MINICURSO – A narrativa policial. Para uma ampliação do conceito a partir de exemplos argentinos

22/05/2017 17:49

CONTEÚDOS:
O gênero policial: problemas genológicos. A concepção “clássica” do gênero e os precursores inevitáveis: Edgar Allan Poe, Sir Arthur Conan Doyle e Gilbert Keith Chesterton e sua influência nos narradores posteriores. Modalidades; o romance de detection inglesa e a “série negra” norte-americana; relação com os respectivos contextos de escrita.
A narrativa policial e as novas teorias da ficção: os “mundos possíveis”. A dimensão pragmática e o papel do leitor. O contrato de leitura. Os modelos genológicos e sua apropriação hispano-americana. O neopolicial latino-americano.
A narrativa policial argentina: síntese de sua história e possíveis etapas. O século XIX e um precursor esquecido: Luis Cané. Paul Groussac e Eduardo Holmberg. O século XX: a consolidação do policial. As primeiras traduções do gênero. Coleções e antologias. A tradição anglo-francesa e o thriller de inspiração norte-americana. Um olhar panorâmico sobre os principais expoentes do gênero.
Jorge Luis Borges e a narrativa policial: teoria e prática. Em direção a “Biorges” e o policial paródico. Seu trabalho na consolidação da vertente argentina do gênero: traduções, resenhas. A coleção “El Séptimo Círculo”. Seu trabalho como antologista. H. Bustos Domecq.
Antonio Di Benedetto: um policial “psicológico”. O gênero policial nas letras mendocinas. Antonio Di Benedetto e o “novo romance”. Os romances da década de ’60: El silenciero (O silencieiro) e o esboço de uma teorização sobre o policial; Los suicidas (Os suicidas): romance policial?
MINISTRANTE: Profa. Dra. Marta Castellino, Universidad Nacional de Cuyo, Argentina DATA: quarta-feira, 24 de maio das 15h às 18h e sexta-feira, 26 de maio das 15h às 18h LOCAL: Sala Machado de Assis, 4º andar do Prédio B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) O curso é aberto ao público em geral e não é necessária inscrição prévia. Os participantes terão direito a Certificado. Entrada gratuita.

Organização: Programa de Pós-graduação em Literatura e Núcleo Onetti de Estudos Literários Latino-americanos/UFSC