Livro: O outro século XX: embates entre literatura e realismos na Itália – de Andrea Santurbano

29/06/2018 10:15

A tradição narrativa oriunda de Giovanni Boccaccio é referência toda vez que é abordado o conceito de  realismo, em todas as suas articulações. Isso fica ainda mais evidente no contexto artístico italiano,  em especial no campo literário, sendo geralmente associada ao gênio itálico a prerrogativa de se relacionar com o universo da escrita a partir de uma perspectiva social, histórica, fatual, ainda que alegórica ou transcendente (pense-se em Dante).

O outro século XX: embates entre literatura e realismos na Itália problematiza autores alternativos (Alberto Savinio, Guido Morselli, Giorgio Manganelli), pouco conhecidos por aqui. O que está em jogo nestas páginas é a capacidade de a escrita literária contestar a linguagem cotidiana, minando, ainda, as certezas antropocêntricas da história e do discurso. Por isso, não se trata de recair em estéreis contraposições de gênero, entre modos realistas e fantásticos.

Os nove ensaios reunidos neste volume, longe de exaurir uma questão tão debatida, têm por objetivo – mínimo e ingrato – tecer um contraponto a toda uma tradição humanista e mimética, por meio de alguns casos paradigmáticos, inseridos no prisma das novas visões gnosiológicas do século XX.