Procedimentos para Expedição de Diploma

.

Após a defesa, o(a) aluno(a) deverá entregar toda a documentação destinada à Secretaria, são:

1) Ata da Defesa devidamente assinada por todos os membros da banca e pelo(a) aluno(a);

2) Lista de presença do evento;

Antes de se dirigir à BU para a entrega da versão final, o(a) aluno(a) deverá preencher o Formulário de Dados da Defesa em versão digital, para registro de defesa no sistema. O preenchimento do formulário é pré-requisito para entrega do trabalho na BU, portanto deve ser enviado por e-mail (em .doc ou .docx) à Secretaria com antecedência de, no mínimo, 5 dias úteis antes da entrega da versão final na BU. Junto com o Formulário de Dados da Defesa, o aluno deverá enviar a versão do trabalho final em .PDF, no mesmo e-mail. Essa versão irá para o arquivo digital do PPGLit.

______________________________________________________________________________________

PROCEDIMENTOS PARA A ENTREGA DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM NÍVEL DE MESTRADO E DOUTORADO, VÁLIDOS A PARTIR DE 1 DE AGOSTO DE 2019

 

ERROS MAIS COMUNS

Os erros mais comuns que geram indeferimento no depósito da BU são:

1º) O arquivo não estar no padrão PDF/A (padrão criado para arquivamento de longo prazo e estabelecido na RN). Solicitamos especial atenção dos professores ao item 1.2.a do manual de certificado digital. O recurso “Habilitar Edição” no PDF/A o devolve a condição de PDF, portanto não deve ser habilitado.

2º) As assinaturas não estarem válidas. É importante orientar os alunos para que não modifiquem o documento após estar assinado. Caso procedam com qualquer modificação, as assinaturas são automaticamente quebradas/invalidadas, e o processo precisa ser refeito. Ainda sobre as assinaturas, alguns professores não estão seguindo o manual e estão criando assinaturas através do próprio programa Adobe Acrobat Reader, isso significa que eles são as entidades certificadoras das próprias assinaturas. As certificações devem ser geradas por entidades reconhecidas: ICPEdu ou ICP-Brasil.

3º) Os alunos modificarem a capa padrão disponibilizada no Template, seja apagando o logo da UFSC, seja inserindo imagens.

_______________________________________________________________________________________

Informações sobre formatação e formulários necessários para publicação e entrega do trabalho podem ser encontrados no site da BU. O(a) aluno(a) tem o prazo limite de 30 dias para a entrega da versão final na BU, tendo como penalidade a reprovação quando não respeitar o prazo estipulado no Ofício Circular N.º 24/2019/PROPG. Em casos onde o a banca concede mais de 30 dias, essa informação deve constar em Ata e a Secretaria deverá ser avisada.

Após o depósito do trabalho final na BU por meio digital, o aluno deverá obter a certidão negativa de débitos na BU ou pelo Procedimento online.

Este documento deve ser trazido à Secretaria do PPGLit juntamente com os itens abaixo:

  1. Fotocópia da identidade (ou identidade de estrangeiro) e do CPF;
  2. Fotocópia do diploma de graduação (mestrandos E doutorandos) ou mestrado (doutorandos);
  3. Fotocópia da certidão de nascimento (para alunos com estado civil “solteiro”) ou casamento (caso o(a) aluno(a) tenha se casado após a formatura da graduação ou mestrado);
  4. Comprovante (original) de pagamento da multa por atraso na entrega do trabalho final (se houver).

“O encaminhamento da expedição do diploma será realizado pela Secretaria do Programa somente após a conclusão de TODOS os procedimentos citados.”