDRADE, A. L. B. C.. O Mundo de Sonho e a Catástrofe. Florianópolis: EDUFSC, 2018.
2. ANDRADE, A. L. B. C., VARANDAS, A.O presente do passado tradução The Gift of the Past de Susan Buck-Morss ISBN: 978-85-63003-92-8, Desterro: Cultura e Barbárie,2018
3. WOLFF, Jorge. Picasso. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2018. ISBN: 9788563003942.
4. SANTURBANO, ANDREA; PETERLE, Patricia . O fogo e o relato. São Paulo: Boitempo, 2018. ISBN: 9788575596265.
5. BARBOSA, MARIA APARECIDA. O ourives Cardillac e A Senhorita de Scudéry – conto da época de Luís XIV. São Paulo SP: Editor Copetti Editor, 2018. ISBN: 9788567569420.
6. BARBOSA, MARIA APARECIDA. A Janela de Esquina do meu primo. São Paulo: Editora do SESI – SP, 2018. SBN: 978-85-504-09.
7. WOLFF, Joca . Os Fantasmas. Rio de Janeiro: Rocco, 2017. ISBN: 9788532530493.
8. PETERLE, PATRICIA. A porta morgana: sobre poesia e tradução. São Paulo: Rafael Copetti Editor, 2017.ISBN: 9788567569376.
9. WOLFF, Jorge. Continuação de ideias diversas. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens, 2017. ISBN: 9788592989101.
10. BARBOSA, MARIA APARECIDA. O Reflexo Perdido e outros contos insensatos. são Paulo SP: Estação Liberdade, 2017. ISBN: 978-85-7448-2.
11. BARBOSA, MARIA APARECIDA. A Flor Azul, de Novalis. São Paulo SP: Rafael opetti, 2017. ISBN: 9788567569345.
12. HEIDERMANN, W.; BARBOSA, MARIA APARECIDA . Linguística da Mentira. Florianópolis SC: Editora da UFSC, 2017. ISBN: 9788532807977.
13. BARBOSA, MARIA APARECIDA; HEIDERMANN, W. . Nietzsche. São Paulo SP: Editora Três Estrelas, 2017. ISBN: 978-85-6849-3.
14. BARBOSA, MARIA APARECIDA. Princesa Brambilla. Desterro [Florianópolis] SC: cultura e barbárie, 2017. ISBN: 9788563003683.
15. PETERLE, PATRICIA. Páscoa de neve (Pasqua di neve, Enrico Testa). Sao Paulo: Rafael Copetti Editor, 2016.
16. SANTURBANO, A.; PETERLE, Patricia . As pessoas e as coisas. Sao Paulo: Rafael Copetti Editor, 2016. SBN: 9788567569291.
17. ROMANELLI, Sergio; GALEFFI, Eugenia Maria . A árvore de Luz. São Paulo: Rafael Copetti Editor, 2016. ISBN: 9788567569277.
18. BARBOSA, MARIA APARECIDA. A Arte do Século 20 – Premissas. Florianópolis SC: Cultura e Barbárie, 2016. ISBN: 978-85-63003-.
19. BARBOSA, MARIA APARECIDA; MICHAHELLES, K. . Stefan Zweig Novelas Insólitas. Rio de Janeiro RJ: Jorge Zahar Editora, 2015.ISBN: 9788537814734.
20. ESCALLON, B. V.; SCHEIBE, F. ; WOLFF, Joca ; CORREA, J. . Três lendas pringlenses. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2016. (Tradução/Livro).
ISBN: 978-85-63003-.
21. Antonio Carlos Santos; WOLFF, Jorge . Manígua. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2016. ISBN: 9788563003584.
22. GASPARI, Silvana; PETERLE, PATRICIA . Pilatos e Jesus (Pilato e Gesù), Giorgio Agamben). Sao Paulo: Boitempo, 2015..
23. GASPARI, Silvana; PETERLE, PATRICIA . Mistério do mal (Mistero del male, Giorgio Agamben). Sao Paulo: Boitempo, 2015. ISBN: 9788575594278.
24. PETERLE, PATRICIA. O menininho – pensamentos sobre a arte – de Giovanni Pascoli. São Paulo: Rafael Copetti Editor, 2015. ISBN: 9788567569208.
25. PETERLE, PATRICIA; MIRANDA, Wander Melo . Antiafrodisíaco para o amor platônico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
26. WOLFF, Jorge. Um homem morto a pontapés. Rio de Janeiro: Rocco, 2014. ISBN: 9788532529206.
27. ROMANELLI, Sergio; GOTZ hanna . Diários de Adão e Eva. são Paulo: Editora Hedra, 2014. ISBN: 9788577153466.
28. CAPELA, C. E. S.; HONESKO, V. N. . Categorias italianas – Estudos de poética e literatura. Florianópolis: Editora da Univ. Federal de Santa Catarina, 2014.ISBN: 9788532807069.
29. WOLFF, Jorge. Os Lemmings e outros. Rio de Janeiro: Rocco, 2013. ISBN: 9788532528599.
30. BARBOSA, MARIA APARECIDA. contos Mércio [MERZ], de Kurt Schwitters, 2013. ISBN: 9788532806604.
31. BARBOSA, MARIA APARECIDA. Reflexões do Gato Murr. São Paulo SP: estação Liberdade, 2013. ISBN: 9788574482255.
32. ROMANELLI, Sergio; BADO, A. L. L. . Diálogo acerca da retórica. Tubarão (SC): CopyARt, 2013. (ISBN: 9788599554920.
33. PETERLE, PATRICIA; GASPARI, Silvana ; SANTURBANO, Andrea . Ablativo (Ablativo, Enrico Testa). São Paulo: Rafael Copetti Editor, 2014.ISBN: 9788567569109.
34. WOLFF, Jorge. Ibura-Sené. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2012. (Tradução/Livro).
R http://www.culturaebarbarie.org/sopro/n75.html#.U72C9JRdXgU;
35. ROMANELLI, Sergio. Da arte de construir. Tratado de arquitetura e urbanismo. São Paulo: Hedra, 2012. ISBN: 9788577151660.

9.2.1 Tradução para fins didáticos e/ou encenação

1. BERTON, P. R.. O Homem da Moda ou o Senhor Fopling Fútil, 2013. Autor traduzido: Sir George Etherege; Título da obra original: The Man of Mode or Sir Fopling Flutter.
2. BERTON, P. R.. As Filhas de King Kong, 2012. Autor traduzido: Theresia Walser; Título da obra original: King Kongs Töchter.

9.3 Organização de eventos

Dentre os eventos organizados por docentes do Programa em 2018 destacam-se:
1) Fiorussi organizou a palestra “a poesia de Catulo”, ministrada pelo prof. Pedro Heise (UFSC).
2) Santurbano organizou o evento “III Colóquio Internacional do Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana (NECLIT) – Anacronias da/da Literatura Italiana e movimentos possíveis”, com diversos participantes.
2) Daniel Serravale organizou o evento Ciclo de Debates: “O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil”, com diferentes debatedores.
3) Daniel Serravale organizou o evento “V Simpósio de Pós-Graduação: o gótico em literatura, artes, mídias”, com diversos participantes.
4) Liliana Rosa Reales organizou o evento I Simpósio Internacional Latino-América: Literatura, Arte E Pensamento, com diversos participantes.
5) Marcio Markendorf organizou o evento “Seminário de Monstruosidades – Estética e Política”, com diversos participantes.
6) Marcio Markendorf organizou o evento “Seminário de Pesquisa do Núcleo Literatual”, com diverso participantes.
7) Marcio Markendorf organizou a palestra “O que escondem os muros do universal: sobre a importância da diversidade de perspectivas para a literatura”, com a prof.a Regina Dalcastanè (UnB)
8) Maria Aparecida Barbosa organizou o evento “1ª. Jornada de Poesia em expressão alemã da UFSC”, com diversos participantes.
9) Maria Aparecida Barbosa organizou o evento “Colóquio Realismo literário burguês”, com diversos participantes.
10) Maria Lucia de B. Camargo organizou o evento “Seminários de Estudos de Literatura e artes no Brasil – do moderno ao contemporâneo”, com diversos participantes.
11) Santurbano organizou o evento “III Colóquio Internacional do Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana (NECLIT) – Anacronias da/da Literatura Italiana e movimentos possíveis”, com diversos participantes de IES nacionais e estrangeiras, que contou com o apoio do CNPq e CAPES.
12) Pedro de Souza organizou o evento “XI Colóquio Internacional Michel Foucault: Práticas de Liberdade”, com diversos participantes.
13) Pedro de Souza organizou o evento “Maio de 68 e Foucault: o caso Vincennes”, com a palestra de Alessandro Francisco (PUC/SP)
14) Simone Pereira Schmidt organizou o evento “5º REDES – Literatual em debates: “Ensaio sobre a cegueira”, com a prof.a Teresa Cristina Cerdeira (UFRJ)
15) Simone Pereiria Schmidt organizou o evento “Diálogos com Moçambique III”, com diversos participantes.
16) Susan Aparecida de Oliveira organizou o evento “(RE) EXISTÊNCIAS NEGRAS”, com diversos participantes.
17) Tânia Regina de Oliveira Ramos organizou o evento “Literatura e política no Brasil hoje: o que o Golpe quer calar?”, com diversos participantes.
18) Teresa Virgina de Almeida organizou o evento “Victor Giudice na pauta”, com diversos participantes.
19) Susana Scrami, organizou o evento Who comes after?, com participantes de IES entrangeiras.

Participação de docentes em sociedades científicas
1) Cláudia de Lima Costa é Affiliated Research Scholar do Center for Latin American, Caribbean, and Latino Studies, Universidade de Massachusetts, Amherst; membro do Latin American Studies Association/LASA: membro do National Women’s Studies Association.
2) Maria Aparecida Barbosa é membro da Europäische Netzwerk für Studien zu Avantgarde und Moderne (EAM) e da Associação Internacional “Carl Einstein Gesellschaft”.
3) Claudio Celso Alano da Cruz é Membro da Rede Internacional del Conocimiento, com sede na Universidade de Santiago do Chile (USACH).
4) Jorge Hoffmann Wolff é membro do Grupo de Investigación Literatura, Política y Cambio, da Universidad Nacional de Mar del Plata.
5) Peterle é Membro da ADI (Associazione degli Italianisti), Membro da AIPI (Associazione Internazionale degli Italianisti) e Membro da Associação Jacarandá (Gênova). Foi coordenadora do GT de Literatura Comparada da ANPOLL (2013-2014).
6) Antelo é Membro Comitê Assessor da Agencia Nazionale de Valutazione del Sistema Universitario e de la Ricerca da Itália (ANVUR) e Consultor do CONICET (Argentina).
8) Simone Pereira Schmidt – integra o Grupo Internacional de Pesquisa Intersexualidades (Universidade do Porto), o Grupo de Trabalho A Mulher na Literatura da ANPOLL, a coordenação do Instituto de Estudos de Gênero (UFSC), o Grupo de Pesquisa “Perspectivas pós-coloniais: literaturas e culturas em língua portuguesa” (UFF), a Associação Internacional de Estudos Literários e Culturais Africanos (AFROLIC) e a Associação Brasileira de prof.es de Literatura Portuguesa (ABRAPLIP).
9) Scramim – é Membro da Asociaciòn Espanola de Estudios Literários (AEELH) e da American Comparative Literature Association (ACLA).
10) Santurbano – é Membro da ADI (Associazione degli Italianisti), Membro da AIPI (Associazione Internazionale degli Italianisti) e Membro da Associação Jacarandá (Gênova).
11) Susan Aparecida de Oliveira é investigadora associada do Grupo Desafios Societais e do Desenvolvimento do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL.https://cei.iscte-iul.pt/investigacao/grupos-de-investigacao/desafios-societais-e-do-desenvolvimento/#
12) A maioria do corpo docente é afiliada à ABRALIC – Associação Brasileira de Literatura Comparada e à ANPOLL – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística.

Mestrado profissional
Ainda vale mencionar que prof.es egressos da PPGLit e que atuam no Colégio de Aplicação da UFSC já fizeram parte do corpo docente do PROFLETRAS, o programa de mestrado profissional em Letras (Para consultar mais: http://profletras.paginas.ufsc.br/), importante ferramenta construção dessa interface entre pós-graduação e ensino básico.
Por fim, deve-se mencionar que, em construção no site do PPGLit, a fim de ampliar mecanismo de visibilidade, encontra-se uma aba destinada à divulgação de ações e atividades que produzam impacto social na comunidade acadêmica e externa.