Prêmio Revista Iberoamericana

02/07/2018 14:45

O PPGLit comunica que o ex-orientando Byron Oswaldo Vélez Escallón recebeu o prêmio Revista Iberoamericana a la mejor Tesis Doctoral 2014-2016
Título da Tese: O Páramo é do tamanho do mundo: Guimarães Rosa, Bogotá, Iauaretê
Orientadora: Profª Drª Liliana Reales
Data da defesa: 15 de maio de 2014

Do tamanho do mundo: O Páramo de Guimarães Rosa –com um Yavaratê é o livro fruto da tese de doutorado, publicado pela Revista Iberoamericana/Instituto Internacional de Literatura Iberoamericana/Universidade de Pitssburgh.

Resumo: Este livro pode ser lido como o destaque figurativo de um conjunto de afinidades performativas inerentes ao fato literário denominado João Guimarães Rosa. Esse destaque gravita em torno da estória “Páramo” (1968), centro magnético póstumo e inacabado, e do significante “Bogotá” –pois o escritor mineiro viveu nessa cidade entre os anos 1942 e 1944, e retornou em 1948 para vê-la em chamas. Procurando o Brasil na Colômbia, este ensaio também explora modelos alternativos à chave “regional/universal” –justamente o modelo hegemônico de leitura do latino-americano que, insistentemente, tanto exigiu quanto impediu essa leitura do mesmo no outro– para ler da margem um texto mais canônico do corpus rosiano: “Meu tio o Iauaretê”. Assim lidas, essas narrativas se mostram como paradigmas de um Guimarães Rosa não somente representacional, mas vestigial –crivado de silêncios, de sintomas, de murmúrios subterrâneos–, cuja escritura opera pela junção de elementos díspares em campos operatórios a que se dá como tarefa multiplicar as singularidades que tocam ou pelas que foram tocados. Inserir mundos no mundo, o outro no mesmo, se torna assim a opção por uma política da leitura segundo a qual nada é anterior ao mútuo jogo dos signos e o sentido, portanto, nunca pode ser imposto de cima, do alto, por alguma instância transcendental ou pelo seu moto perverso recalcado: a autoridade doutrinária.

Capa do Livro