Aula inaugural 2020.1

20/02/2020 16:40

“TEU LIVRO EU NÃO SEI LER, BRASIL”

A transfiguração da palavra escrita em alegoria carnavalesca em desfiles do Grupo Especial da LIESA/RJ – 2018, 2019 e 2020

Nos Concursos do Grupo Especial das Escolas de Samba da LIESA/RJ dos três últimos anos, algumas escolas de samba interseccionaram expressão artística e imagens políticas ao alegorizar questões atuais em debate na sociedade brasileira. Tendo como fundamento a teoria da alegoria e a filosofia da história de Walter Benjamin, a palestrante analisa a transfiguração de sinopses, enredos, letras de samba e outros textos dos Abre-Alas carnavalescos em alegorias que desfilaram na Passarela do Samba Professor Darcy Ribeiro.

Fátima Costa de Lima

Professora e Chefe do Departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes da UDESC, pesquisa teatro negro, teatro político e arte carnavalesca tendo como referencial teórico a obra de Walter Benjamin. Coordena o Grupo de Pesquisa CNPq Imagens Políticas: poéticas políticas da cena contemporânea e o Programa de Extensão NEGA – Negras Experimentações Grupo de Artes. Atriz, cenógrafa, diretora teatral e carnavalesca, artista dos coletivos Inclassificáveis e Africatarina.