Procedimentos para Expedição de Diploma

Após a defesa, o(a) aluno(a) deverá entregar toda a documentação destinada à Secretaria, são:

1) Ata da Defesa devidamente assinada por todos os membros da banca e pelo(a) aluno(a);

2) Lista de presença do evento;

Antes de se dirigir à BU para a entrega da versão final, o(a) aluno(a) deverá preencher o Formulário de Dados da Defesa em versão digital, para registro de defesa no sistema. O preenchimento do formulário é pré-requisito para entrega do trabalho na BU, portanto deve ser enviado por e-mail (em .doc ou .docx) à Secretaria com antecedência de, no mínimo, 5 dias úteis antes da entrega da versão final na BU. Junto com o Formulário de Dados da Defesa, o aluno deverá enviar a versão do trabalho final em .PDF, no mesmo e-mail. Essa versão irá para o arquivo digital do PPGLit.

Após a realização dos procedimentos acima, para a expedição do diploma, você poderá:
Opção 1: enviar para o endereço de e-mail da secretaria (ppglitufsc@gmail.com):
a) Fotocópia da identidade (ou identidade de estrangeiro) e do CPF autenticada em cartório;
b) Fotocópia do diploma de graduação (mestrandos E doutorandos) ou mestrado (doutorandos) autenticada em cartório;
c) Fotocópia da certidão de nascimento (para alunos com estado civil “solteiro”) ou casamento (caso o(a) aluno(a) tenha se casado após a formatura da graduação ou mestrado) –autenticada em cartório;

Ou

Opção 2: Enviar os três itens acima em .pdf por e-mail e apresentar os documentos pessoais originais na secretaria durante o  horário de atendimento presencial (observar ao fim da coluna à direita).
Se optar pelo procedimento presencial, favor agendar o atendimento com pelo menos um dia de antecedência.

ERROS MAIS COMUNS

Os erros mais comuns que geram indeferimento no depósito da BU são:

1º) O arquivo não estar no padrão PDF/A (padrão criado para arquivamento de longo prazo e estabelecido na RN). Solicitamos especial atenção dos professores ao item 1.2.a do manual de certificado digital. O recurso “Habilitar Edição” no PDF/A o devolve a condição de PDF, portanto não deve ser habilitado.

2º) As assinaturas não estarem válidas. É importante orientar os alunos para que não modifiquem o documento após estar assinado. Caso procedam com qualquer modificação, as assinaturas são automaticamente quebradas/invalidadas, e o processo precisa ser refeito. Ainda sobre as assinaturas, alguns professores não estão seguindo o manual e estão criando assinaturas através do próprio programa Adobe Acrobat Reader, isso significa que eles são as entidades certificadoras das próprias assinaturas. As certificações devem ser geradas por entidades reconhecidas: ICPEdu ou ICP-Brasil.

3º) Os alunos modificarem a capa padrão disponibilizada no Template, seja apagando o logo da UFSC, seja inserindo imagens.

_______________________________________________________________________________________

Informações sobre formatação e formulários necessários para publicação e entrega do trabalho podem ser encontrados no site da BU.

O(a) aluno(a) tem o prazo limite de 90 dias para a entrega da versão final na BU.