Projeto Literatura em prosa

09/10/2020 14:53

O projeto Literatura em prosa prevê dar voz a escritores catarinenses e/ou residentes em SC por meio de entrevistas realizadas semanalmente pelo perfil do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina no Instagram (@ppglitufsc). Além de conhecer autores, obras e práticas de escrita, os participantes poderão interagir com os entrevistados durante o desenvolvimento da atividade, que contará com a emissão de certificado (para se inscrever, clique no link: https://cutt.ly/wgrBcZG).

Na segunda entrevista do projeto a convidada é Telma Scherer, artista e professora do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da UFSC, na área de literatura brasileira. Atuou como professora substituta no Centro de Artes da UDESC, na área da linguagem pictórica. Trabalhou no campo da literatura e da performance, realizando apresentações de poesia e oficinas, para diversas instituições, entre elas o SESC/SC, o SESC/RS, a Bienal do Mercosul e a Prefeitura de Porto Alegre. Publicou o romance “Lugares ogros” (Caiaponte, 2019), o livro de artista “Entre o vento e o peso da página” (Medusa, 2018), e cinco livros de poesia: “Desconjunto” (IEL, 2002), “Rumor da casa” (7 Letras, 2008), “Depois da água” (Nave, 2014), “O sono de Cronos” (Terra Redonda, 2019) e “Squirt” (Terra Redonda, 2019). É formada em Filosofia (UFRGS) e em Artes Visuais (UDESC), com mestrado (UFRGS) e doutorado (UFSC) em Literatura, sobre a obra de Ricardo Aleixo, com período sanduíche na UPORTO, Portugal. Tem pesquisa na área da poesia expandida e da performance, bem como do contágio entre modos de escrita em literatura e artes visuais. Realizou pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, linha de Processos Artísticos Contemporâneos.

Camila Morgana Lourenço (@camilalourenco161) é jornalista e mestre e doutora em Literatura: Teoria Literária (UFSC). Tem textos ficcionais publicados em coletâneas como Quinze Pavios (Ipêamarelo, 2020) e 70x Caio: antologia poética com 70 poetas em homenagem aos 70 anos de Caio Fernando Abreu (Patuá, 2019)