Ofício da coordenação sobre a greve estudantil

02/10/2019 15:10

Ofício n.º 11/2019/PPGLit

Florianópolis, 1 de outubro de 2019.

Aos Discentes
Aos Docentes

Do Programa de Pós-graduação em Literatura
Assunto: Determinações do PPGLit para o período greve estudantil e o momento imediatamente posterior à suspensão da greve

Prezados discentes e docentes,

1.      Em consideração ao atual cenário de greve estudantil, a coordenação do Programa de Pós-graduação em Literatura, no uso de suas atribuições, descreve neste documento algumas orientações ao corpo docente e discente desta instituição.
  2.      Entendemos que o período é de excepcionalidade judicial e nós da coordenação ainda não dispomos de instrumentos legais para gerenciar efetivamente os efeitos da greve estudantil. É bem sabido que os órgãos que nos regulamentam mais diretamente – Direção de Centro, Câmara da Pós-graduação, Conselho Universitário, Reitoria – ainda não emitiram instruções oficiais acerca do calendário letivo do segundo semestre de 2019. Na última reunião do Conselho Universitário, em 30 de setembro, foram apresentadas propostas de minuta que estão para definir medidas administrativas capazes de regulamentar o tratamento geral frente a este quadro de luta política pela educação.
  3.      Lembramos que em 19 de setembro, como deliberação do colegiado pleno do programa, emitimos uma nota com orientações aos docentes na qual constam as seguintes diretrizes, reforçadas aqui novamente: garantir a manutenção do calendário do processo seletivo para Mestrado e Doutorado 2020; orientar os docentes a flexibilizarem a aplicação de avaliações, a exigência de presenças, a marcação de defesas; orientar os docentes a proporem aulas abertas, rodas de conversa ou outras atividades similares para a programação de greve dinâmica dos discentes.
  4.      Respondendo ao requerimento da Representação Discente, Chapa Kamiquase, de 27 de setembro, e reformulando a nota anterior com outros acréscimos, gostaríamos de esclarecer que, dentro dos limites legais que possuímos, sem ferir os prazos regimentais impostos por agências de fomento ou instituições internacionais de ensino superior, procuraremos: readequar o calendário letivo e os prazos para entrega das atividades avaliativas das disciplinas ofertadas em 2019-2; garantir aos estudantes estrangeiros que recebam notas das disciplinas cursadas respeitando os prazos exigidos pelas instituições de origem; julgar a pertinência dos pedidos de prorrogação de exames de qualificação e de defesas de dissertação e tese, com especial atenção às justificativas balizadas pelo contexto de greve; readequar os prazos para entrega de relatórios de bolsistas – como reavaliar as exigências mínimas de produtividade para o período 2019-2 – considerando o período de duração da greve estudantil.
  5.      Para continuar a luta ativa e efetiva, gostaríamos de solicitar que o corpo discente e docente colaborasse com nosso trabalho de alimentação da plataforma Sucupira, mantendo o currículo Lattes atualizado, sobretudo no que se refere à produção bibliográfica. Fazemos essa recomendação para não afetar a avaliação futura do programa e, consequentemente, as bolsas, auxílios e recursos PROAP destinados ao PPGLit.

Cordialmente,

Prof. Dr. Marcio Markendorf