Processo de Seleção 2018

EDITAL Nº 02 PPGLit/UFSC/2017

PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO E ADMISSÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA
DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PERÍODO LETIVO 2018.

 

II.3 – Informações sobre a proficiência em idioma estrangeiro:

  1. O certificado da prova de proficiência deverá ser entregue junto com todos os documentos de inscrição, conforme letra F do item anterior. Não serão aceitas declarações em que constem apenas que o candidato prestou a prova de proficiência e que está aguardando a emissão do certificado. A não apresentação do certificado de proficiência em idioma estrangeiro, nos termo expostos, terá como consequência o indeferimento da inscrição.
  2. O candidato deverá demonstrar proficiência em língua estrangeira moderna: uma língua para Mestrado, duas para Doutorado (é validada a proficiência declarada no Mestrado, desde que a informação conste no Histórico).
  3. Desde que emitidos nos últimos dois anos a contar da data de publicação do presente Edital, serão aceitos os seguintes certificados de proficiência: DLLE/UFSC, DELE – Instituto Cervantes, DELF – Aliança Francesa, Instituto Goethe, TOEFL, IELTS, CELI e CILS – Instituto Italiano de Cultura, ou CELPE-BRAS (para estrangeiros). Quaisquer outros certificados em idioma estrangeiro que não os supracitados, não serão considerados como certificados válidos para fins de comprovação de proficiência.
  4. Informações sobre as provas de proficiência aplicadas pelo Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras (DLLE) do CCE/UFSC podem ser encontradas na página http://www.proficienciadlle.com/novo/

 

!!!NÃO SERÃO ACEITOS CERTIFICADOS EMITIDOS POR OUTRAS INSTITUIÇÕES QUE NÃO AS PREVISTAS NO EDITAL, COMO: OUTRAS UNIVERSIDADES FEDERAIS; OUTROS INSTITUTOS DE LÍNGUA, OU QUALQUER OUTRAS INSTITUIÇÃO QUE NÃO ESTAS PREVISTAS NO EDITAL. SE TEM PROFICIÊNCIA DE OUTRAS UNIVERSIDADES, NÃO SERÁ ACEITA. OU DE OUTRAS INSTITUIÇÕES QUE NÃO ESSAS DESCRITAS ACIMA. NÃO SERÃO ACEITAS QUAISQUER EXCEÇÕES. SOMENTE SERÃO ACEITAS ESTAS, DO EDITAL!!!
!!!MESMO TITULADOS/AS EM CURSOS SUPERIORES DE LÍNGUA – POR EXEMPLO: INGLÊS, ESPANHOL, JAPONÊS, ALEMÃO, FRANCÊS, ETC. – PRECISAM APRESENTAR CERTIFICADO(S) DE PROFICIÊNCIA. E SOMENTE ESTES PREVISTOS NO EDITAL, DESCRITOS ACIMA!!!

Edital completo:

EDITAL-SELEÇÃO-PPGLit-2018

ANEXO I – Quadro de Vagas

ANEXO II – Bibliografia e Critérios

ERRATA – No ANEXO I, onde se lê “QUADRO DE OFERTAS DE VAGAS PARA 2017“, leia-se “QUADRO DE OFERTAS DE VAGAS PARA 2018“;

RETIFICAÇÃO – 

ANEXO I – INCLUSÃO DE VAGAS:

Orientador/a Linha de pesquisa Nº vagas M Nº vagas D Critérios adicionais para seleção de candidatos Data, horário e local
Jair Tadeu da Fonseca Arquivo, tempo e imagem 1 0 Arguição sobre o projeto, análise do currículo e prova. Dia 18.10.2017, às 14h30, na sala 225, CCE/B.
Liliana Rosa Reales Teoria da modernidade 1 2 Arguição sobre o projeto e análise do currículo. Dia 20.10.2017, às 14h, na sala 527, 5º andar, Bloco B do CCE.
Paulo Ricardo Berton Textualidades híbridas 3 0 Arguição sobre o projeto e análise do currículo. Dia 31.10.2017, às 09h, na sala 718, 7º andar do CCE/D.
Sérgio Romanelli Subjetividade, memória e história 0 1 Arguição sobre o projeto e análise do currículo. Dia 31.10.2017, às 14h, na sala 130, CCE/B.

ANEXO I – EXCLUSÃO DE VAGAS:

Orientador/a Linha de pesquisa Nº vagas M Nº vagas D Critérios adicionais para seleção de candidatos Data, horário e local
Salma Ferraz Textualidades híbridas 1 0 Arguição sobre o projeto, análise do currículo e prova. Dia 18.10.2017, às 09h30, sala 212 do bloco B do CCE.

ANEXO II:

Jair Tadeu da Fonseca Arquivo, tempo e imagem. BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”; “O narrador”. In: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1993.
DELEUZE, Gilles. “Cinema, corpo e cérebro, pensamento”. In: A imagem-tempo. São Paulo: 1990.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: UFMG, 2011.
EISENSTEIN, Sergei. “Palavra e imagem”. In: A forma do filme. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.
ROCHA, Glauber. “Estética da fome”; “Estética do sonho”. In: Revolução do Cinema Novo. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
SANTIAGO, Silviano. “Caetano Veloso enquanto superastro”. In: Uma literatura nos trópicos. São Paulo: Perspectiva, 1978.
SCHWARZ, Roberto. “Cultura e política: 1964-1969”. In: O pai de família e outros estudos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
SÜSSEKIND, Flora. “Coro, contrários, massa: A experiência tropicalista e o Brasil de fins dos anos 60”; BENTES, Ivana. “Multitropicalismo, cine-sensação e dispositivos teóricos”. In: BASUALDO, Carlos (org.). Tropicália: Uma revolução na cultura brasileira (1967-1972). São Paulo: Cosac Naify, 2007.
XAVIER, Ismael. “A vanguarda”; “As aventuras do dispositivo” (1978-2004). In: O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.Serão avaliados o conhecimento demonstrado sobre literatura, cinema, teoria literária e cultura brasileira; a acuidade teórico-conceitual; a redação e a pertinência das respostas dadas às questões.

ANEXO I – Quadro de Vagas – RETIFICADO

ANEXO II – Bibliografia e Critérios – RETIFICADO