Revista Landa 2019/2

16/12/2019 09:47
A Revista Landa, do Núcleo Onetti de Estudos Literários Latino-Americanos da UFSC– já está no ar: http://www.revistalanda.ufsc.br/

Neste Número [Vol. 8 n°1 (2019)], Landa apresenta a chamada pública “Ficções: modos de ler”, com artigos em que se debatem modos e aparatos de leitura que, em uma contemporaneidade de urgência, trabalham pela sobrevivência, e não exclusivamente em nome do “progresso”. À procura dessas vias alternativas Selomar Borges, Fabrícia Aparecida Lopes de Oliveira Rocha, Wagner Corsino Enedino, Gabriel Cordeiro dos Santos Lima, Hermes da Fonseca, Claudiana Soerensen, Márcia Mucha, Martin de Mauro Rucovsky, Moysés Pinto Neto e Raquel de Azevedo abordam outros modos de compreensão da ficção, principalmente aqueles nos quais os gestos, os afetos, as corporalidades, os vestígios e as ruínas, permitem a com-sideração de nossa singularidade.

Também nesta edição apresentamos o dossiê “Visões Contemporâneas. Notas sobre a literatura argentina”, organizado pela pesquisadora argentina Adriana Mancini, e com artigos de Miriam Chiani, Susanna Regazzoni, Gabriele Bizzarri, Sandra Lorenzano, Maximiliano Linares, Jimena Néspolo e Maximiliano Crespi. O dossiê problematiza o conceito de contemporaneidade –tão  invisível em sua profunda escuridão como cegante pela sua claridade–, e nos propõe uma ampla e instigante reflexão sobre a literatura argentina em uma circunstância de diversificação de parâmetros, protocolos e pressupostos.

Nosso suplemento artístico “Vária invenção”, criado como uma janela aberta ao presente, desta vez incorpora imagens da escultura em mármore, madeira, metal e sobre livros do escultor argentino Pablo Dompé, que também nos concedeu uma entrevista.

A seção “Olhares”, traz neste número uma engenhosa intervenção de César Aira em Salvador Dalí, uma entrevista com o escritor uruguaio Carlos Liscano e três artigos de reflexão teórica e crítica, de autoria de Paula La Rocca, Valdir Olivo, Franca Maccioni, Gabriela Milone e Silvana Santucci.

Boas leituras!
Atenciosamente,
A equipe editorial.