Exclusão: negros, idosos, mulheres e pobres, uma questão de gênero?

17/05/2017 14:41

II CICLO DE CONFERÊNCIAS – Exclusão: negros, idosos, mulheres e pobres, uma questão de gênero?

por NEAB | UPE

Apresentação
O II Ciclo de conferências, Exclusão: negros, idosos, mulheres e pobres, uma questão de gênero?, dá continuidade a debates empreendidos no I ciclo de conferências do Núcleo de Estudos sobre África e Brasil – NEAB, seguindo o propósito iniciado anteriormente, que era,  reunir toda a comunidade acadêmica para propiciar a reflexão.  No entanto, muda o foco; agora, estudiosos de várias áreas como a Psicologia, Letras, História e Sociologia se reúnem para debaterem a trajetória da sociedade brasileira, mediante os problemas, sociais, econômicos e psicológicos que causam a exclusão, principalmente, das camadas mais desprovidas da população. Desprovidas não somente de bens materiais, mas, também, de visibilidade perante a sociedade.
Uma visão arraigada ao preconceito e as formas de governo que permeiam a nossa nação. Os desafios apresentados na atualidade pelo sistema governamental suscitam essa reflexão para que se encontre um novo rumo para o desenvolvimento do país em todos os âmbitos.
Nossa sociedade se constitui à luz da globalização, o que leva a redimensionar um conjunto de valores, saberes e conhecimentos, cuja lógica principal é de um sistema de exclusões, capaz de desconsiderar as identidades diferenciadas, as práticas sociais, políticas e culturais dos diferentes grupos étnico-raciais; dos idosos, mulheres e pobres, indicadores que revelam como estão entrelaçados os processos de desigualdade social e racial.
Faz-se urgente e necessária a construção de uma nova visão de mundo. Para tanto, trazer à tona a questão de gênero, tão vitimada pelo pré-conceito, é imprescindível.
A universidade é o espaço em que essa preocupação se faz obrigatória, uma vez que forma cidadãos e profissionais em todos os campos do saber e, são estes que tomarão as rédeas do desenvolvimento econômico, social e político do país em suas mãos.
Diante disso, o Núcleo de Estudos sobre África e Brasil – NEAB, da Universidade de Pernambuco, ciente do seu papel na sociedade, toma a iniciativa de conclamar seus pesquisadores, para que junto com intelectuais de outras universidades possam empreender um evento dessa envergadura, tão importante, não somente para a comunidade acadêmica, mas também para todos os cidadãos desse país.
Os membros do NEAB, diante da situação crucial em que se encontra o país, percebem a necessidade de se trabalhar em prol dessa questão, uma vez que a necessidade de traçar uma nova trajetória para a nação se faz urgente e necessária.

Objetivo
O II ciclo de conferências Exclusão: negros, idosos, mulheres e pobres, uma questão de gênero?, tem como objetivo propiciar a reflexão sobre a desigualdade social que permeia as camadas mais desprovidas da população.

05/06/2017 – Segunda-feira
(Sala do Núcleo de Estudos sobre África e Brasil da Universidade de Pernambuco)
14:30 Conferência: Políticas públicas para as questões raciais na sociedade brasileira.
Prof. Dr. Valdir Eduardo Ferreira (UFRPE)
06/06/2017 – Terça-feira
(Sala do Núcleo de Estudos sobre África e Brasil da Universidade de Pernambuco)
14:30 Conferência: Conferência: Idoso: empobrecimento da idade?
Prof. Dr. Antônio Spencer Júnior (UPE)
Dr. Alexandre Homem de Melo (Psicólogo)
07/06/2017 – Quarta-feira
(Sala do Núcleo de Estudos sobre África e Brasil da Universidade de Pernambuco)
14:30 Conferência: A Representação da Mulher na História: a imagem da mulher e a mulher imaginada
Profª. Ms. Rosa Tenório – (UPE)
08/06/2017 – Quinta-feira
(Sala do Núcleo de Estudos sobre África e Brasil da Universidade de Pernambuco)
14:30 Conferência: Insubmissas vozes de mulher:  Paulina Chiziane, Lília Momplé, Dina Salústio e o devir feminino em África.
Prof. Ms. José Aldo Ribeiro da Silva (NEAB/UPE)
Prof. Ms Anderson de Souza Frasão (NEAB/UPE)
Encerramento
NEAB | UPE | 17 de maio de 2017 às 00:01 | Categorias: Últimas Notícias | URL: http://wp.me/p7D3KY-X1