Livro: Cores e contornos: gênero e raça em revistas femininas do século 21

14/09/2018 11:10

Insular publica edição sobre gênero e raça em revistas femininas
Propondo discussões feministas,“Cores e contornos” traz também levantamentos da representatividade de mulheres brancas e mulheres negras na mídia

As revistas femininas que invadiram os consultórios médicos, os cabeleireiros e estiveram tão presentes nas bancas hoje, alcançam também as telas de computador. Mas até que ponto esses canais feitos pelas mulheres e para as mulheres propuseram a igualdade e são representativos? Com a intenção de investigar essas questões, está sendo lançado, neste mês, o livro “Cores e contornos: questões de gênero e raça em revistas femininas do século 21”. O livro, publicado pela Editora Insular, de Florianópolis, é de autoria de Gabrielle Bittelbrun.

Na obra,  a autora problematiza quem são as personagens que sempre aparecem e quem são aquelas que ficam de fora dos espaços que revista que são, afinal, lugares de visibilidade. Com a sensibilidade de quem foi impactada desde cedo pelos discursos voltados para as mulheres, a autora analisa títulos conhecidos do mercado editorial brasileiro das últimas décadas, além das novas revistas online que emergem fora do eixo das grandes editoras. “O livro concentra esforços para a problematização de padrões e atribuições relacionados às mulheres que atravessam os séculos e vêm sendo constantemente reatualizados nas plataformas midiáticas mais atuais”, pontua a Gabrielle.

O livro traz também um levantamento detalhado sobre representatividade de mulheres brancas e mulheres negras nas páginas ao longo do século 21 e discute como as escolhas das personagens das páginas tangenciam aspectos de gênero e raça, referindo-se a contextos sociais e históricos. “Cores e contornos” também tem como proposta trazer algumas possibilidades de subversão e liberação em relação aos tradicionais modelos que permeiam as tão conhecidas revistas femininas e levanta algumas alternativas de abordagens diferenciadas voltadas para as mulheres. O livro está disponível para venda no site da Editora Insular.

Sobre a autora
Jornalista pela Universidade Estadual Paulista, Mestra em Jornalismo e Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, Gabrielle Bittelbrun pesquisa sobre questões de gênero nos meios de comunicação há mais de 10 anos, integra grupo de pesquisa da área, e já teve estudos financiados por órgãos de pesquisa do país e, mais recentemente, do exterior. O livro é resultado da tese de doutorado da linha de pesquisa Crítica Feminista e Estudos de Gênero da Pós-Graduação em Literatura da UFSC. Gabrielle também tem experiência como docente e, como jornalista, foi repórter do Diário Catarinense e vencedora de duas edições do Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental.

Livro: Cores e contornos: gênero e raça em revistas femininas do século 21
Autoria: Gabrielle Bittelbrun