Professor do PPGLIT é um dos autores do livro de microcontos “Ainda estavam lá”

20/05/2021 11:53

Será lançado na próxima terça-feira, 25 maio, o livro Ainda estavam lá, que reúne 99 microcontos de Marcio Markendorf, André Ricardo Aguiar e Adriano Salvi. O evento vai ser transmitido pelo perfil @microliteratura, no Instagram, a partir das 16h. Durante a live, haverá conversa com os autores, sorteio ao vivo de exemplares da obra e venda de uma pequena quantidade de livros a 10% do preço de capa.

Premiada no Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, a obra faz uma alusão ao microconto do guatemalteco Augusto Monterosso: Quando acordou, o dinossauro ainda estava lá. Como homenagem intertextual, não apenas o projeto gráfico do livro, mas os autores brincam o tempo todo com a figura do dinossauro em microcontos ou nas minibiografias.

O projeto ficcional também apresenta aspectos colaborativos em suas páginas ao convidar o leitor a escrever o centésimo microconto e uma microcrítica no próprio livro. Segundo seus autores, a obra vale-se da linguagem cotidiana das redes sociais para despertar no leitor outros prazeres estéticos instantâneos, estimular questionamentos sobre arte e cotidiano e promover a leitura em outros formatos. 

Sobre os autores

Marcio Markendorf é professor do Curso de Cinema e do Programa de Pós-graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com ênfase no ensino de Literatura e Escrita Criativa. É autor da novela Soy loca, Lorca, feito um chien no chão (Urutau, 2019). Em parceria com Adriano Salvi, publicou o livro de mininarrativas Microcontando (Caiaponte Edições, 2019) por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Balneário Camboriú. Publicou contos em coletâneas e periódicos, participou de exposições de arte e mantém o perfil @microliteratura no Instagram dedicado às formas brevíssimas.

Adriano Salvi é professor efetivo na rede estadual de Santa Catarina na área de linguagens e mediação de leitura. Publicou os livros Pá pum microcontos (Viseu, 2019), O parangolé da palavra (Mercúrio, 2019) e, pela Lei de Incentivo a Cultura de Balneário Camboriú, o livro Microcontando (Caiaponte Edições, 2019), em parceria com o escritor Marcio Markendorf. Será lançado na próxima terça-feira, 25 maio, o livro Ainda estavam lá, que reúne 99 microcontos de Marcio Markendorf, André Ricardo Aguiar e Adriano Salvi.