Procedimentos para Banca de Defesa de Trabalho Final

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE REALIZAÇÃO DE DEFESAS

PEDIDOS DE BANCA

As bancas examinadoras de dissertação e de tese devem ser aprovadas pelo Colegiado.

Para fazer a solicitação de aprovação de banca ao Colegiado Delegado, o/a presidente da banca deverá encaminhar para a Secretaria, devidamente preenchido:

Todas as informações constantes no Formulário de Pedido de Banca e no Cadastro de Membro Externo devem estar preenchidas e corretas, principalmente a grafia dos nomes COMPLETOS dos membros participantes, uma vez que é a partir deste documento que se confecciona todo o material utilizado na defesa do candidato (atas, portarias, declarações, compras de passagens etc.). Fica a cargo do presidente da banca o envio destes formulários para a Secretaria do PPGLit. A reserva da sala é feita pela Secretaria, condicionada à disponibilidade de espaços físicos no CCE  no momento da reserva. No entanto, orientamos aos presidentes da banca e seus orientandos que visualizem a disponibilidade de espaço físico nos links abaixo:

Orientações sobre participação de membros externos à distância:

Entrega do Trabalho Final Para Banca Examinadora:

prazo máximo para a entrega do trabalho final para a banca examinadora , para dissertação, é o último dia do 24º mês desde o ingresso no curso e o da defesa de tese é o último dia do 48º mês desde o ingresso no curso.

Exemplo Mestrado:
Ingresso: 01/03/2013
No dia 28/02/2015 completam-se os 24 meses. Logo, o mês de fevereiro é o 24º mês. Sendo assim, o(a) aluno(a) tem até o dia 28/02/2015 para entregar a versão final da dissertação e estar com o pedido de banca entregue pelo(a) orientador(a) na Secretaria.

Exemplo Doutorado:
Ingresso: 01/03/2013
No dia 28/02/2017 completam-se os 48 meses. Logo, o mês de fevereiro é o 48º mês. Sendo assim, o(a) aluno(a) tem até o dia 28/02/2017 para entregar a versão final da dtese e estar com o pedido de banca entregue pelo(a) orientador(a) na Secretaria.

Os exemplares do trabalho final poderão ser entregues aos membros da banca examinadora pelo próprio aluno caso prefiram, desde que sejam homologadas as entregas na Secretaria. O envio dos exemplares aos membros externos fica a cargo dos discentes.

Havendo a necessidade de se prorrogar este prazo, o aluno deverá entrar com um pedido de prorrogação plenamente justificado junto à Coordenação do Programa através do formulário de FORMULÁRIO DE PEDIDO DE PRORROGAÇÃO DE DEFESA. Solicita-se que se envie este pedido com até 60 dias de antecedência ao prazo final, para que haja tempo hábil de regularização da situação do discente.

Locais disponíveis para realização de bancas no CCE:

Sala Machado de Assis – 4º andar CCE/B – Agenda para conferência de disponibilidade.

Sala de Vídeo Conferência – 4º andar CCE/B.

Sala Drummond – Térreo – CCE/B; – Clicar para ir ao site de Reserva de Salas

Sala Hassis – Térreo – CCE/B; Clicar para ir ao site de Reserva de Salas

Salas 323 e 325 – 3º Andar – CCE/B: falar com a Secretaria do PPGL;

Em casos excepcionais, tentamos reservar o Auditório Henrique Fontes, auditórios da BU.

PRAZOS DE DEFESA

A defesa poderá ocorrer no mês seguinte a entrega do trabalho. Caso esta se prolongue por mais tempo, por impossibilidade devido agenda dos membros da banca, o(a) orientandor(a) deverá apontar esta ocorrência no campo Observações do formulário do pedido de banca.

Para mais informações sobre pedidos de prorrogação, click aqui.

Orientações gerais:

– É obrigatório o preenchimento de todos os dados dos formulários no momento da entrega à Secretaria do PPGLit;

– Em obediência às normais federais (Portaria 505, de 29/12/09) que regem as compras no Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP) e às exigências da PROPG, as passagens são compradas sempre levando em conta os horários de início/término das bancas, com a ida tendo antecedência máxima de um dia e com a volta sendo no máximo no dia seguinte ao da realização da banca;

– Não são custeadas passagens e hospedagem para que o professor convidado permaneça durante o final de semana em Florianópolis;

– Uma vez compradas as passagens aéreas, é impossível ao Programa realizar quaisquer tipos de alterações, o que caberá ao próprio beneficiário dos bilhetes. Caso o professor deseje alterar os bilhetes após a emissão, deverá procurar a companhia aérea e arcar com as despesas cabíveis, guardando os canhotos dos bilhetes de embarque para prestar contas ao final da viagem;

– O professor convidado que receber passagens aéreas ou rodoviárias deverá encaminhar à Secretaria do Programa os comprovantes de utilização dos bilhetes para posterior prestação de contas junto ao SCDP, conforme instruções a seguir.

PRESTAÇÕES DE CONTAS

Em obediência à Portaria 205, de 22/4/10, quem receber diárias e passagens deverá “apresentar, no prazo máximo de cinco dias, contados do retorno da viagem, original ou segunda via dos canhotos dos cartões de embarque, ou recibo do passageiro obtido quando da realização do check in via internet, ou declaração fornecida pela empresa de transporte”. O encaminhamento dos documentos abaixo descritos deverá acontecer em até 5 dias corridos após o término da viagem:

• Digitalização dos canhotos de cartão de embarque/bilhete rodoviário
  • RELATÓRIO DE VIAGEM  –> Obrigatório para todas as solicitações, sejam de diárias ou de passagens ou de ambas.
  • CADASTRO –> Usado para alimentar Coleta CAPES/Sucupira e CAPG: obrigatório para todos os membros externos de bancas (de defesas ou de qualificações) e para quaisquer outros professores visitantes.

PROCEDIMENTOS APÓS A DEFESA

Após a realização da defesa deverão ser dados os seguintes passos:

Conclusão de Curso e Expedição de Diploma.