VI Seminário dos Estudantes da Pós-Graduação em Literatura da UFSC «Crítica e Pesquisa em Tempos de Golpe»

09/10/2017 12:54

A Representação Discente Contragolpe convida toda a comunidade discente a participar do V Seminário dos Estudantes da Pós-Graduação em Literatura da UFSC, sob o tema “Crítica e Pesquisa em Tempos de Golpe» a ocorrer entre os dias 10 e 11 de outubro de 2017.

As crises de Estado (de representação, legitimação e autoridade) e as séries de insurgências anticapitalistas e antiestado no mundo afora têm colocado novas questões para a crítica literária. Entendendo literatura como uma forma de pensar o impossível, o impossível derridiano, que nos leva a pensar mundos possíveis, num ordenamento discursivo no qual se expressa a correlação social duma época, perguntamos/convidamos a todos a pensar como a suas pesquisas resistem ao poder, ao avanço do neo-liberalismo.

Já em 1994 Derrida alertava para a incontornabilidade de um certo espírito do marxismo, de que Fukuyama estava equivocado em dar vitória à história corrente. Hoje, como se fosse ontem, como vai ser amanhã, perguntamos, como nossos trabalhos se põem ante esse avanço? Como resistir a partir da literatura? Associados com os protestos e as crises, surgiram todo tipo de fantasmas, os de sempre, recauchutados, sejam à esquerda, sejam à direita, alguns que parecem novos, o anarquismo romântico, o abandono thoureaunenao, seitas ecológicas etc., etc.

Os objetivos deste seminário são: promover uma reflexão crítica sobre as condições objetivas e subjetivas desse processo de crise na América Latina; pensar como as nossas pesquisas resistem ao poder; resistir aos que tentam impor a ideia dum movimento retilíneo/uniforme da história; resistir à legitimação do autoritarismo na linguagem, porque como Simón Rodriguez falou: o império precisa da língua.

Por isso, é preciso resistir aos discursos redutores; agir dentro de um espaço que a crítica faz possível para abordar o impossível da apreensão do mundo na linguagem. Estar na linha de fogo, pensando/propondo novas formas de ver, de sentir, de fazer, de assumir a coragem de se posicionar, de ter a coragem de assumir com seguridade nossas incertezas, sem impor um sentido do mundo, mas sem permitir que nos seja imposta a direção neoliberal das nossas vidas.

A temática do V Seminário dos Estudantes de 2016 foi «Mídia, Mediação e Estado de Exceção», é por isso que decidimos dar continuidade à discussão. E foi considerando que vivemos as exceções às normas inclusive no Judiciário, podendo condenar pessoas sem provas, que a representação discente decidiu que não vai exigir, a quem quiser participar do seminário, apresentar trabalhos no formato acadêmico tradicional nem respeitar a temática proposta.

Acesse programação completa.

Acesse o site do evento, confira e inscreva-se: https://chapacontragolpe.wixsite.com/viseminarioppglit