GRUPO ABAPORU ESTREIA «PEGANDO DO RESTO», ADAPTAÇÃO PARA MÁSCARAS DO CLÁSSICO «ESPERANDO GODOT».

20/06/2017 14:32

Fundado há três anos, o Grupo Teatral Abaporu estreia neste final de semana o seu primeiro espetáculo. O Grupo, inicialmente de pesquisa acadêmica, formou-se no ano de 2014 dentro do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O foco da companhia gira em torno do interesse pelas fascinantes máscaras larvárias, e especificamente pela pedagogia do aclamado diretor francês Jaques Lecoq. Partindo da orientação da Profª Sassá Moretti, professora da UFSC e coordenadora do FITA (Festival Internacional de Teatro de Animação), os cinco integrantes desenvolvem nestes anos inúmeras pesquisas em torno de seu apaixonante objeto: a máscara. O nome «Abaporu» batizou o grupo devido a estética das máscaras larvárias, que tradicionalmente têm proporções muito maiores do que o rosto humano, assim como no quadro homônimo da pintora Tarsila do Amaral.

Para a primeira montagem do grupo foi escolhido o texto «Esperando Godot», do dramaturgo irlandês Samuel Beckett (1906-1989), uma das principais obras do chamado Teatro do Absurdo. A peça apresenta personagens que se encontram perdidos no tempo e no espaço, sentimento comum nas obras dessa estética. «Pegando do Resto» surge da adaptação desta obra histórica para o mundo lúdico e desafiante das máscaras. O processo durou mais de quatro meses e também é parte da dissertação (TCC de graduação em Artes Cênicas) da diretora do espetáculo, Blenda Trindade. O grupo é composto por alunos e formados do curso de Artes Cênicas da UFSC, que comemora neste ano uma década de existência.

As apresentações do espetáculo «Pegando do Resto» ocorrem neste final de semana, nos dias 23, 24 e 25 de junho, às 20h, na Caixa Preta (Térreo do Bloco D do CCE da UFSC – ao lado do EFI / Campus UFSC – Trindade). O ingressos são gratuitos e devem ser retirados a partir de uma hora antes das apresentações. Mais informações na página do grupo no Facebook: https://www.facebook.com/grupoabaporu/

Grupo Teatral Abaporu. 374 likes. O Grupo Abaporu é um grupo de pesquisa que estuda o trabalho com máscaras neutras e larvárias (a partir dos métodos de Jacques Lecoq).

SINOPSE

Nada a fazer. O tempo passa mais rápido quando se está distraído. Por que não iludir a espera? Escute! Ouviu isso? Eu também não. Não se pode rir… meramente sorrir. Em lugar preto e branco ri quem tem cor. Nessa adaptação do texto de Samuel Beckett, as máscaras larvárias do Grupo Abaporu exploram o lusco-fusco dos dias manipulando o espaço e o tempo. Enquanto se espera, o ócio desenvolve situações para mantê-las sempre um segundo atrás do ponteiro do relógio.

Direção: Blenda Trindade.

Elenco: Igor Gomes, Laura Wilbert Gedoz, Maykon José e Pitita Blasius.

Orientação: Sassá Moretti.

Produção, adaptação dramatúrgica, cenografia, figurinos, trecos e cacarecos, luzes que acendem e piscam, sons, músicas e outras coisas que fazem barulhos: Grupo Abaporu.

Fotos: Blenda Trindade

Quando: 23, 24 e 25 de junho

Ingressos: GRATUITO (Devem ser retirados uma hora antes no local).

Onde: Caixa Preta – Térreo do novo prédio de Artes Cênicas / Bloco D do CCE – UFSC (ao ladinho do EFI / Campus Trindade) https://www.google.com.br/maps/place/27°36’01.4%22S+48°31’20.2%22W/@-27.600378,-48.5228262,169m/data=!3m2!1e3!4b1!4m5!3m4!1s0x0:0x0!8m2!3d-27.600378!4d-48.522279?hl=pt-BR

Contato: 48 99805-3283 / (48) 3721-2343