Colaboração Internacional

O PPGLit, ao longo de seus anos, vem mantendo e fortalecendo uma longa história de intercâmbios, projetos, publicações, convênios com diferentes  instituições estrangeiras. Os convênios assinados estão disponíveis na página da Secretária de Relações Internacionais (SINTER) da UFSC.

 Dentre as várias  frentes de diálogo e troca acadêmica, destacam-se as seguintes colaborações  internacionais:

1)

Instituição:Universidad Tres de Febrero (Argentina) – Participação no Projeto “Archivos y diagrama de lo viviente en América Latina”, coordenado por Daniel Link. Equipe: Diego Bentiveña, Adriana Rodríguez-Pérsico, Rodrigo Caresani, Leo Cherri, Silvana Santucci

Professor Raúl Antelo.

Em andamento

2)

Instituição: Universidade de A Coruña (Espanha) – Participação no projeto “Caracterización del surrealismo hispánico” registrado sob o nº FF12016-75110-P junto ao Ministerio de Ciencia, Inovación y Universidades da Espanha. Membros da equipe: Eva Valcárcel (coordenadora), pela Universidade de A Coruña, e Eduardo Becerra.

Professor: Raúl Antelo.

 Em andamento

3)

Instituição:  Acordo de Cooperação Internacional UFSC e Universidade de Leiden – Cooperação Internacional, Intercâmbio de Estudantes e Professores. Ativo desde 2002.

Professora Maria Lucia de Barros Camargo.

Em andamento

 

4)

Instituição:  Università di Genova  (Itália) –  Projeto de pesquisa “La riflessione sul linguaggio nel Novecento letterario e filosofico”, coordenado pelos professores Enrico Testa (UNIGE) e Patricia Peterle (UFSC). Membros da equipe: Lucia Wataghin (USP). Ativo desde 2014.

Professores Patricia Peterle, Andrea Santurbano.

Em andamento

 

5)

Instituição:  Università G. D’Annunzio di Chieti-Pescara  (Itália) – Projeto de pesquisa “Archivi reali e immaginari della letteratura tra Italia e America Latina”, coordenado pelos professores Andrea Gialloreto (UNICH) e Andrea Santurbano (UFSC)

Professores Andrea Santurbano (coord. do convênio  Port. 06/2019/SINTER), Patricia Peterle.

Em andamento

 

6)

Instituição:  Università di Genova, Università di Roma III, Universidad Complutense de Madri –  Projeto “Literatura e arte no pensamento italiano contemporâneo”/ Escola de Altos Estudos – Edital 14/2018 CAPES 88881.198177/2018-01. Membro da equipe: Enrico Testa (UNIGE), Andrea Cortellessa (UNIROMA3), Aurora Conde Muñoz (UCM), Lucia Wataghin (USP), Maria Cecilia Casini (USP), Maurício Santana Dias (USP).

Professores Andrea Santurbano, Patricia Peterle, Ana Luiza Andrade, Maria Aparecida Barbosa.

Em andamento

 

7) Instituição: ISCTE-IUL  (Lisboa, Portugal) –  participação nos projetos coordenados por Ana Lúcia Sá: “Activismos em África” e “Memorias de África: Reconstruyendo las prácticas coloniales españolas y sus huellas en Marruecos y Guinea Ecuatorial. Hacia un patrimonio cultural hispanoafricano”, vinculado ao projeto espanhol “Handling of cultural diversity and socio-political influence of transnational migration in two former Spanish colonies: Equatorial Guinea and Morocco” (Direção de Yolanda Aixelà) e à rede de pesquisa “Concept Africa” (University of Helsinki).

Professora Susan de Oliveira.

Em andamento

 

8) Instituição: Acordo de Cooperação Internacional UFSC e Universidad del Litoral. Projeto “La literatura y sus lindes/ A literatura e suas fronteiras III”,Universidad del Litoral, Santa Fé e Univerisdad de la Patagonia Austral, Río Gallegos (Argentina). Ativo desde 2009.

Professora Raúl Antelo (coordenador)

Em andamento

 

9) Instituição: Programa de cooperação com universidades portuguesas, coordenado pela Professora Simone Pereira Schmidt. Convênio em implantação com a Universidade do Minho. Vinculação ao Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, da Universidade do Porto. Participação no Grupo Internacional de Pesquisa Intersexualidades (Universidade do Porto).

Professoras  Simone Schmidt (coordenadora), Rosana Kamita.

Em andamento

 

10) Instituiçao: Cátedra UNESCO/UFSC. Em 2017, o PPGLit participou junto com outros Programas da UFSC do projeto “Cátedra UNESCO Políticas Linguísticas para o Multilinguismo”, coordenado por Gilvan Muller de Oliveira, prof. da Pós-Graduação em Linguística da UFSC. A Cátedra PLM, aprovada em 2018, abarca 22 universidades e institutos de pesquisa em 13 países dos 4 continentes e tem por objetivo entender em que medida as línguas e o multilinguismo são recursos para o desenvolvimento sustentável das comunidades linguísticas, das sociedades e dos Estados, de acordo com as idéias do 2030 Goals for Sustainable Development das Nações Unidas, em uma perspectiva ampla e transdisciplinar. Fazem parte da Cátedra, além do Brasil, o México, Angola, África do Sul, India, China, Indonésia, Timor-Leste, Rússia, Estônia, Bélgica, França e Espanha. No Brasil, as universidades parceiras são a UFPR, a UNOESTE, o IPOL, a UFF, a UnB, a UFBA e a UFRR, universidades, portanto, de todas as regiões brasileiras. Em 2018, o PPGLit reafirmou a colaboraçao também por meio da parceria do projeto CAPES/Print.

Em andamento

 

11) Instituição: CAPES/PRINT CAPES-Print – projeto “Portal de Línguas, Literaturas e Práticas Culturais”, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Linguística-UFSC. Coodenação pelo PPGLit profs. Maria Aparecida Barbosa e Pedro de Souza (Portaria 103/PPGLit/2018).

Coordenadora Geral: Ronice Quadros (PPGLin)

Professores  Alckmar Luiz Dos Santos, Andrea Santurbano, Claudia Junqueira De Lima Costa, Jorge Hoffmann Wolff, Liliana Rosa Reales, Maria Aparecida Barbosa, Pedro De Souza, Rosana Cassia Kamita, Silvana De Gaspari, Simone Pereira Schmidt, Susan Aparecida De Oliveira, Tania Regina Oliveira Ramos.

Em andamento

 

12)
Instituição: CAPES/PRINT – projeto “Práticas Culturais, Educação e Direitos Humanos: violências, gênero, diversidades”, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Interdisciplinariedade-UFSC.
Coordenadora: Cristina Scheibe Wolff (PPGICH)
Professores: Pedro de Souza, Simone Pereira Schmidt, Tania Regina de Oliveira Ramos, Claudia Junqueira de Lima Costa
Em andamento

13)Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidad Nacional de Cuyo (UNCuyo), Mendoza, Argentina. Projeto: CAPG/CAPES 065/13 “Linguagem e pensamento: estudos sobre contemporaneidade entre o Brasil e a Argentina”. Período: 2013 – 2015.

Professores  Coordenadores Prof. Claudio Maíz (UNCuyo), Liliana Reales (UFSC), Jorge Hoffmann Wolff (UFSC)

Embora já concluído, o projeto acima ainda dá frutos através das publicações e participação em bancas e eventos nas três instituições envolvidas.

 

14)Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidad Murcia (Espanha)

Professoras Coordenadoras Maria Belén Hernández Ganzalez (Universidad Murcia) e Patricia Peterle (50/2016/SINTER).

Em andamento