MINICURSOS: Preenchimento da Plataforma Lattes – Nível I e II

Local: 252 CCE/A

Proponente: Profª Maria Lúcia de Barros Camargo

Ministrantes: Bruna Silva Fragoso, Fernanda Christmann

Este minicurso tem por objetivo a orientação inicial aos alunos de graduação e de pós-graduação no preenchimento da Plataforma Lattes, a fim de auxiliar nas possíveis dificuldades e dúvidas. Inicialmente será realizada uma contextualização da Plataforma Lattes, que é administrado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Em seguida, mostraremos como realizar o cadastramento na plataforma e a inserção dos dados. Os pontos tratados serão: dados gerais, formação, atuação, projetos, produções e eventos. Será abordado também as informações mais relevantes a serem inseridas na plataforma, bem como as oportunidades que a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) oferece aos estudantes. Atualmente, o Lattes é um requisito obrigatório para professores, alunos de pós-graduação e graduação que queiram estar na carreira acadêmica. O Lattes é utilizado em universidades públicas e privadas e pelos órgãos de fomento à pesquisa no país. A caracterização das informações, a sua abrangência e confiabilidade são primordiais para a concessão de financiamento e para a avaliação de docentes e discentes nas diferentes áreas.