Chamadas para estudos de WALTER BENJAMIN artigo e comunicação oral

08/04/2019 09:17

1) chamada para colaborações com o periódico A1 LINGUAGEM & ENSINO da UFPEL, no número temático:

Walter Benjamin: Tradução, Alegoria e história (s)

2) Em breve, inscrições para o:
 III Congresso da Associação de Estudos Germanísticos

“Travessias, encontros, diálogos”
De 28 a 30/08/2019
Universidade Federal Fluminense – Campus Gragoatá
Faculdade de Letras – Niterói -RJ

Simpósio Temático:

“Walter Benjamin: modos de usar”

O Simpósio temático procura contemplar as reelaborações teóricas e críticas que a obra de Walter Benjamin ensejou nas humanidades pela fortuna do Brasil ou de outros países, questionando o caráter ao mesmo tempo prolífico e parcial de sua recepção. São bem-vindas as contribuições que se proponham a pensar a aproximação desse pensamento com a crítica da Escola de Frankfurt, as que investiguem suas reflexões teóricas no âmbito dos estudos da linguagem, as que se apliquem tanto às críticas e resenhas literárias, quanto à poesia e à prosa do escritor. Pretende focalizar o papel que adquire a linguagem na obra do autor, tendo em vista o horizonte comparativo aberto entre a língua alemã e a língua portuguesa/brasileira, incluindo portanto indagações tradutológicas, editoriais. Retoma, além disso, as relações – abordadas por ocasião do Simpósio Temático dentro do Congresso ABEG de Florianópolis – do pensamento de Benjamin com o mito, com a Antropologia. “Walter Benjamin: modos de usar” toma como ponto de partida, em especial, o conjunto de textos literários comentados por Benjamin entre os anos 1920 e 1940, evidenciando as ponderações sobre gêneros literários, as questões de estilo e os comentários de caráter filológico. Desses sentidos interessa a nossos estudos literários o modo de empreender filologia, que da letra propicie compreensão filosófica e crítica histórica. Esperamos igualmente que o Simpósio favoreça a ampliação do leque de perspectivas teóricas sobre a obra benjaminiana a diversos campos do saber, com a incorporação e o processamento de textos recentes da fortuna crítica benjaminiana de língua alemã.

Informações adicionais:

Nome(s) completo(s), instituições de ensino:
Georg Otte-UFMG; georg.otte@uol.com.br
Susana Kampff Lages-UFF; susanaklages@hotmail.com