Conto de Horacio Quiroga será lançado na UFSC no dia 22 de maio

14/05/2019 09:28

O livro ilustrado “Juan Darién”, um conto do autor uruguaio Horacio Quiroga, traduzido por Byron Vélez Escallón, será lançado dia 22 de maioquarta-feira, às 17 h, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Publicado pela Editora Micronotas, o livro — que tem 80 páginas e capa dura — terá distribuição gratuita e tiragem de 500 exemplares. O conto foi ilustrado pela joinvilense Michelli Catarina. O lançamento, que ocorre na UFSC com apoio do Núcleo Onetti de Estudos Literários Latinoamericanos, será realizado no Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Bloco B, sala Hassis.

Sobre o livro

Mestre do conto, Horacio Quiroga (1878-1937) nasceu no Uruguai e passou a vida adulta na Argentina. No “Decálogo do perfeito contista”, dizia: “Não pense nos amigos ao escrever, nem na impressão que causará a história. Escreva como se o relato não interessasse a mais ninguém senão ao pequeno mundo dos personagens, dos quais poderias ter sido um. Não há outro modo de dar vida ao conto.”

Publicado originalmente em La Nación (Buenos Aires, 1920), “Juan Darién” integrou o volume de contos “El desierto“, editado em Buenos Aires pela Babel em 1924. “Espero que este trabalho de tradução faça jus ao belo conto ‘Juan Darién’ e que aproxime o leitor, a partir das suas próprias questões existenciais e literárias, da escrita de Horacio Quiroga”, diz o tradutor Escallón, professor de Literatura Hispano-americana do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da UFSC.

Bibliotecas públicas ou comunitárias que desejarem receber gratuitamente um exemplar do livro podem fazer a solicitação até o dia 30 de maio pelo e-mail , informando um nome e endereço completo.

Mais informações pelo e-mail  ou telefone (47) 99176-0080.