[representação discente] Assembleia Geral PPGLIT no dia 16/08 (quarta-feira) às 13h no Varandão

14/08/2017 14:26
A Gestão Contragolpe – representação discente –  convoca a comunidade acadêmica para uma Assembleia Geral do Programa de Pós Graduação em Literatura no dia 16/08 (quarta-feira) às 13h no Varandão.
Pauta: – O contingenciamento de verbas no CNQP!
           – A paralisação das Atividades e Ato Nacional dia 17/08
a) Recorte da situação do Cnpq: “Estamos otimistas que o ministro [da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab] vai convencer a área econômica da necessidade desses recursos”, acrescenta o presidente do Cnpq.” “O CNPq precisa de R$ 505 milhões para fechar as contas.” “Kassab, que esteve presente no início do encontro, diz que está otimista. “Vamos conseguir sensibilizar a equipe econômica e o presidente [Michel Temer] mostrando o quanto precisa ser diferenciada a nossa área, para que possa continuar na perspectiva de desenvolver os trabalhos”. fonte:  http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2017-08/apos-corte-de-verbas-cnpq-tem-recursos-para-pagar-bolsas-apenas-ate-este
b) Informações sobre a Assembleia Geral convocada pela Associação de Pós-Graduandos da UFSC:
Os estudantes de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em assembleia realizada no dia dez de agosto de dois mil e dezessete, deliberaram por: 1) paralisar as atividades estudantis da Pós-Graduação no dia dezessete de agosto para somar ao ato nacional, convocado pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), 2) realizar uma reunião, na terça-feira (15/08) as 12h na sede da Associação de Pós-Graduação (APG), para organizar a campanha contra os cortes de verbas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 3) realizar um ato após a assembleia para cobrar do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luis Carlos Cancellier, um posicionamento em relação aos corte do CNPq  e também para a realização de uma audiência pública com a participação dele e do pró-reitor de Pós-Graduação. Após as deliberações foi realizado um ato com os estudantes presentes em frente ao gabinete do reitor, que estava ausente. Foi entregue a solicitação de audiência pública ao chefe de gabinete, Alvaro Guillermo Rojas Lezana, que se comprometeu a marcar a audiência assim que o reitor retornar de sua viagem.
c) O FORUM de Lutas em Defesa dos Direitos realizará uma reunião no dia 15/08 (terça-feira) às13h no Sintespe.
Pauta: Reorganizar o Forum na luta contra a destruição da previdência.
Na última reunião do FORUM 08/08 se destaca na discussão: a) apoio a Ocupação da sede do INCRA pressionando o órgão a se posicionar sobre a regularização de algumas áreas Quilombolas no Estado de Santa Catarina. b) Foi também apresentado o PLANO DIRETOR de Florianópolis, em que foi apresentado um relato histórico e político das disputas que se travam na cidade entre o capital imobiliário e o direito aos bens naturais da cidade por parte da sua população. c) Informe da situação NO MORRO DOS CAVALOS, Os Guaranis da Aldeia, que se encontra na Palhoça, estão sofrendo uma série de violências por parte de movimentos anti-indígenas. Movimento esse comandado por políticos da região (vereador Pitanga) especialmente na Enseada do Brito. Entre tiros, canoas depredadas e ameaças conseguiram marcar uma Audiência Pública do Legislativo de Palhoça hoje (14/08) no salão Paroquial da Enseada do Brito, às 19:30 e potencialmente conflituosa. Os Guaranis pedem apoio dos movimentos pois sentem medo de represália.
INFORME geral: 15/08 Ato às 09h na Assembleia Legislativa pela apreciação do pedido de impeachment do Governador Raimundo Colombo.
Antes que seja tarde é urgente a necessidade de nos organizarmos! Esperamos você para a Assembleia.