Prorrogação de entrega da proficiência para a matrícula de novos alunos

08/01/2020 11:05

O Programa de Pós-graduação em Literatura informa que, excepcionalmente, prorrogará a entrega dos comprovantes dos exames de proficiência até o dia 31 de março para as matrículas de ingressos para o ano letivo de 2020.

Conforme consta nos editais de seleção de novxs estudantes – e em obediência ao regimento interno do PPGLit – é obrigatória a entrega do comprovante do exame de proficiência no ato da matrícula. No entanto, em função do resultado do edital de vagas remanescentes ter sido publicado apenas em 11 de dezembro, xs selecionadxs não conseguiriam mais inscrever-se para a última data de exame de proficiência oferecido pelo DLLE – Departamento de Línguas Estrangeiras da UFSC (http://www.proficienciadlle.com/novo/).

Visto que o calendário de matrículas do programa para o semestre 2020-1 vai de 28 de janeiro a 6 de fevereiro, entendemos que não haveria prazo hábil e justo para que xs candidates pudessem realizar o exame.

Segundo informações consultadas na secretaria do DLLE, a aplicação de novas provas de proficiência está prevista para a partir de segunda quinzena de fevereiro. Os exames acontecem sempre às sextas-feiras, mas não há nenhuma certeza na programação se o teste poderá ser aplicado no dia 21 de fevereiro, sexta-feira de carnaval, ou mesmo na última data do mês, 28 de fevereiro.

Sendo assim, a coordenação decidiu por flexibilizar excepcionalmente uma regra regimental para que possa assegurar a todes o direito de realização do exame de proficiência na própria UFSC. Por isso, xs ingressantes do edital nº 2 e do edital nº 3 – vagas remanescentes poderão entregar o comprovante do teste de proficiência até a data-limite de 31 de março.