Revista Landa Vol. 6 Nº1 2017/2

27/11/2017 15:00

Revista do Núcleo Onetti de Estudos Literários Latino-americanos – UFSC

O teatro atual é plural tanto tematicamente quanto nas linguagens e nas aproximações com as outras artes. Seria, no dizer de Jorge Dubatti, uma “explosão de poéticas”. Diante disso, a Revista Landa chega a sua décima primeira edição com um número dedicado à linguagem teatral. No dossiê “A cartografia do desejo e as novas cenas”, organizado por Rubens da Cunha e Marco Vasques, pesquisadores e artistas teatrais se debruçam sobre algumas experiências relevantes da cena contemporânea. Já, o espaço dedicado à Chamada pública explora o tema “Teatro, teatralidade, performatividade: prática e teoria” e está composta por oito artigos que mapeiam a diversidade teórica e prática da cena teatral contemporânea no Brasil.
Reservamos a seção Olhares para temas diversos. Ali publicamos “Entrar en la jaula. La poesia de Guillermo Saavedra”, texto do crítico argentino, Gabriel Caldirola, escrito especialmente para Landa, onde apresenta e comenta o trabalho poético de Guillermo Saavedra, reconhecido escritor, agitador cultural, editor, crítico e tradutor argentino, pertencente à geração de Babel, como é conhecido o grupo de escritores daquela revista, entre os que se destacaram, junto a Guillermo Saavedra, Luis Chitarroni, Alan Pauls, Marcelo Cohen, Horacio González, etc. Na mesma seção, publicamos o artigo de Anthony Cordingley, professor e pesquisador da University of Sydney, titulado “Mantendo distância: Beckett e Borges escrevendo depois de Joyce”, cedido especialmente para Landa. Também, publicamos “Reformas agrárias e literárias. Pelos campos e pela página”, de Vitor Marques, artigo que explora a relação entre Literatura e Geografia. E, por último, a mesma seção traz um ensaio de Mauro Caponi sobre Zama, de Antonio Di Benedetto, considerado um dos romances mais importantes escritos em Hispano-américa no século XX e cuja adaptação cinematográfica, de autoria da cultuada diretora argentina, Lucrecia Martel, está indicada ao Oscar de melhor filme estrangeiro.
A equipe editorial de Landa deseja a todos um bom 2018.