O uso do dinheiro nas artes visuais: um olhar filosófico

03/06/2019 11:09
“É possível dessacralizar o dinheiro sem o ressacralizar?” se pergunta Hernán Borisonik em $uporte: o uso do dinheiro nas artes visuais. A partir da análise de obras de arte contemporânea do chamado “money-art”, o autor desenvolve uma crítica político-económica do capitalismo tardio. Segundo Fabián Ludueña Romandini, no livro de Borisonik é questionada a “era da literalidade” que “parece moldar as formas segundo o dinheiro: todos os objetos do mundo, cada um dos nossos mais íntimos desejos e, em definitiva, o próprio mundo na sua totalidade [que] sofrem uma alquimia feroz segundo o impulso de uma reescrita monetária da vida”. Se o dinheiro é uma obra de arte, qual é o espaço da arte no mundo do capital? Essa e outras questões serão levantadas por Hernán Borisonik na palestra “O uso do dinheiro nas artes visuais: um olhar filosófico”a se realizar na quarta-feira 12 de junho às 15h no Auditório Henrique Fontes do CCE, seguida do lançamento da tradução do livro editado pela Cultura e Barbárie em 2019.

Hernán Borisonik é Doutor em Ciências Socias pela Universidad de Buenos Aires (UBA) onde ministra aulas de teoría politica na graduação e na pós-graduação. É professor da Universidad de San Martín (UNSAM) e pesquisador do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Tecnicas (CONICET) e do Instituto de Investigaciones Gino Germani (IIGG). Editou e organizou diferentes publicações acadêmicas e publicou o livro Dinero Sagrado. Política, economia y sacralidad en Aristóteles.