[Palestra] “Poesia e Psicanálise: uma caminhada pelos litorais da palavra”

13/03/2023 15:28

Dia 20 de março, segunda-feira, às 18:30 no Auditório Henrique Fontes (CCE/UFSC) acontecerá a palestra de abertura do grupo de estudos “Poesia e Psicanálise: uma caminhada pelos litorais da palavra”, coordenado por Mariana Vogt Michaelsen e Waléria Nunes.
A palestra será ministrada pelo Prof. Dr. Pedro Heliodoro Tavares, professor na Área de Alemão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tradutor e coordenador, junto com Gilson Iannini, da coleção Obras Incompletas de Sigmund Freud (Editora Autêntica).

Com o objetivo de introduzir possíveis entrelaçamentos entre a literatura e a psicanálise, a palestra abrirá caminhos de reflexões que serão aprofundados ao longo do primeiro semestre de 2023 no grupo de estudos. Além disso, pretende-se possibilitar um espaço de discussão e reflexão para pessoas – estudantes ou membros da comunidade – interessadas no tema.

O grupo de estudos está vinculado ao PET – Letras, e tem o apoio do Núcleo de Literatura e Memória (nuLIME) e do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit) da UFSC.

Mariana Vogt Michaelsen é doutoranda em Literatura pela UFSC, mestra em Literatura e graduada bacharel em Psicologia pela UFSC. Tem formação em psicanálise pela Escola Brasileira de Psicanálise (EBP – Seção Sul).

Waléria Nunes é mestranda em Literatura pela UFSC, graduada bacharel em Letras Português pela UFSC. Tem formação em psicanálise pela Escola Brasileira de Psicanálise (EBP – Seção Sul).

* Evento com emissão de certificado.

* Não é necessário fazer inscrição.