Procedimentos para Banca de Defesa de Trabalho Final

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE REALIZAÇÃO DE DEFESAS 

PEDIDOS DE BANCA 

As bancas examinadoras de dissertação e de tese devem ser aprovadas pelo Colegiado.

Para fazer a solicitação de aprovação de banca ao Colegiado Delegado, o/a presidente da banca deverá encaminhar (por e-mail, preenchido) para a Secretaria, devidamente preenchido:

  • Preencher a Solicitação de Banca de Defesa e enviar para a secretaria por e-mail;
  • CADASTRO (em .doc ou .docx) *Para quando há necessidade de solicitação de diárias e/ou passagens; ou
  • CADASTRO SEM DADOS DE VIAGEM (PARA CAPG e SUCUPIRA) *Para quando não há necessidade de passagens e diárias; e
  • Currículo Lattes do convidado em .PDF, e
  • Em caso de membro estrangeiro(a): Cópia do passaporte, identidade e currículo resumido (se não tiver Lattes);
  • TERMO RENUNCIA de Diárias e/ou Passagens *Quando o/a membro externo não for utilizar integral ou parcialmente diárias e/ou passagens.
    (Caso não consiga baixar algum formulário, tente em outro navegador.)

Todas as informações constantes no Formulário de Pedido de Banca e no Cadastro de Membro Externo devem estar preenchidas e corretas, principalmente a grafia dos nomes COMPLETOS dos membros participantes, uma vez que é a partir deste documento que se confecciona todo o material utilizado na defesa do candidato (atas, portarias, declarações, compras de passagens etc.). Fica a cargo do presidente da banca o envio destes formulários para a Secretaria do PPGLit.

– A reserva da sala deve ser feita pelo(a) professor(a) orientador(a). Para reservar a sala para a banca, deve-se observar a disponibilidade de salas na Planilha de horários e preencher o formulário em Reserva de espaço físico CCE. Após receber a confirmação de reserva da secretaria do CCE, o local deve ser informado no formulário de solicitação de banca. Orientamos os/as presidentes da banca e seus orientandos que visualizem a disponibilidade de espaço físico nos links abaixo:

Orientações sobre participação de membros externos à distância:

Entrega do Trabalho Final Para Banca Examinadora:

prazo máximo para a entrega do trabalho final para a banca examinadora, pode ser visualizado no cabeçalho do histórico escolar (“Previsão de Término”), pelo CAPG. A defesa pode ocorrer em até no máximo 30 dias após essa data.

Os exemplares do trabalho final deverão ser entregues aos membros da banca examinadora pelo próprio aluno, e a versão também deve ser entregue ou enviada em .pdf para a Secretaria. O envio dos exemplares aos membros externos fica a cargo dos discentes.  A entrega é o evento que deve obedecer ao prazo: a defesa é um ato administrativo, que pode ocorrer além do prazo.

Havendo a necessidade de se prorrogar este prazo, o/a aluno/a deverá entrar com um pedido de prorrogação plenamente justificado junto à Coordenação do Programa através do formulário de PRORROGAÇÃO com até 60 dias de antecedência ao prazo máximo de conclusão do curso, de acordo com o Art. 52 do Regimento PPGLit 2022.

Composição da banca:

De acordo com a Resolução Normativa Nº154/2021/CUN – 04 DE OUTUBRO DE 2021, que versa sobre os PPGs da UFSC, as bancas devem ser compostas da seguinte forma:

Art. 71. As bancas examinadoras de exame de qualificação e de trabalho de conclusão deverão respeitar as seguintes composições:
I – a banca de mestrado será constituída pelo presidente e por, no mínimo, dois membros examinadores titulares, sendo ao menos um deles externo ao Programa;
II – a banca de doutorado será constituída pelo presidente e por, no mínimo, três membros examinadores titulares, sendo ao menos um deles externo à UFSC.

§ 1º Para garantir a composição mínima da banca, os programas poderão prever em seus regimentos o exercício da suplência interna e externa.
§ 2º A presidência da banca de defesa ou de qualificação deverá ser exercida pelo orientador ou coorientador, responsável por conduzir os trabalhos e, em casos de empate, por exercer o voto de minerva.
§ 3º O estudante, o presidente e os membros da banca examinadora poderão participar por meio de sistemas de interação áudio e vídeo em tempo real.
§ 4º Professores afastados para formação, licença-capacitação ou outras atividades acadêmicas relevantes poderão participar das bancas examinadoras, não podendo assumir a presidência de bancas de qualificação ou de defesa de trabalho de conclusão.

Locais disponíveis para realização de bancas no CCE:

Sala Machado de Assis – 4º andar CCE/B – Clicar para ir ao site de Reserva de Salas.

Sala de Vídeo Conferência – 4º andar CCE/B. – Agenda para conferência de disponibilidade.

Sala Drummond – Térreo – CCE/B; – Clicar para ir ao site de Reserva de Salas.

Sala Hassis – Térreo – CCE/B; Clicar para ir ao site de Reserva de Salas.

Salas 323 e 325 – 3º Andar – CCE/B: Clicar para ir ao site de Reserva de Salas;

Em casos excepcionais, pode-se tentar reservar o Auditório Henrique Fontes, auditórios da BU.

PRAZOS DE DEFESA

A defesa poderá ocorrer até 30 dias da data de previsão de término do curso (esta informação encontra-se no histórico escolar). Após esse período entra-se no caso de defesa fora do prazo, e fica sujeito a apreciação da Colegiado Delegado do PPGLit.

Para mais informações sobre pedidos de prorrogação, clique aqui.

Defesa fora do prazo:

As defesas fora do prazo ocorrem quando já foram esgotados todos os prazos possíveis, inclusive de prorrogação e podem ser solicitadas pelo/a estudante em até 90 dias, depois de findados os prazos estabelecidos. Depois de analisado pelo colegiado delegado do programa, em caso de aprovação, a defesa deverá ocorrer em até 30 dias após a reunião do colegiado. (Resolução Normativa Nº 5/2020/CPG – defesa fora de prazo).

 

Orientações gerais:

– É obrigatório o preenchimento de todos os dados dos formulários no momento da entrega à Secretaria do PPGLit;

– Documentos necessários para cadastramento de solicitações de viagens no SCDP

– Em obediência às normais federais (Portaria 505, de 29/12/09) que regem as compras no Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP) e às exigências da PROPG, as passagens são compradas sempre levando em conta os horários de início/término das bancas, com a ida tendo antecedência máxima de um dia e com a volta sendo no máximo no dia seguinte ao da realização da banca;

– Não são custeadas passagens e hospedagem para que o professor convidado permaneça durante o final de semana em Florianópolis;

– Uma vez compradas as passagens aéreas, é impossível ao Programa realizar quaisquer tipos de alterações, o que caberá ao próprio beneficiário dos bilhetes. Caso o professor deseje alterar os bilhetes após a emissão, deverá procurar a companhia aérea e arcar com as despesas cabíveis, guardando os canhotos dos bilhetes de embarque para prestar contas ao final da viagem;

– O professor convidado que receber passagens aéreas ou rodoviárias deverá encaminhar à Secretaria do Programa os comprovantes de utilização dos bilhetes para posterior prestação de contas junto ao SCDP, conforme instruções a seguir.

PRESTAÇÕES DE CONTAS

Em obediência à Portaria 205, de 22/4/10, quem receber diárias e passagens deverá “apresentar, no prazo máximo de cinco dias, contados do retorno da viagem, original ou segunda via dos canhotos dos cartões de embarque, ou recibo do passageiro obtido quando da realização do check in via internet, ou declaração fornecida pela empresa de transporte”. O encaminhamento dos documentos abaixo descritos deverá acontecer em até 5 dias corridos após o término da viagem:

  • Digitalização dos canhotos de cartão de embarque/bilhete rodoviário/aéreo;
  • RELATÓRIO DE VIAGEM  –> Obrigatório para todas as solicitações, sejam de diárias ou de passagens ou de ambas.
  • CADASTRO MEMBRO EXTERNO SUCUPIRA –> Usado para alimentar Coleta CAPES/Sucupira e CAPG: obrigatório para todos os membros externos de bancas (de defesas ou de qualificações) e para quaisquer outros professores visitantes.

 

PROCEDIMENTOS APÓS A DEFESA

Após a realização da defesa deverão ser dados os seguintes passos:

Conclusão de Curso e Expedição de Diploma.